Você conhece a sua própria gráfica?
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Neste momento, o cenário econômico internacional é muito preocupante e, certamente afetará a atividade econômica mundial durante muito tempo. O Brasil, no entanto, graças a estabilidade consolidada nos últimos anos continua o seu caminho com altos e baixos. Já passamos por inflações terríveis e desvalorizações, além de estagflação. Se a coisa fosse tão obscura, as grandes empresas de diversos ramos de negócio, nacionais e internacionais não estariam investindo aqui no Brasil.
Recursos tecnológicos oferecem instrumentos que permitem a transmissão de notícias no mesmo instante em que os fatos acontecem nas mais remotas regiões e, não obstante, a população mundial está muitíssimo mal informada. Diagnósticos de doenças que ainda não manifestaram seus sintomas e algumas cirurgias à distância podem ser feitos por avançados meios eletrônicos. No entanto, é grande o número de pessoas que morrem sem qualquer assistência médica. Grandes áreas de terras agricultáveis são preparadas por gigantescas máquinas, facilitando o trabalho dos homens e aumentando as fronteiras agrícolas, principalmente no terceiro mundo, produzindo mais alimentos. Entretanto, é lastimável a quantidade de pessoas que morrem de fome no mundo inteiro. E você em sua gráfica está bem informado sobre tudo o que acontece em sua empresa? Você tem o diagnóstico da produtividade das suas máquinas e do retorno dos orçamentos enviados aos seus clientes? Será que sua gráfica também não está "morrendo de fome" com os prejuízos que são ocasionados por devoluções, retrabalho e material refeito sem o seu conhecimento?
O momento agora deve ser outro... Vamos substituir toda a teoria pela prática?
Quando falamos em ação, estamos falando em realizar algo novo. Por isso vamos procurar nos concentrar apenas nos resultados. Não importa se estamos falando de uma micro ou pequena gráfica, ou até mesmo de uma empresa de grande porte. Primeiramente, podemos começar verificando se a sua gráfica tem realizado avanços no que tange aliar a divulgação do serviço gráfico principal, com uma tecnologia que proporcione solução aos problemas do cliente e sua satisfação. Só que vamos falar da tecnologia que precisa ter como primeiro ingrediente: a comunicação abrangente no contexto de toda a empresa; afinal, não podemos esquecer que antes da tecnologia, vem a informação e só temos informação através da comunicação.
Em seguida vamos focar nas coisas mais importantes da nossa gráfica, sem o que de nada adianta imprimirmos com qualidade, com dados variáveis, etc.etc.
Nada substitui o LUCRO!
Não estamos aqui pensando somente no dinheiro, pois este é meramente uma conseqüência do que fazemos na empresa, se fizermos de maneira correta. Não podemos simplesmente pensar em ter o maior lucro possível em cada trabalho. Temos que pensar na equação "ganha=ganha" onde ganhamos e o cliente também e assim o fidelizamos. Outra coisa que podemos fazer são parcerias com colegas que tenham diferentes tecnologias, aliando a nossa a do colega, para maior satisfação do cliente. Todos ganham com isso.
O Cliente acima de tudo!
Muitas empresas gráficas dão ao cliente um diferencial de atendimento, fazendo-o se sentir importante, quase que um Rei. E sua gráfica como trata o cliente? Como o mantém informado, sobre o andamento do trabalho. Entrega o orçamento no prazo? Confere todos os dados técnicos? Auxilia o cliente em suas dúvidas sem demora? Temos que ser excelentes no que fazemos e não simplesmente bons.
A Segurança do Cliente!
O cliente tem que se sentir seguro com os serviços de nossa gráfica. Pontualidade nas entregas, qualidade dos impressos, assistência técnica e logística de nossa parte e naturalmente preços compatíveis com o mercado que poderão ser até um pouco maiores em função da segurança que oferecemos ao cliente em todos os itens acima.
Temos que parar de perder dinheiro!
Você conhece seus custos? Sabe fazer o pré-cálculo corretamente ou tem um "digitador de programas de gestão" como orçamentista? Conhece os padrões de produtividade de seus equipamentos? Têm um PCP constituído e um Departamento de Qualidade? Analisa OP por OP após o término, com um pós-cálculo? Se você amigo gráfico "só" fizer isso, já verá como e quanto dinheiro está perdendo. O ideal, no entanto é fazer também uma análise qualitativa de Vendas, com controles em curva ABC da Margem de Contribuição. E ainda não falamos hoje do programa de Boas Práticas de Fabricação e Gestão.
Você empresário gráfico está aí para PENSAR e não para fazer!
Pense bastante antes de tomar qualquer decisão. Atitudes impensadas levam você ao prejuízo, afastam seus clientes. Planeje antes de fazer qualquer coisa. Execute o seu Plano de Negócios analisando os seus pontos fortes e fracos, bem como os dos concorrentes diretos. A partir desta análise, você pode AGIR e implantar os sistemas de gestão desejados.
Se você não souber de como fazer tudo isso, peça ajuda. Chame um consultor!
Nem todos os gráficos sabem como ter boas idéias ou implementar programas de trabalho, desde as mais simples até as mais complexas. Chamando um consultor experiente em seu nicho de negócios, você obterá um "balaio" repleto de informações úteis e formas de agir frente aos diversos problemas que encontra na gráfica. Porém de nada adianta ouvir o que o consultor lhe aconselha e continuar não tomando ATITUDES fazendo o que o consultor solicitou. Podemos também copiar coisas que deram certo em outras gráficas. Isso, no entanto, não significa que darão certo na nossa, pois teríamos que fazer uma análise das culturas das empresas das quais "chupamos" as idéias.
Saiba o que seus funcionários pensam e reaja desenvolvendo líderes capazes de levar o trabalho adiante no longo prazo. Mesmo este sendo o lado mais fácil do sucesso, é um ingrediente essencial. Sua receita especial não terá o sabor certo se você não acrescentar todos os ingredientes na proporção certa. Defina o seu plano de negócios. Implemente o processo com bastante rigor. Monitore sempre os resultados com empenho. Desenvolva seu pessoal. Faça isso, e terá os ingredientes secretos da vantagem competitiva. Esta é uma receita que você irá sempre querer manter com você. Boa sorte para você amigo gráfico!
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)