Vem aí a Expoprint 2014 – E agora?
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Dentro de aproximadamente um mês, será promovido no Brasil o maior evento da indústria gráfica das Américas. A ExpoPrint Latina 2014 ocupará os pavilhões do Transamérica Expo Center, em São Paulo, entre os dias 16 e 22 de julho, para oferecer a mais alta tecnologia quando se fala em impressão. Considerado o maior evento da Indústria Gráfica das Américas e terceira maior feira gráfica do mundo, já é o principal assunto dentro do mercado gráfico. Os maiores players do mundo todo estão focados em levar ao visitante a melhor opção para todos os tamanhos de empresa.
Se pudéssemos descrever o que veremos na EXPOPRINT 2014, esta palavra será sem dúvida alguma TENDÊNCIAS DE MERCADO. Escolhi estas palavras, pois acredito que são as que mais se aproximam da quantidade de conotações que podemos dar a este megaevento em nosso país. Veremos certamente inovações tecnológicas nas áreas de pré-impressão, impressão e pós-impressão (acabamento), reorientação na maneira de pensar de muitos empresários, novas soluções para muitos fluxos de trabalho (como o já consagrado internacionalmente JDF, por exemplo). A impressão digital e a de dados variáveis serão também objeto de muitas novidades e, principalmente questionamentos a respeito da nova orientação que o gráfico deve tomar em relação à gestão de seu negócio. Uma coisa é certa. A impressão digital chegou para ficar em praticamente todos os segmentos de mercado da indústria gráfica, desde embalagens, passando por jornais, revistas de pequena tiragem, etiquetas, impressos promocionais e inclusive impressos de segurança. A impressão Offset dentro de alguns anos, dará lugar a processos híbridos para muitos segmentos de mercado, principalmente em pequenas e médias tiragens, bem como naturalmente no campo dos dados variáveis. Grandes volumes serão impressos em megamáquinas digitalmente controladas e compostas de vários processos produtivos, acoplados através da “co-elaboração” de sistemas de produção, especialmente desenvolvidos para as necessidades individualizadas de cada gráfica.
Empresários gráficos certamente se questionarão durante a feira com centenas de perguntas não respondidas. Como será o nosso mercado amanhã? Trabalharemos “por demanda”? Teremos os mesmos clientes que hoje temos? As quantidades solicitadas pelos clientes terão personalização, ou seja, dados variáveis? Como podemos modificar nosso fluxo de trabalho na área de vendas para melhor atender o mercado? Nosso pessoal está devidamente capacitado para atender as necessidades de nossos clientes? Como estamos do ponto de vista econômico-financeiro? Podemos investir? Teremos que investir em novas tecnologias? Em que devemos investir? Nossa equipe está devidamente preparada e é suficientemente flexível e eficiente para enfrentar a nossa concorrência?
Como está a database de nossas necessidades para uma boa gestão na empresa? Conhecemos perfeitamente a nossa capacidade de produção bem como a produtividade de cada equipamento? Sabemos calcular corretamente, tendo em vista que as margens estão diminuindo a cada dia. Será que estamos ganhando dinheiro ou estamos somente nos enganando com números que falsamente nos indicam lucro, quando fazemos o pré-cálculo? Temos o controle sobre a nossa equipe de vendas em relação aos resultados gerados de cada representante? Conseguimos medir o binômio esforço X resultados?
Como viram, existem muito mais perguntas do que respostas. Numa época em que a pressão sobre nossa empresa é muito intensa por vários fatores externos (tecnologia, concorrência, “Custo Brasil”, pressão de custos e do mercado, etc.) e internos (ineficiência de pessoal, equipamentos velhos, tecnologia obsoleta, baixa produtividade, etc.) é necessário que repensemos a nossa organização e nos preparemos para uma eficiente gestão na empresa. Nem sempre isso é possível ser feito, sem uma ajuda de fora, principalmente com pessoas que tenham já experiência na reestruturação de empresas.
Uma coisa é certa. Eficácia em todas as áreas da empresa após um Planejamento estratégico irá definir o futuro da nossa empresa. Só os gráficos eficazes sobreviverão. A Impressão em substratos irá continuar apesar da crescente virtualização da mídia. E agora? Agora temos que nos atualizar através de cursos, seminários e palestras a fim de poder acompanhar o desenvolvimento da tecnologia e deste nosso segmento de mercado e, eventualmente solicitar ajuda externa, a fim de melhorar a rentabilidade da nossa gráfica.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)