Resiliência – O problema de alguns empresários.
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Nossos leitores empresários que são “experts” nas suas indústrias, talvez não tenham ouvido falar ainda na Resiliência, palavra que na verdade explica algo muito simples e que foi emprestada pelos psicólogos, da física. A resiliência é definida como a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem ficar demasiadamente estressado e eventualmente entrar em pânico ou ter outro sintoma psicótico. Infelizmente temos assistido em nossas andanças pela indústria gráfica, inúmeros casos de incapacidade de lidar com os mais diversos problemas, sejam de ordem administrativa ou mesmo comercial.
O nível de resiliência destes empresários, certamente determinará qual deles terá sucesso e quem terá problemas se perdendo pelo caminho, podendo inclusive contribuir para o insucesso da empresa. Resiliência é uma competência que pode ser aprendida. É o resultado de um processo de aprendizagem de vida, onde qualquer pessoa está apta a desenvolvê-la, preferencialmente contando com a ajuda de um Coach ou Psicólogo. Quando a pessoa se vê como parte integrante do problema e pelo que acontece a sua volta, recupera a possibilidade de mudar as coisas que não lhe fazem bem.
Mais do que experiência e treinamento técnico e administrativo, o nível de resiliência de um indivíduo determinará se o empresário terá sucesso ou se ele ficará desorientado em suas atribuições, sem saber como proceder perdendo a noção do certo e do errado, sem se dar conta disso. Por esta razão, um Coach, será sempre de grande valia, para ajudá-lo a repensar as suas atitudes.
Resiliência, portanto, é a habilidade de controlar sua resposta a situações estressantes do dia a dia. Esse conceito de certa forma, afirma ser esta a capacidade do empresário a voltar ao seu estado normal depois de ter passado por momentos de muita tensão. Isso também vale principalmente para os empresários, no que diz respeito às situações sobre as quais ele não tem controle e o força a ir além dos limites suportáveis.
O lado positivo da história é a “obrigação” de encontrar forças para resolver os problemas sendo necessário o conhecimento dos processos ou mecanismos de risco, para que se possa ter a dimensão da diversidade de respostas que podem ser observadas havendo, portanto, a necessidade da ajuda de um Coach, onde o empresário teria o suporte necessário em relação às adversidades encontradas no trabalho.
Depois de uma situação limite ou totalmente desconhecida, como comprar um equipamento e depois não ter pedidos para dar plena ocupação ao investimento e ainda ter que arcar com as despesas assessórias, mas não da o braço a torcer por pura vaidade perante os concorrentes, como você empresário de qualquer área se imagina, dando seqüência à sua vida e a da sua empresa? De onde você acha que pode suportar este impasse, sem ficar estressado ou mesmo “doente”?
Pode parecer difícil imaginar uma situação desta magnitude, mas é algo mais frequente do que você imagina em qualquer tamanho de empresa. Situações assim nos mostram que, apesar de não termos consciência de todas as nossas capacidades, elas existem ou podem ser desenvolvidas, principalmente com o auxílio de uma pessoa de confiança.
O mais interessante da resiliência é que não precisamos ficar a mercê de situações geradas por fatores externos para aumentarmos nossa potencialidade de ação. Podemos nos antecipar e passar a estabelecer essas oportunidades de crescimento. Então, um ponto importante, é identificar esses pontos de tensão (muitas vezes com ajuda de um profissional da área humana), pois eles muito provavelmente representam oportunidades de desenvolvimento. A resiliência está sempre muito relacionada com a nossa zona de conforto.
Isso vale também, para os empresários ou para as empresas que precisem se restabelecer após um grande problema ou mesmo uma falta de meios de pagamento. A resiliência está bastante relacionada com a nossa zona de conforto. Manter-se nessa condição conhecida, sem se permitir a experiências que possam gerar algum desconforto, mas também prováveis ganhos é um convite ao insucesso.
Existem muitas formas de trabalharmos e ampliar a resiliência em nossas vidas. Um primeiro passo poderá ser identificar o que nos tem impedido de atingir nossos objetivos. Será que falta maleabilidade em nosso modo de pensar ou agir? Você empresário, percebe alguma limitação ao lidar com algum tipo de situação específica? E qual é essa sua dificuldade? Consegue identificá-la? Caso não saiba como fazer isso, peça ajuda. Um Coach ou mesmo um psicólogo, são sempre companheiros de grande valia.
Tenha sempre o seu foco pessoal e profissional voltado para o futuro, trazendo do passado apenas seus aprendizados, tocando o seu dia a dia não como atividade principal. Utilize-se de pessoal que possa fazer isso por você, DELEGANDO sempre as tarefas corriqueiras. Não queira abraçar o mundo e fazer tudo sozinho. Tente, portanto manter-se motivado, assumindo a responsabilidade por sua vida e a da sua empresa aprendendo a lidar com as suas emoções, mesmo que com a ajuda de um terapeuta ou Coach. Tentem identificar quais são seus limites e, o que podem fazer para ampliá-los. Isso pode certamente contribuir para o seu progresso pessoal e profissional.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)