Sua gráfica a caminho do sucesso!
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Enquanto todo mundo ainda fala de crise, gostaria hoje de encorajar o amigo gráfico a trilhar o caminho do sucesso. Lendo as notícias econômicas nas principais mídias especializadas, podemos concluir (embora eu não confie mais em estatísticas publicadas nos jornais), que se espera um crescimento do PIB brasileiro para este ano de no máximo 1% e de 4% para o próximo ano (ano de eleições presidenciais). O Dólar deverá oscilar nos próximos 12 meses sempre algo em torno dos R$ 2,00, sendo que embora pequeno, as vendas no comércio interno terão um crescimento real. Com a oferta de dinheiro, acreditamos que dentro de alguns meses teremos uma melhora no mercado de crédito. A economia brasileira já mostra tendências de melhora e com isso, nós gráficos, podemos vislumbrar um cenário mais favorável.
Precisamos, no entanto, encontrar este caminho de sucesso para nossa empresa. Como é que eu vou fazer isso? Onde vou encontrar mercados favoráveis para minha gráfica, bem como novas oportunidades, para sair da mesmice? Posso dizer ao amigo, que não tenho “bola de cristal”. Más vão aqui algumas dicas para ajuda-lo a encontrar o “caminho das pedras”. Verifique por exemplo, que tipo de impresso você pode fazer com seus equipamentos, mesmo tendo que terceirizar parte do trabalho de acabamento ou de beneficiamento superficial. Pense em usar matérias primas diferentes, para atingir mercados diferentes. Para isso, no entanto, você precisa “sair da sua toca” e dar uma espiada no mercado. Você tem ido às inúmeras feiras que tivemos nos últimos meses, como a de Cosméticos, Alimentos, Tecnologia de Embalagem, etc...? E como estão os mercados de Farma, Agribusiness, Materiais de Higiene e Limpeza?
Você já pensou em atender outras localidades a não ser os 60 Km de raio em volta de sua cidade? Pesquisou os segmentos de mercado, que mais crescem e que certamente necessitam de impressos, onde você é capaz de atuar com uma boa margem de lucro? Ou você continua fazendo talonários e folhas avulsas, de uso interno do micro, pequeno e médio comprador. E fica concorrendo com inúmeras gráficas que sempre dão o preço 10% mais baixo do que o seu? Você sabe que a indústria gráfica como muitos outros ramos industriais fala cada vez mais em sustentabilidade? E você, amigo gráfico, sabe o que vem a ser isso? Uma gráfica sustentável é aquela que olha para si mesma e seus resultados, olha para a comunidade interna (seus funcionários) e externa (clientes e público em geral) e, por fim, olha também cada vez mais para o meio ambiente.
Mas para isso, precisamos mudar e não devemos ter medo das mudanças, pois elas virão, você querendo ou não. Portanto mude enquanto é tempo. Para mudar, não basta criar o melhor plano estratégico e o melhor plano tático. Para conseguir os resultados desejados, é preciso compreender profundamente o aspecto do ser humano na gestão da mudança, que envolve o alinhamento entre a cultura, os valores, as pessoas e o comportamento do dono da empresa gráfica. Os principais itens para iniciar a mudança, a fim de alcançar o caminho do sucesso, são:
Comece por cima, ou seja, pelo dono da gráfica.Como a mudança é quase sempre perturbadora para pessoas de todos os níveis, quando ela começa a aparecer, os olhares se voltam para o dono da empresa ou presidente e para a equipe de liderança em busca de força, apoio e direção. Os líderes têm de dar o exemplo e aceitar novos métodos, tanto para desafiar como para motivar o restante da organização. Para isso terão que ser treinados. Uma das estratégias é a implantação de “Boas Práticas de Fabricação e Gestão”, independentemente do tamanho da empresa.
Prepare a justificativa formal para as mudanças, ou seja, a sua convicção de encontrar o caminho do sucesso. As pessoas são muito racionais e questionam até que ponto, a mudança é necessária, independentemente de a gráfica se encontrar ou não na direção certa e de elas estarem ou não dispostas a se comprometer pessoalmente. Por isso, esperam que os donos da empresa esclareçam suas dúvidas. Para este momento os donos deverão ser orientados, preferencialmente por uma pessoa de fora, pois sabemos, que “Santo de Casa não faz milagres”.
Transmita a mensagem de forma simples e clara. Os programas de mudança mais eficientes são aqueles que reforçam as mensagens essenciais por meio da divulgação regular e sempre no momento certo, inspiradora de confiança nos resultados e de fácil compreensão por parte dos níveis hierárquicos inferiores. O “papo”, com o pessoal de operação, deve transmitir a todos eles, as informações certas no momento certo, solicitando sua contribuição. Depois de avaliada e compreendida, a cultura da empresa gráfica deve ser tratada da mesma forma minuciosa com que são tratados todos os demais componentes dos programas de mudança. E eles podem incluir a criação de uma nova visão de trabalho, com normas e procedimentos que irão facilitar as tarefas e a vida do executante desta tarefa.
Prepare-se para o inesperado, pois nem sempre corre tudo da forma como planejamos.
Nenhum programa de mudanças segue fielmente o que foi planejado. As pessoas reagem de maneiras inesperadas, a resistência prevista às vezes não é tão forte e o ambiente externo sofre algumas modificações. Gestão da mudança com resultados exige reavaliação constante do seu impacto e, capacidade da gráfica de adotar e absorver a nova onda de transformações.
Lembre-se sempre de que as pessoas reagem ao que vêem e ouvem, e precisam se sentir parte integrante do processo de mudança. Quanto mais envolvidas elas estiverem, melhores serão os seus resultados.
Para levar nossa gráfica ao caminho do sucesso, teremos que faze-lo neste instante, ou seja, não devemos procrastinar estas atitudes. Já dizia Lawrence Futton: “Mesmo para nossos pequenos prazeres, a preferência está sempre no agora: prazer primeiro e trabalhar depois”. Precisamos pesar o presente com o custo-benefício de ações futuras. Antecipar benefícios futuros (visualizando a satisfação e felicidade em completá-los) ou avaliar os custos daquilo que atrasamos (através dos desastres que podem causar). Sucesso!
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)