Thomaz Caspary: Uma pequena análise do mercado de livros no Brasil comparativo de 2017 com 2018 :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
ClassificadosProdutos e ServiçosGráficasEmpregos
📣 Quem aparece, deixa sua marca! Guia do Gráfico: a plataforma onde sua divulgação acontece. Saiba Mais

Uma pequena análise do mercado de livros no Brasil comparativo de 2017 com 2018.

Thomaz Caspary ( In memoriam )

Os gráficos que se dedicam à impressão de livros no Brasil, têm se queixado da concorrência absurda entre os colegas que atendem as editoras e o mercado de importação de livros.

Tivemos a oportunidade de consultar o SNEL e mais precisamente o “Nielsen Bookscan Team” onde pudemos observar uma melhora em 2018 em relação a 2017. Esta análise foi feita agora em final de Julho e, apesar de eventos turbulentos de alto impacto na atividade econômica do país e da crise que o setor editorial enfrenta, as vendas de livros no país fecharam o primeiro semestre de 2018 com saldo positivo.

O acumulado de 2018** mostra crescimento de 5,24% em volume e de 9,97% em faturamento, em comparação ao mesmo período em 2017. O resultado é explicado pelo bom desempenho identificado nos cincos primeiros períodos deste ano, que apontavam para um cenário de faturamento na casa dos dois dígitos e que puxaram para cima o balanço do semestre.

Um fato que nos chamou atenção foi a importância dos GENEROS de LIVROS em sua importância no faturamento.

Destacaram-se os livros do GÊNERO INFANTIL, JUVENIL E EDUCACIONAL, ocupando o maior crescimento em volume de todos os outros gêneros, ou seja 1,2% contra uma redução de volume de livros na área de ficção, na ordem de (2,25%).

Também foi medido o aumento médio do preço de vendas de cada categoria, ficando o Livro Infantil, Juvenil e Educacional com o maior aumento, na faixa de 9.36%.

Isso nos mostra a importância da necessidade dos gestores das gráficas que se dedicam à impressão de livros, a ficarem “antenados” com relação ao andamento do setor, o que infelizmente só é feito por um pequeno número de empresas. A principal causa desta lacuna, é a falta de comunicação com o mercado de uma forma geral, dedicando-se o gestor ao já conhecido círculo de clientes, não havendo um Plano de Negócios para a empresa gráfica deste seguir, plano este que não só viabiliza a empresa em termos de rentabilidade , mas também promove o bem estar dos funcionários da empresa.

* Thomaz Caspary ( In memoriam )