Quem sou eu e o que quero, na era digital?
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Para aqueles que acreditam que a iniciativa da sua empresa é resolver todos os problemas da empresa, implantando um sistema de gestão no ambiente de negócios nesta era digital pode estar esquecendo-se de questionar uma porção de questões estratégicas que, quer queiram ou não, os céticos de plantão, contribuem para minar a sustentação e a viabilidade de qualquer iniciativa de implantação. Este questionamento não dói, mas revela o fio condutor, evitando o investimento de energia, recursos e pessoas em ações que nada agregam aos objetivos claramente pré-estabelecidos (quando forem estabelecidos!). É, portanto, uma verdadeira “Terapia Digital” que toda a equipe gestora, líderes e influenciadores devem estar se fazendo antes de pensar na tecnologia, no tipo de necessidades, no fornecedor, etc. Este questionamento integra e ajuda a fundamentar as decisões de desenvolvimento e evolução da solução para a sua empresa.
Faremos então uma verdadeira terapia a partir de perguntas básicas e fundamentais para qualquer necessidade de nossos negócios, implicando na busca de respostas essenciais e de grande impacto no resultado que buscamos. É a partir delas é que se pode dizer o que será colocado na interface em termos de funcionalidades e conteúdo, pois, se sua empresa quer RESULTADOS e não apenas um programa de Gestão, não vamos tratar o assunto como sendo apenas o de obter dados de atividades atuais para um ambiente digital, e sim de sinergizá-lo e potencializar suas vantagens. Para isso, é necessário repensar adaptações, objetivos e estratégias bem definidas e, claro, tudo isto a partir de uma ótica do usuário / cliente e não somente do que a empresa quer (ou acha que quer!). Bem, conhecer estrategicamente o seu setor e mercado em particular, ter um conceito de negócios claro, noção das oportunidades e riscos e conhecimento da base de clientes e prospects além de dados de produção, e custos, já são condições básicas para começar.
Ok... Então que perguntas são estas? Você pode começar questionando quais são os problemas que o sistema de gestão irá resolver para sua empresa na área comercial, produtiva e de planejamento estratégico, sendo que tudo isso podemos chamar de “Business Intelligence” (Inteligência de Negócio):
- O que e em que o sistema de gestão facilita as coisas para sua empresa e para seus clientes resolverem seus próprios problemas na relação de consumo que têm com sua empresa?
- Que atividades ou tarefas sua empresa estará otimizando de forma inteligente para proporcionar a você e aos seus clientes a execução e uma experiência maior, mais fácil e mais rápida do que você faria pelos métodos tradicionais?
- Em quanto tempo e de que forma, o programa de gestão pode contribuir para redução de seus respectivos custos e qual o Retorno do Investimento a médio e longo prazo, não só financeiro, mas também comercial e de visibilidade empresarial?
- Como este projeto de implantação de um programa vai contribuir e proporcionar uma experiência superior à sua empresa e aos seus clientes fazendo com que eles percebam que sua empresa usou a tecnologia para ampliar seus conceitos e processos?
Estas são algumas das perguntinhas básicas que qualquer gestor deve fazer e procurar respostas. Em geral a dificuldade em respondê-las é natural, pois demanda uma consciência de sua necessidade, de quem nem sempre se sabe o suficiente e de destruição criativa dos muros que, às vezes, nós mesmos criamos muitas vezes explícito em colocações tais como: "Não, eu sei o que um programa de gestão precisa para dar certo. Basta a gente ver o conteúdo que nós queremos colocar, aí a gente chama um desenvolvedor e pronto".
É um questionamento que deve ser contínuo em busca da criação de diferenciais competitivos sustentáveis e dinâmicos e por isso, meu conselho é: faça a sua “Terapia Digital” esclarecendo em primeiro lugar quem você é e o que quer, mesmo que seja difícil encontrar as respostas, pelo ao menos tente!
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)