Precisamos uns dos outros... :: guiadografico.com ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
ClassificadosProdutos e ServiçosGráficasEmpregos

Precisamos uns dos outros...

Thomaz Caspary ( In memoriam )

Devo confessar que os problemas encontrados na maioria das empresas gráficas durante nosso trabalho foram fruto e, em muitas gráficas ainda persistem, da falta de aceitação e grande resistência por parte dos empresários em relação à gestão de mudanças. Quando falamos na gestão de mudanças, temos que estar atentos a características que indicam esta necessidade e que muitas vezes são sutis e não detectadas pelos donos das gráficas, mais preocupados com vendas, faturamento e em muitas regiões deste grande Brasil com o que o concorrente está fazendo. Não olham para o próprio umbigo!

Temos vários sintomas que são marcantes, para a detecção de que é necessário mudar e tomar uma atitude. Os principais sintomas e que só podem ser resolvidos a partir de uma decisão do empresário, porém com a colaboração da equipe são:

  • Repetição permanente dos mesmos problemas.
  • Repetidas tentativas para a solução de problemas, sem sucesso.
  • Baixo nível de empenho dos colaboradores, sem motivo aparente.
  • Grande rotatividade de pessoal.

O fato é que as soluções não são complexas. Necessitamos só de empenho do gestor e, naturalmente, de muito trabalho. Um dos itens que aparece praticamente em toda empresa, é o do trabalho individual de poucos que carregam a empresa nas costas. Os outros, bem, são os outros... Este estado de coisas não pode continuar em nosso ramo industrial. Necessitamos primeiramente de união, pois hoje quem ganha com a indústria gráfica, é o cliente, os bancos e naturalmente o governo com a cobrança de impostos. O gráfico, principalmente o menos organizado, sofre as conseqüências amargando prejuízos ou mesmo tendo que encerrar as atividades.

Quando falamos em união, referimo-nos à congregação das empresas em torno da ABIGRAF ou do SINDIGRAF (Sindicato Patronal) de sua região. Temos igualmente a ABTG para dar apoio tecnológico a todas as gráficas que necessitarem de ajuda. É preciso, no entanto, se filiar a estas associações, pois contam com profissionais altamente capacitados para ajudar as empresas, nas áreas jurídicas, de gestão, de concorrência desleal dos colegas e na ABTG, da capacitação técnica através de seus especialistas e em conjunto com as escolas SENAI. Realmente precisamos uns dos outros... Ninguém faz mais nada sozinho.

Programas de Gestão, existentes no mercado, como por exemplo, o das empresas Zênite, Calcgraf, E-Calc, Wingraf, Metrics e muitos outros, mesmo os criados dentro da própria empresa, se corretos, são ferramentas indispensáveis para a boa gestão das empresas. O que temos em mais de 90% das gráficas é a “crônica doença” da falta de comunicação e da falta de informações em todos os setores da empresa, tendo início na área comercial. Isto é possível de ser contornado, através da adoção de Normas e Procedimentos e aqui voltamos a pisar novamente na tecla das BOAS PRÁTICAS que inexistem em muitas de nossas empresas.

Na sua empresa gráfica existe alguma norma que diga, por exemplo: “Em caso de qualquer dúvida de qualquer natureza, interrompa imediatamente a produção (ou atividade como, por exemplo, o pré-cálculo ou o preenchimento de uma Ordem de Serviço) e procure solucionar a dúvida, buscando informações, seja em que estágio estiver o serviço?” Existe, por exemplo, uma norma para empresas que tenham mais de um turno de trabalho onde conste: “Na troca de turnos, é obrigatória a comunicação dos responsáveis de cada setor e equipamento, ao colega que o substitui, se possível por escrito, com data, horário e assinatura, com relação ao andamento do serviço, dos problemas (se existentes) bem como dos próximos serviços a rodar e seu “status” sempre que possível com o apoio do departamento de Planejamento e Controle da Produção (PCP) se este existir?

Trabalhando em equipe, e para isso precisamos uns dos outros vestindo a camisa da empresa, livramos-nos também dos “ladrões de tempo”. Estes, ao meu ver, são também parte do problema nas nossas empresas. Por isso a equipe tem que trabalhar coesa e com objetivos definidos. Vários são os “ladrões do tempo”. Temos por exemplo constantes interrupções por pessoas que querem saber algo que não seja de nosso conhecimento ou de nosso departamento, constantes interrupções telefônicas, ausência do local de trabalho fazendo com que a informação pretendida demore a ser respondida (Existem comunicadores internos, Bips, Nextel e similares etc.). Para facilitar a busca de informações confiáveis, temos hoje os sistemas de informação computadorizados que, se operados dentro de determinadas Normas e Procedimentos (voltamos às Boas Práticas), poderão economizar tempo, facilitar a vida das pessoas e reduzir custos, evitando desperdícios de material, tempo e dinheiro.

Sim, precisamos uns dos outros! Precisamos, no entanto a ação do Executivo da Gráfica que deverá propor metas e ter a capacidade de liderar a equipe para alcançá-las. Deverá igualmente criar estratégias para o sucesso, como por exemplo, a adoção de programas de gestão ou a implantação de Normas e Procedimentos. Ter habilidade para tratar com pessoas. O chefe que grita, provavelmente terá menos chances de alcançar resultados, do que aquele que fala firme, porém com conhecimento de causa. Assim poderá mobilizar e motivar a sua equipe, direcionando-a para resultados positivos. A tomada de decisões difíceis é uma das principais características que o empresário deverá ter. Caso tenha dúvidas, faça consultas a pessoas que dominam o assunto.

A Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) bem como os próprios relacionamentos fazem parte do contexto. Precisamos do cliente, assim como o cliente necessita de nós, se dermos a ele todo o “carinho” necessário para a solução de seus problemas. O cliente não compra só preço. Ele quer ser tratado como GENTE! (Como você gostaria de ser tratado) Portanto... Precisamos uns dos outros!

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)