Quem apaga o incêndio na sua gráfica em 2016? :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
ClassificadosProdutos e ServiçosGráficasEmpregos

Quem apaga o incêndio na sua gráfica em 2016?

Thomaz Caspary ( In memoriam )

A pequena e média gráfica vive um duelo diário tão grande, para sobreviver e se desviar das grandes labaredas dos altos impostos e falta de vendas, situação atual em nosso Brasil, que acaba por utilizar o próprio dono como um “bombeiro multitarefas” para apagar seus incêndios. Este dono de gráfica atende ao telefone, conserta máquina, regula o tinteiro e também se preocupa com os bancos contas a pagar e receber, além de dar a bronca em função dos serviços devolvidos.

Altos custos resultado da ausência de estudos da demanda, máquinas paradas, vendedores que não visitam clientes, pois só os contatam por telefone e inúmeras outras situações que se não forem resolvidas na hora afetam significativamente o resultado da gráfica.

Entra ano e sai ano e sempre prometemos a mesma coisa: Vou começar a organizar a minha empresa e me dedicar mais ao planejamento. Vou cuidar mais de mim e da minha saúde, enfim, vou fazer tudo que não fiz no ano passado. Mas será que fará mesmo? Será que estas metas serão cumpridas? Será que já existe um documento registrado ou será que elas estão somente em sua cabeça?

Se estiver somente em sua cabeça não é um registro, não é um documento e não vai ajudá-lo a obter sucesso. Pouquíssimas pessoas elaboram o seu planejamento de metas com a devida clareza do que se pretende para o dia seguinte quanto mais para daqui a 1, 2 ou 5 anos. Ansiar pelo sucesso, sem antes estabelecer uma meta definida é o mesmo que procurar uma agulha num palheiro. Aliás, é pior que isso. É o mesmo que procurar a agulha sem mesmo saber como ela é e ao encontrá-la, não saber reconhecê-la.

 

ESTABELECENDO AS METAS PARA A MINHA GRÁFICA EM 2016
Estabelecer metas e deixá-las somente registradas na cabeça não é adequado para o sucesso pessoal e profissional de um dono de empresa.

Para todos os acontecimentos importantes na vida de qualquer pessoa existe um documento escrito. Certamente você tem CIC, RG, Certidões diversas e até Carteira de Motorista. O seu imóvel tem uma escritura. Enfim, até para a morte existe o atestado de óbito que confirma a nossa partida deste mundo. Diante dessa constatação seu planejamento para 2016 tem de estar registrado também, porque tudo é importante. Chamamos a isso de Plano de Negócios e/ou Planejamento Estratégico. Estes nomes “complicados” não são, na verdade nenhum bicho de sete cabeças.

Dificilmente um dono de gráfica admite a possibilidade de sua empresa não ter um planejamento para o seu desenvolvimento. Planejamento é fundamental. Sem isso é o mesmo que assinar a falência de todo um investimento e atestar a falta de tino profissional e empresarial de seus dirigentes. É a porta aberta para ser esmagado pelo concorrente. Na vida de qualquer pessoa, o planejamento de metas e objetivos tem o mesmo peso. Aliás, é ainda mais importante porque disso depende o sucesso em todos os âmbitos da vida. Quem não tem metas e objetivos não sabe aonde quer chegar, estando à deriva.

Assim, para alcançar o sucesso em 2016, você não irá escapar de montar o seu Plano de Negócios. Caso não saiba por onde começar, procure um amigo ou um consultor de sua confiança. O sucesso é decorrência de um planejamento escrito, detalhado, palpável e possível de ser executado. Este planejamento consiste em diversas etapas, sendo que hoje só citaremos as principais:

  1. Definir o que você deseja realizar em termos profissionais e ter convicção do seu desejo. Por exemplo eu citaria, somente me ocupar de coisas importantes delegando as coisas corriqueiras a pessoas de minha confiança.

  2. Traçar claramente o prazo que deseja alcançar a meta. Nesta etapa você definirá claramente a data de cada fase do processo para alcançar sua meta. Dentro do seu planejamento é indispensável você programar alguns planos para checar o grau de evolução. Temos como exemplo, montar a equipe de ajuda na área financeira, fabril e comercial. Uma vez definida esta fase você deve definir o seu público-alvo, tipo de produtos a imprimir, tecnologia de conversão e formação de preços. Más, não para por aí. Onde arrumo dinheiro para fazer tudo isso que coloquei na minha cabeça (ou melhor, no papel)?

  3. Escrever, com clareza e em detalhes, quais são as suas prioridades, quanto tempo levará para cada uma ser atingida, a data de início e o que você vai fazer para alcançá-la. O resultado que você obtiver será diretamente proporcional ao que você fizer. Novamente um exemplo: Buscar informações no mercado, verificar junto aos concorrentes o que estão fazendo em relação aos sistemas de informação, qual a tecnologia que disponho. Teria possibilidade de conseguir financiamento para evoluir? Devo mudar a minha tecnologia de transformação ou mudar de tipo de produtos impressos?

  4. Despertar o desejo ardente de solução para deixar de ser “bombeiro”. É necessário que a concretização de suas metas, sonhos, objetivos seja para você tão vital como o ar que você respira. Se você não respirar, morre. Portanto, esse mesmo desejo de viver é que temos que ter nesta etapa.

  5. ATITUDE E AÇÃO. Esta é a etapa mais importante. Consiste em partir para a ação imediatamente! Talvez você esteja pensando que agora não é o momento oportuno, vamos ver o que o governo decide com relação ao novo Plano Fiscal, que ainda não está preparado e que a executará, em breve, se tudo correr bem. É necessário que você saiba que o SUCESSO não é algo relacionado ao momento oportuno e que mesmo as coisas inoportunas têm o seu devido valor. Portanto, comece hoje mesmo, pois se você não agir nada acontece e sua gráfica corre o risco de não emplacar até o final do próximo ano..

    Cada uma das etapas para a elaboração do Plano de Negócios ou de um Planejamento Estratégico para sua gráfica requer a devida atenção para que o resultado seja de conquistas e realizações. Em caso de dúvidas e, antes de incorrer em algum procedimento do qual não tenha certeza, procure alguém para te aconselhar. Basta empenho e coragem para expor o que você realmente deseja. As dificuldades na elaboração desse documento valem a atenção para serem superadas, pois é através desse valioso documento que se conquistará o sucesso em todos os âmbitos da sua vida pessoal e profissional.

    Desejo a todos os meus amigos e leitores, um ano de 2016 repleto de realizações, lembrando que tudo só depende de sua ATITUDE.

    * Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)




Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO