Ter visão para o futuro ajuda a perpetuar a empresa :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
ClassificadosProdutos e ServiçosGráficasEmpregos

Ter visão para o futuro ajuda a perpetuar a empresa

Thomaz Caspary ( In memoriam )

Antes de abrir a Printconsult, conversei com muitas pessoas que já tinham seguido o caminho da consultoria e, percebi que existem dois tipos de empreendedores: os que gerenciam a empresa de acordo com as necessidades que surgem ao longo do tempo e aqueles que planejam as ações que vão tomar. Na maioria dos casos, os que traçavam planos e objetivos precisos conseguiam obter mais sucesso. Por isso, resolvi aprender mais sobre como planejar e quando me aprofundei nos estudos descobri que existia uma prática chamada "VISÃO PARA O FUTURO", que permitia produzirmos mais do que um "mapa" a ser seguido, mas concretizar nossos objetivos na esfera do pensamento, para depois tornar isso realidade.

Esse tipo de planejamento  não está ligado somente ao fato de estabelecermos objetivos, mas também ligado a uma reflexão maior, que nos permite enxergar aquilo que possivelmente iremos passar no futuro. Pode parecer estranho, como já ouvi de alguns colegas mas de fato funciona.

Um bom exercício para desenvolver essa habilidade, além de treinar e ampliar a capacidade mental de visualizar o que se quer obter é o de criar o hábito de colocar nossos sonhos no papel. Escrever tudo o que queremos e o mais importante: como pretendemos conseguir isso. No início, podemos nos fixar em um ponto não muito distante, cerca de um ou dois anos à frente. Quanto mais detalhado for a descrição feita no papel, maior é a possibilidade de tudo acontecer na "vida real". Nessa fase de adaptação à visão futura, é importante se comprometer em analisar como você está se saindo em relação àquilo que escreveu, para que possa corrigir suas ações e chegar ao sucesso.

Na Printconsult, empresa de consultoria que dirijo há vinte e oito anos, costumo deixar tudo anotado para os próximos tempos. Com a ajuda de colegas e amigos, desenvolvi uma sistemática que nos permitiu dividir as diversas tarefas, como Consultorias, Coaching, Perícias, Palestras, etc. que temos que cumprir para tornar nosso sonho de ajudar o empresário com algo concreto. Hoje, vivemos a realização de uma dessas "visões", com a especialização dos serviços prestados em três áreas, como a Consultoria e Coaching Empresarial tanto presencial como virtual, a área de Perícias principalmente voltadas para a área técnica no nosso mercado gráfico e a área de Cursos “In Company” e seminários nas áreas de Gestão da empresa.

O mais interessante é que quando vemos as coisas acontecerem conforme desejamos, a sensação de realização é ainda maior do que se tudo tivesse acontecido ao acaso, na base da improvisação. Tenho um colega de trabalho que costuma dizer uma frase muito interessante sobre isso: "os amadores improvisam e os profissionais planejam". Acredito que visualizar o futuro é uma ótima maneira de fazer o presente ser como desejamos.

Para quem pretende começar a praticar a visão futura, posso dar algumas sugestões rápidas:

Sonhe com tudo aquilo que deseja para sua empresa. Imaginar objetivos que podem ser alcançados é um ótimo começo;

Escreva tudo o que sonhou e dê maiores detalhes. Por exemplo, se imaginou um galpão maior para sua empresa, busque descreve-lo como se ele já existisse.

Estude o mercado de sua atuação e busque as melhores maneiras de concretizar seus desejos. É nessa hora que é preciso avaliar se o seu sonho cabe no seu bolso e quanto tempo levará para se concretizar.

Operacionalize o que havia escrito com base nas informações levantadas pelo estudo de mercado. Essa é a parte de por a "mão na massa", por isso é muito importante ter foco e fazer tudo da melhor maneira possível e evitando ao máximo os improvisos.

Analise os resultados após ter iniciado a operacionalização do seu projeto. Veja se está se aproximando ou se afastando daquilo que havia traçado na fase de escrever. Saber como você está se saindo é tão importante como saber aonde quer chegar;

Quanto mais conseguir se alinhar aos objetivos iniciais, menor será a mudança de planos. Mas é preciso reconhecer os erros ao longo do caminho, o que pode trazer correções que garantirão o sucesso do seu negócio. Boa sorte pense muito e não deixe de tomar atitudes.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult.




Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO