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Qvo Vadis Graphicus In MMXVII (PARA ONDE VAIS GRÁFICO EM 2017?)

Thomaz Caspary ( In memoriam )

O ano de 2016 foi muito difícil para o empresariado brasileiro e notadamente também para o gráfico, formado essencialmente de empresas de pequeno e médio porte, a maioria sem infraestrutura adequada.

Na verdade a solução de nossos problemas está de uma maneira ou outra totalmente em nossas mãos. Se ouvimos que o governo “isso ou aquilo”, pergunto a você quem colocou cada um dos personagens do governo para nos comandar? Mas esta é uma discussão infrutífera que não nos leva a nada e só encherá páginas e páginas de argumentos dos mais diversos.

Em primeiro lugar teremos que nos UNIR em torno de uma associação local e estadual forte, que representará nossa região ou estado junto à entidade de classe maior (no nosso caso a ABIGRAF NACIONAL) que em conjunto com a CNI (Confederação Nacional da Indústria) terá mais força para realizar as tarefas necessárias junto ao nosso governo. Mas para isso, é necessário que cada um de vocês contribua com sua associação regional, para que suas ideias sejam encaminhadas ao governo, pois como diz o ditado: “uma andorinha não faz o verão”.

Muitos analistas falam de como seria ao ano de 2017. Não sou adivinho e isso depende de muitos fatores nada dependentes da minha pessoa. Na minha visão, será necessária uma VERDADEIRA LIDERANÇA EM CADA ESTADO DA NOSSA FEDERAÇÃO, para ajudar o Brasil, pelo menos no Ramo Gráfico, a sair do “Status Quo”. Estamos na indústria gráfica, órfãos de verdadeiros líderes (excetuando alguns poucos realmente fabulosos, sem citar nomes ou regiões).

Mas quem deve assumir mesmo a liderança de nosso desenvolvimento são os nossos governantes, explicando realmente o que fazem e o que farão. Não cozinhando Galo Velho na panela de pressão. Quero alertar que somente o crescimento econômico poderá proporcionar uma sociedade em condições de ajudar a todos. APENAS O TRABALHO CONJUNTO DOS EMPRESÁRIOS GRÁFICOS EM SUAS ASSOCIAÇÕES COM DIRIGENTES DINÂMICOS LINCADOS NA POLÍTICA EMPRESARIAL DA ABIGRAF NACIONAL, poderá impulsionar o nosso ramo para um 2017 melhor.

MAS NÃO SE ESQUEÇA DO SEU PLANO DE VENDAS PARA 2017.

Ainda assim, com exceção das oportunidades que você levar com você, como você vai planejar suas vendas PARA 2017?

Passo #1: O momento

Quase tão importante quanto por onde começar é o quando começar. Se você estiver pensando que ia esperar o ano virar para planejar as vendas do ano, você está atrasado para a festa.

A realidade é que, se você ainda não fechou nada em janeiro, você vai ter que vender o dobro em fevereiro só para igualar a sua meta de vendas e manter suas vendas em dia.

Então, o seu plano de vendas DEVERIA TER COMEÇADO em Novembro de 2016. Como não o fez, agora é trabalhar dobrado.

Passo #2: A análise

Antes de começar a definir o seu plano de vendas, você primeiro precisa analisar:

Número de negócios acumulados não fechados e sua razão.
Mercados: você está tendo mais sucesso em uma vertical em comparação a outras? Quais são elas.
Pipeline: quais clientes não vão mais fechar esse ano e quais as razões? O que você precisará fazer para segurá-los ou trazer de volta?
Quais são os novos produtos? Quais são os produtos e serviços de maior rentabilidade para a empresa?

Passo #3: Defina as metas

Com base na análise de sua base de clientes, prospects e requisitos de receitas, você precisa estabelecer metas para o que precisa realizar. Aqui estão algumas coisas que você precisa considerar:

Pense e planeje suas metas de vendas para o ano.
O Detalhamento vocês podem obter no Workshop Plano de Negócios da Printconsult.

Passo #4: Estratégias

Como você pretende atingir os objetivos traçados? Além de seus esforços individuais de geração de leads e respostas às perguntas de seus potenciais clientes, você tem todas as estratégias de crescimento específicas para o seu território? Identifique os top 10 prospects que você vai abordar no próximo ano.

Gaste o mínimo de 10 % a 20% de seu tempo, e 4 a 8 horas semanais prospectando novos clientes. Utilize as mídias sociais e as ferramentas online para impulsionar as oportunidades de negócios:

Qual a mensagem você vai usar para abordar esses potenciais clientes?
Qual é o processo de vendas? Qual a ordem das mensagens de vendas?

Poderíamos continuar com várias páginas fornecendo informações do que e como fazer. O faremos em nosso Workshop este ano, que ainda será anunciado.

Esse é o primeiro passo para saber aonde quer chegar, e a melhor maneira de você entender como pode aumentar suas vendas e conquistar novos mercados. Mas, se no meio do caminho, as coisas começarem a mudar e o cenário apontar para outra direção, não desanime. Mude o seu plano, refine as ideias, e persiga suas metas.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)




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