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Two Sides e o desafio de desfazer mitos

Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação

Lançada em abril de 2014, a campanha Two Sides Brasil alinhou o País com o maior movimento mundial em favor da comunicação impressa. Seus objetivos são desfazer mitos e difundir informações confiáveis sobre a sustentabilidade do uso do papel e da comunicação impressa, além de combater o greenwashing, que atribui apelo sustentável a informações equivocadas.

Com apoio de mais de 40 entidades, representantes de 80 mil empresas, geradoras de 615 mil empregos diretos e faturamento na casa dos US$ 40 bilhões, a Two Sides Brasil alcançou grande repercussão desde o lançamento. Sua aceitação é, em si, um indicador de que a Two Sides chegou no momento exato em que a cadeia do papel e da comunicação impressa brasileira precisava de uma voz representativa para reafirmar sua sustentabilidade e importância, tanto na geração de empregos, riquezas e tecnologias, quanto na difusão da informação e do conhecimento, afirma Fabio Arruda Mortara, country manager da Two Sides Brasil e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP).

Desde o lançamento, a Two Sides Brasil conquistou centenas de menções espontâneas nos noticiosos de diferentes mídias. Igualmente espontâneas foram as veiculações por jornais e revistas dos anúncios criados para a campanha. Os principais veículos da imprensa brasileira aderiram e alguns já publicaram os anúncios em mais de uma ocasião, diz Ricardo Pedreira, diretor executivo da Associação Nacional dos Jornais (ANJ).

Um ponto alto da campanha no ano em que se encerrou foi a pesquisa nacional Opinião sobre a Comunicação Impressa, realizada pelo instituto Datafolha. Nela, foram entrevistadas 2.074 pessoas acima de 16 anos, em 135 municípios. Com índice de 95% de confiabilidade, a mostra constatou que 80% da população consideram a leitura em papel mais agradável do que em tela e preferem esse meio para a guarda de documentos.

Em sua missão de disseminar informações confiáveis sobre a comunicação impressa, a Two Sides Brasil participou de 15 encontros com formadores de opinião, com destaque para o Seminário Mudanças Climáticas, em São Paulo. A campanha também compareceu com estande próprio na 23ª Bienal Internacional do Livro e na ExpoPrint Latin America 2014. No total, foram distribuídas, nessas ocasiões, mais de 25 mil unidades de material informativo, como o livreto Comunicação Impressa e Papel – Mitos e Fatos. “A Two Sides aborda a valorização do papel e da comunicação impressa com os formadores de opinião, esclarecendo públicos estratégicos no combate às ações depreciativas que têm objetivos meramente financeiro”, destaca Vicente Amato Sobrinho, presidente executivo da Andipa.

Completando o aparato de sustentação da campanha em 2014, houve a criação de um site, que já conta com cerca de 10 mil visualizações mensais, e de uma newsletter, que teve quatro edições distribuídas para cerca de 40 mil leitores cadastrados.

Foram ainda emitidas 16 cartas de alerta de greenwahing para oito empresas e realizadas três reuniões do Conselho Diretivo da campanha. O Brasil também esteve presente nas reuniões internacionais de Two Sides na África do Sul e em Londres.

Atualmente, a campanha conta agora com aportes das seguintes entidades: Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf); Associação Brasileira de Empresas com Rotativa Offset (Abro); Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG); Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica (Afeigraf); Associação Nacional de Editores de Revista (Aner); Associação Nacional de Jornais (ANJ); Associação Nacional dos Distribuidores de Papel (Andipa); Sindicato da Indústria Gráfica no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP); e Sindicato Nacional do Comércio Atacadista de Papel e Papelão (Sinapel). Também as empresas Plural Gráfica e Sincopel Gráfica, Formulários e Bobinas tornaram-se contribuidoras. São parceiros da campanha, Senai e Zênite Sistemas.

 

Two Sides Brasil 2014 em números

  • R$ 1,9 milhão em anúncios espontâneos por jornais de grande circulação
  • R$ 133 mil em anúncios veiculados por revistas
  • 10 mil visitantes atendidos durante a 23ª Bienal Internacional do Livro e a ExpoPrint Latin America 2014
  • 25 mil unidades de material de divulgação e informação distribuídos, com destaque para o livreto Comunicação Impressa e Papel – Mitos e Fatos
  • 40 mil leitores cadastrados para receber a newsletter do movimento, que já teve quatro edições
  • 2 mil entrevistados em 135 municípios na pesquisa Opinião sobre a Comunicação Impressa, realizada pelo instituto Datafolha 



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