Thomaz Caspary: Que estratégia adotar para que sua Gráfica produza bem e seja rentável? :: Guia do Gráfico ::
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Que estratégia adotar para que sua Gráfica produza bem e seja rentável?

Thomaz Caspary ( In memoriam )

Toda gráfica deseja crescer, ou pelo menos se tornar lucrativa. Mas nem toda empresa sabe como tornar isso uma realidade. E aqui não estamos falando de falta de recursos, limitação de investimentos ou mercado desfavorável. A grande consideração é que muitas gráficas querem crescer, mas não possuem uma estratégia para isso, não planejaram o seu crescimento.

Na maioria das vezes, o crescimento está diretamente relacionado com a sobrevivência da empresa. Como as empresas não vivem de forma isolada e as demais empresas estão buscando ser competitivas, além das mudanças no mercado, não crescer pode significar ser engolido ou ficar pelo caminho.

Ao buscar continuamente formas de crescer, ainda que o resultado concreto leve algum tempo para aparecer, a empresa concentra os seus recursos no mais: mais negócios, mais oportunidades, mais clientes, mais análises, mais buscas, mais tentativas. Quando as pessoas dentro de uma empresa entram na zona de conforto e deixam de buscar esse mais perde-se o potencial que há em cada um de criatividade e construção de novas soluções. E o que uma empresa precisa para crescer é justamente dessa criatividade e capacidade de inovação. Precisa de ajuda externa.

À medida que uma empresa assume essa postura de crescimento contínuo independente do quanto o mercado apenas mostra cenários negativos outra pergunta deve ser respondida: qual a estratégia da empresa para crescer? É grande o número de empresas que não possuem uma estratégia formal para impulsionar o crescimento. Muitos empresários acabam por confundir o desejo de crescer e os palpites de possíveis soluções com uma estratégia.

 

POR QUE EU NÃO CONSIGO?

Falta de compreensão do básico

As pessoas tocas a empresa gráfica porque receberam de herança, oportunidade de pagamento da empresa em que eram funcionários ou são apaixonadas pelo que fazem e são realmente boas no que fazem e conhecem. Mas o que elas não percebem é que elas não têm os conhecimentos básicos necessários para se gerir um negócio.

Independentemente do tipo de gráfica que se tem, existem conhecimentos básicos que são necessários para que qualquer negócio possa prosperar. O problema é que muitos donos de empresas se perdem nos detalhes sem um determinado FOCO e não se preocupam em buscar educação ou criar uma base sólida para o empreendimento.

As redes sociais e os sites de busca são muito úteis. Não é preciso ser nenhum expert para fazer pesquisas ou buscar informações sobre qualquer tipo de negócio. Procure o máximo possível de informações relevantes sobre o seu setor e sobre negócios em geral. Converse também com as associações de classe da sua cidade e da sua região. Por fim, também é bom dar uma olhada no que os seus concorrentes estão fazendo.

Falta de originalidade ou copiática

Se eu produzo e vendo impressos e faço exatamente do mesmo jeito produzindo as mesmas coisas que outras gráficas, então eu realmente não estou dando ao mercado um motivo para ficar focado no preço mais baixo.

Não é o que você vende que fará um cliente comprar o seu produto ou serviço. É a experiência que você cria que realmente os convence de que você é a melhor escolha. O Gráfico foca muito em falar de si mesmo e da qualidade de seus serviços, mas não entendem realmente o que o consumidor está comprando.

Use as emoções é isso que os consumidores compram. Você não está vendendo, você está resolvendo um problema. Depois que você realmente entender o que os consumidores estão comprando, então você estará resolvendo aquele problema e você então dará a eles algo que ninguém mais poderá dar.

Falta de visão

Pequenos empresários normalmente não param para pensar sobre o futuro de seus negócios. Todo pequeno empresário tem um objetivo: ter sucesso. Mas os detalhes necessários para se atingir este objetivo acabam se perdendo. É bom pensar no sucesso, mas é igualmente importante parar, identificar as habilidades necessárias e a quantidade de capital exigido, e então definir os passos que irão leva-lo ao objetivo. Sem sombra de dúvida estes passos irão mudar ao longo do caminho. Mas ao definir uma visão clara para o seu negócio, você garante que não ficará preso nos detalhes e sem progredir. Uma ajuda externa será de grande valia.

Falta de capital

É fácil culpar o mercado de trabalho e a economia pelos problemas financeiros do seu negócio. É claro que gerir um negócio no meio de uma crise ou dificuldade é algo desafiador. Mas permitir que as pressões externas influenciem as suas decisões é algo ainda pior. Ter um negócio com pouco dinheiro é um desafio, mas não é impossível.

É necessário um controle dos números da empresa!

Cometendo os mesmos erros

Os motivos dos problemas são bem comuns, e quase sempre eles apontam para alguma falha na administração ou nas finanças. Mas porquê?

Acho que é o entusiasmo de se ter um negócio. Você pode saber dessas coisas através do seu bom senso, mas quando se trata do seu próprio negócio você simplesmente acredita. Empreendedores geralmente se identificam como pessoas autoconfiantes e que gostam de correr riscos. Mas nunca se deve deixar de fazer a lição de casa. Não seja confiante demais nos seus palpites. Busque ajuda.

* Thomaz Caspary ( In memoriam )