Thomaz Caspary: Você sabia que a desinformação pode levar sua gráfica a sérias dificuldades? :: Guia do Gráfico ::
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Você sabia que a desinformação pode levar sua gráfica a sérias dificuldades?

Thomaz Caspary ( In memoriam )

O dono de qualquer empresa e, também o empresário gráfico que não tenha um mínimo de informações, está fadado a fechar a gráfica em pouco tempo. Sem informações não tem as mínimas condições de assumir a condução de seus negócios.

Da mesma forma que nós humanos, devemos fazer periodicamente um check-up para saber como vai a nossa saúde, nossa empresa necessita de parâmetros para que possamos medir a “saúde empresarial”.

Como é que nos dias de hoje, um empresário se posiciona no mercado, sem nenhum conhecimento dos números de sua empresa e de sua condição de competitividade no mercado? Isto é praticamente suicídio. Queremos saber qual é o lucro sobre vendas ou o retorno do nosso investimento. O retorno do nosso investimento, por exemplo, é um indicador de resultados importantíssimo, para medir a eficiência de quanto a empresa aproveita os seus ativos.

Este, no entanto é um indicador econômico-financeiro limitado. O principal indicador da empresa deverá ser sempre o levantamento dos seus Custos. Outros indicadores como vocês poderão ver a seguir, são bastante importantes, para que possamos acompanhar a performance de nossa gráfica. Para que tenhamos estes indicadores, necessitamos de informação que é gerada através de boletins diversos, relatórios construídos de acordo com a necessidade de cada empresa, ou através dos relatórios gerenciais que estão em diversos programas oferecidos no mercado.

Entre vários indicadores que podemos citar e que são de extrema importância para a informação do empresário, temos: Lucratividade que mede a relação do lucro dos serviços ou produtos em relação ao faturamento. Uma das alternativas é levantar os custos fixos e variáveis e relacioná-los com as receitas geradas. A lucratividade informa quanto de resultado foi obtido para o montante da receita. Margens de Contribuição e de Cobertura de serviços também são indicadores de lucratividade. Já a Liquidez mede o resultado de caixa através da diferença entre o lucro e a necessidade de capital de giro.

Utilizamos como parâmetro o cálculo da Liquidez Seca e da Liquidez Corrente, assunto que poderemos abordar em profundidade em um próximo post neste nosso informativo. O crescimento da necessidade de capital de giro entre um período e outro, deve ser financiado pelo lucro, sob risco da empresa ter que recorrer a empréstimos, para continuar a pagar as suas contas. Já a Rentabilidade mede a relação do lucro com o total de ativos ou capital investido. Quando relacionado com ativos, o indicador da rentabilidade demonstra a eficiência na utilização destes ativos e os rendimentos auferidos com sua melhor utilização.

Produtividade é uma relação entre o volume produzido e o tempo utilizado para a produção. Em outras palavras, mede a economia de tempo e de recursos para a elaboração de um impresso, em relação ao tempo e recursos previstos no planejamento global estratégico. Já na área comercial, podemos nos servir de diversos indicadores, muito importantes para a estratégia da empresa. O desconhecimento destes indicadores pela total desinformação podem nos levar a verdadeiras catástrofes na área comercial e como consequência uma redução brutal nas vendas e nos resultados.

Temos por exemplo o indicador de nossa Participação de Mercado que mede a relação dos negócios da nossa gráfica em relação a determinado mercado no qual atuamos. Este número é bastante difícil de ser conseguido, más através de indicadores de mercado encontrados em diversos veículos (revistas, associações de classe e alguns jornais) poderemos parametrizar a nossa participação. Outro índice importante é a Captação de Novos Clientes bem como a Perda de Clientes que mede a capacidade da nossa gráfica em manter os clientes satisfeitos, bem como a capacidade de nossa equipe de vendas em angariar novos clientes.

A captação e manutenção de novos clientes implicam automaticamente no aumento da carteira e possibilidade de faturamento aumentado. Já a Margem de Contribuição de clientes, mede o resultado obtido com a venda a cada cliente após a subtração de todos os custos variáveis (Margem de Contribuição é = a Custos Fixos + o Lucro). A Margem de Cobertura de clientes mede a capacidade que cada cliente possui de cobrir os custos fixos e gerar lucro.

Existe ainda um sem número de indicadores para informar o empresário, a quanto andam os seus negócios. Temos toda uma gama de informações da Produção como velocidade média dos equipamentos (importantes para o précálculo), desperdício de matéria prima, tempos de acerto, diversos tempos improdutivos por tipo de ocorrência, etc. Outra gama bastante importante para o empresário é a informação da área de Vendas.

Neste sentido, temos que analisar, por exemplo, vendas por vendedor, lucro por vendedor, margem de contribuição por vendedor, igualmente os mesmos índices por tipo de impressos que fabricamos para ver se o impresso é lucrativo ou se estamos utilizando processos produtivos corretos e viáveis; análise por vendedor de orçados X vendidos, margem líquida, margem de contribuição, etc. Outros departamentos como a Administração, Finanças, Compras, etc. tem cada um uma série de relatórios gerenciais de extrema importância para o empresário.

É condição fundamental, que os indicadores de desempenho estejam alinhados com o plano estratégico da empresa. Por esta razão, é sempre aconselhável verificar o foco da empresa, de seu mercado, dos clientes e principalmente das metas de resultado, para posteriormente, embasados nesta meta podermos criar um mínimo de indicadores para nortear o empresário em relação às atitudes que deve tomar em todos os departamentos de seu negócio. Se o dono da empresa não tiver um mínimo de informação, o custo desta ausência total de rumo pode significar o fechamento da empresa.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult.




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