Thomaz Caspary: Um panorama das gráficas no atual mercado brasileiro e suas perspectivas :: guiadografico.com ::
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Um panorama das gráficas no atual mercado brasileiro e suas perspectivas.

Thomaz Caspary ( In memoriam )

Sejam empregados ou empresários, estão todos preocupados com os rumos que nossa economia vem tomando nos últimos tempos. Essa preocupação com a atual situação econômica do Brasil vem fazendo com que grande parte dos empresários gráficos adiem investimentos e novos empreendedores aguardem momentos menos incertos para iniciar seus projetos.

Como em todo momento de incerteza, uma certa dose de pânico se confunde com a frieza dos números e por isso é importante termos uma visão real do que está acontecendo.

 

O que é fato e o que é pânico

Os números não deixam dúvidas sobre a gravidade da situação econômica brasileira, muito embora o governo tente mascarar a crise com interpretações convenientes e a negação dos dados captados pelas diversas consultorias econômicas, instituições de classe e até mesmo das próprias agências e órgãos governamentais.

A atual situação econômica do Brasil é tecnicamente de estagnação. A crise econômica dos últimos dois anos não é mais apenas uma hipótese e consta como fato em toda pauta de reunião de empresários do país e também fora dele. Acreditar em mais uma história sobre "marolas" é negar a realidade econômica do país e abrir a porta para o fracasso.

É claro que, como em toda situação de incerteza, principalmente em ano pré-eleitoral, uma certa dose de pânico acaba se instalando. Esse também não é o caminho para a solução do problema, pois em momentos de histeria, decisões precipitadas podem também acabar destruindo o seu negócio.

São diversos os problemas que desafiam os empresários, onde alguns já enxergam uma tênue luz no fim do túnel. Talvez o problema mais grave é a submissão da política econômica à política partidária. Isso tem levado a uma desestruturação da máquina pública que vem prejudicando todos os setores da sociedade, como a educação, saúde pública, segurança e obviamente a economia.

O resto, na verdade é o resto, tal como falta de investimentos em infraestrurra gerando falta de credibilidade. Com escândalos se acumulando e a impunidade gracejando, mesmo que estivesse bem intencionado o governo não teria credibilidade suficiente para contar com apoio dos diversos setores da economia nacional. Este é o problema que nos deixa temerosos em relação ao futuro.

Muitos empresários pararam de se lamentar e passaram a agir, acreditando, como eu acredito, neste Brasilzão que, afinal tem a nós brasileiros criativos e trabalhadores.

 

ALTERNATIVAS PARA RETOMADA DE CRESCIMENTO NO NOSSO SETOR:

Que a economia brasileira vai mal, todo mundo sabe, mas a pergunta é: De que forma podemos nos preparar para enfrentar e vencer o desafio de levar nossa empresa de volta aos rumos do crescimento? No que diz respeito ao empresário, como se preparar para 2018 e anos seguintes e estar pronto para uma retomada do crescimento da nossa gráfica.

Saber como se preparar para os próximos meses e anos, é o primeiro passo não só para garantir a sobrevivência do seu negócio, como também largar com toda força. Não adianta nada entrar em desespero em razão dos sinais de desaquecimento da economia e queda nas vendas. Isso não vai resolver o problema.

  • Reduza imediatamente seu grau de endividamento.

  • Faça uma Análise Swot para ver os pontos fortes e fracos de sua gráfica em todas as áreas da empresa.

  • Refaça o seu Plano de Vendas, caso tenha ou através das técnicas existentes monte o seu Plano de Negócios.

  • Introduza em sua empresa (caso não tenha) um sistema de Gestão completo. Não é tão caro como você pensa e se paga em curtíssimo tempo.

  • Aplique se possível o Programa de Boas Práticas de Fabricação e Gestão. Caso seja complicado, faça ao menos a parte mais importante deste plano e cuide da Gestão da Informação e Comunicação.

  • Prepare-se para rever toda a sua área de Suprimentos.

  • Custos e Formação do Preço de Vendas é igualmente uma coisa muito importante que não pode ser deixada de lado. Embora em pleno século XXI encontramos muitas gráficas calculando papel vezes três, para encontrar o preço de vendas de um serviço, é no mínimo uma idiotice.

  • Revise o seu MIX de Produtos e Serviços.

  • Verifique o "clima" existente entre os sócios.

  • Não deixe de fazer as manutenções necessárias em seus equipamentos otimizando os processos produtivos.

  • Avalie a possibilidade de Downsizing (Redução dos Ativos).

  • Invista em Marketing, faça um Site inteligente e Interativo além de entrar nas redes sociais.

  • Não adianta de nada entrar em desespero em razão dos sinais de desaquecimento da economia e queda nas vendas. Isso não vai resolver o problema.

  • Participe de eventos do ramo e de outros setores onde você possa encontrar possíveis clientes nunca antes sonhados.

O mercado financeiro projeta um cenário confortável para a economia brasileira em 2018. A expectativa é de inflação controlada, crescimento elevado e juros de um dígito – um quadro que cria um ambiente de incentivo para investimentos e para o emprego.

Depois das reformas estruturantes encaminhadas pelo governo, a exemplo de medidas que reorganizam as contas públicas e reduzem a burocracia, esse cenário favorável se mostra cada vez mais próximo.

Já a partir do terceiro trimestre deste ano, o País voltará a crescer a taxas mais robustas. Dados do Boletim Focus, uma pesquisa que reúne as expectativas de cerca de 100 analistas, mostram que o Brasil vai avançar 1,10% na comparação com o terceiro trimestre de 2016. No último período do ano, essa taxa vai avançar para 1,87%.

Más cuidado com os números publicados na imprensa ou até em órgãos oficiais. Tenha os seus próprios dados e frequente constantemente seus pares, nos sindicatos patronais, a fim de trocar informações pessoais sobre o que acontece. Ficar dentro da gráfica ou mesmo acreditar que se comanda uma empresa atrás de uma escrivaninha com um computador e um celular, está redondamente enganado.

Meu lema sempre é "TBC" (tire a bunda da cadeira) e faça alguma coisa pela sua gráfica. Circule dentro da gráfica e principalmente em seus clientes e na Associação de classe ou sindicato. Você verá resultados com maior velocidade.

Os números mostram que depois da recessão de 2016, o brasileiro voltará a ver, ainda em 2017, a inflação controlada e o crescimento do PIB. O ano que vem, no entanto, promete ser ainda melhor. Até o momento, a projeção é de que o País cresça 2,30%, mas esse número pode melhorar – nas últimas duas semanas o mercado aumentou essa previsão.

Caro amigo gráfico. Isso só é um artigo. Você também não precisa fazer nada do que sugeri. Caso não mude nada em sua empresa, peço que depois não venha reclamar.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)