Receita para um Ano Feliz e Positivo
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Hoje é antevéspera de Natal e estou saboreando um gostoso pedaço de Panetone (coisa que não deveria, por conselho do meu médico) e ponho-me a meditar sobre o que queremos no próximo ano para nossas empresas. Em primeiro lugar, todos procuraram a felicidade. No limiar do novo ano, desejamos uns aos outros um Feliz Ano Novo, na esperança de que haja para todos, Saúde e Prosperidade, Paz e Harmonia. Na verdade, a felicidade não é posse de riquezas materiais. Se fosse esta a receita da felicidade, não haveria tantos infelizes entre os ricos e poderosos. Da mesma forma não haveria pessoas simples e felizes.
Qual é o segredo da felicidade? Como poderemos fazer deste ano novo de 2014 um ano realmente feliz? Eu diria que em primeiro lugar, devemos parar de correr atrás da felicidade, pois o grande paradoxo é que a encontramos justamente quando não a estamos procurando. Quanto mais corrermos atrás dela, mais ela foge do nosso alcance. Não há nada de errado em querer ser feliz. Um bom passo em direção à felicidade é manter-se ocupado. Uma pessoa produtiva, geralmente é feliz. Quando se tem o que fazer e o faz de forma correta, dentro das normas e procedimentos preconizados pelo bom senso, a cabeça não se enche de “minhocas” - momentos nos quais a gente foge literalmente das metas preconizadas.
Vamos preparar nosso “Panetone” para saboreá-lo no final do ano. Tentem seguir a receita que se segue e certamente você chegará a um bom resultado.
Reúna os ingredientes necessários para os 12 meses completos. Limpe-os cuidadosamente de toda a amargura, ódio e inveja. Inicie seu “Panetone” pela base completa que vamos chamar de Planejamento de Negócios da nossa receita. Divida os doze meses em pedaços de 28, 30 ou 31 dias, porém não os prepare ao mesmo tempo, pois temos que estar preparados para as mudanças que podem ocorrer a qualquer momento. Lembre-se de que você dono de empresa não é necessariamente o dono da verdade. Você conhece perfeitamente os ditados “A união faz a força” ou “Duas cabeças pensam melhor do que uma”. Estas expressões populares não faltam para explicar a importância do trabalho em equipe. Qualquer que seja o contexto em que ele se torne necessário. Sabemos que muitos membros de nossa empresa, não pensam exatamente como nós. Aprender a conviver com as diferenças também faz parte do bom trabalho em equipe. Um grande problema que encontramos em nossas empresas é a criação de uma verdadeira “rede” de cúmplices de relacionamento que foge totalmente de uma correta atitude profissional.
Os outros ingredientes desta receita, que devem ser dosados com muito cuidado e após a escolha acertada da metodologia, devem ser adicionados lentamente, um a um na nossa empresa.
• Paciência e Perseverança;
• Conhecimento da tecnologia adotada em outras empresas do mundo;
• Sistemas de Gestão de Custos, Finanças, Produção e Vendas;
• Criação de Normas e Procedimentos de Trabalho em todos os setores;
• Introdução de sistemas de Qualidade Assegurada;
• Uma boa dose de trabalho, evitando o Stress através de técnicas apropriadas;
• Abertura para Mudanças em todas as frentes, principalmente na área comercial;
• Estímulo e treinamento de funcionários de TODOS OS ESCALÕES;
• O principal ingrediente: Invista em você mesmo e aprofunde-se na liderança. Esqueça imediatamente a antiga imagem da liderança onde “Eu mando, você obedece!” Hoje em dia o empresário que vence traz resultados para sua empresa; é feliz e tem projeção. É aquele que atua baseado em seu carisma, na sua experiência, conhecimento técnico (que pode ser aprendido) e principalmente ética.
• Outro ingrediente muito importante é abrir o caminho para mudanças. Para isso, você terá que se manter atualizado com relação ao mercado. Manter-se atualizado é também visitar feiras e exposições, viajar, alargando seus horizontes, cultivar amizades com pessoas que pensam de forma diferente de você, atualizar-se com relação a novos filmes, shows e peças de teatro, programas de TV, livros de sucesso ou mesmo novelas que são um termômetro de como vai e como pensa a sociedade. Você não é obrigado a gostar de tudo, mas saiba pelo menos qual a tendência que levará os seus clientes a comprar impressos diferentes ou com apelos de acabamento que atraia os clientes deles.
• Imagine sua empresa “SOB NOVA DIREÇÃO”!
• Tempere tudo isso com uma boa dose de confiança, uma pitada de ótimos colaboradores, bastante ação e uma boa medida de humor – principalmente junto aos seus clientes. Depois coloque tudo em um recipiente e vá assando durante 2014 este “Panetone” em uma temperatura amena adicionando constantemente uma colher de bom senso.
Meus amigos e leitores, em vez de simplesmente desejarmos uns aos outros um Ano Novo feliz e próspero, vamos tomar a decisão de utilizar a receita acima para que possamos no final de 2014 Saborear os nossos “Panetones” felizes e com “muito dinheiro no bolso – saúde pra dar e vender”...
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)