Precisamos de gestores mais criativos
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Sem grandes investimentos a empresa poderá propiciar ações criativas, dando a liberdade de opinar, errar, aprender com estes erros e, principalmente, de buscar alternativas de diferenciação nos produtos e serviços. Hoje em dia, o ato de criar ou inovar não se restringe apenas ao empreendedor.
É necessário que haja uma ação conjunta de líderes e do empreendedor. Buscar o diferencial é oferecer algo a mais do que o cliente esperava, atrair sua preferência, adaptar-se às suas necessidades, modificar produtos, buscar soluções, estratégicas, fugir do convencional. A criatividade é um fenômeno que se move entre os atributos dos homens e as exigências da sociedade. Considerando que as empresas fazem parte de uma sociedade, o incentivo à criatividade implica num bem que é criado para a mesma.
A empresa deverá investir em treinamentos motivacionais que despertem no seu funcionário a sua imaginação, experimentação, objetivando inovações, melhorias nos processos, racionalização de mão-de-obra, de materiais e tecnologia, comunicação eficaz etc.
Dentro do cenário atual do país, não há dúvida de que o funcionário possui condições básicas para se tornar uma pessoa mais criativa do que já é. Muito embora a socialização e a cultura de algumas empresas tendam a diminuir esta potencialidade, principalmente pelas práticas das ações rotineiras.
Cabe também ressaltar a importância do envolvimento geral da empresa, desde a diretoria até os cargos operacionais, nos programas de implantação de criatividade. Ou seja, deverá fazer parte da estratégia e cultua da organização. Podemos perceber uma grande revolução na quebra de paradigmas, onde não somente os chefes e o empreendedor devem ser criativos na organização.
A criatividade está relacionada aos processos de pensamento, à imaginação, à intuição e à originalidade. Podemos perceber que se trata de características importantes para um profissional de sucesso, aliado, é claro, aos conhecimentos técnicos e demais habilidades necessárias. Estimular a criatividade é estimular também a flexibilidade, a visão de futuro, a autonomia, os trabalhos em equipes, a liderança, buscar soluções alternativas etc. Num mundo de mudanças, marcado por turbulências e incertezas, tudo isso se torna fundamental.
A criatividade humana não é temporal, é um patrimônio do ser humano e que deve ser compartilhado nesta sociedade. Ou seja, devemos criar ou inovar algo a ser aproveitado pela sociedade. Em alguns casos, é necessário mudar de pensamento. Desta forma, não há hora marcada para criar, pois tal prática deve ser constantemente estimulada e desenvolvida pelas empresas através de uma sistematização e preparação das mesmas para este novo cenário.
Um Coach especializado em evolução criativa de procedimentos, com conhecimentos de Boas Práticas nos diversos setores da empresa e conhecedor do ramo que você atua, é nos dias de hoje, mais do que necessário.
Pense nisso.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)