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Você tem medo de não conseguir sair da crise?

Thomaz Caspary ( In memoriam )

A figura do empreendedor muitas vezes é associada à figura de uma pessoa dinâmica, que tem sempre novas ideias e não tem medo de arriscar. O senso comum a respeito do empreendedor vai de encontro ao que é observado por algumas teorias sobre o papel do empresário na economia.

Dois perigos surgem quando você começa a querer sair da crise. O primeiro é a falta de foco, que pode surgir diante às diversas oportunidades no mercado. Com tanta coisa nova a seu redor, você pode acabar ficando "doido", o que pode te fazer perder tempo e dinheiro.

O outro perigo se chama "Miopia". Em seu significado literal, miopia é uma deficiência que dificulta a visualização de objetos que estão longe. A palavra miopia tem origem no grego "myopia", que significa "olho fechado".

Hoje em dia, o cenário com o qual o empresário se defronta é diferente do cenário com o qual ele se defrontava em anos anteriores. O empresário precisa estar sempre buscando inovações e ficar atento às mudanças do mercado para criar oportunidades de novos negócios. Nesse cenário, ele não pode mais ser um mero gestor de recursos. As teorias mais recentes das ciências econômicas valorizam, assim, outras características do empresário a partir de um questionamento das ideias até hoje adotadas, principalmente na pequena empresa familiar.

Assim, o novo empresário, é aquele que busca garantir a sua empresa o acesso a informações especializadas que permitam a ela identificar oportunidades de negócios e acompanhar as mudanças na demanda. Além disso, este empresário será capaz de definir metas que estejam de acordo com as necessidades da empresa, e rever constantemente estas metas, para que esta possa sobreviver no mundo de hoje, que é caracterizado por incerteza e flutuações constantes na demanda.

Muitos donos de empresa se questionam com relação aos resultados de seus negócios, tendo centenas de perguntas não respondidas. Como será o nosso mercado amanhã? Teremos os mesmos clientes que hoje temos? Como podemos modificar nosso fluxo de trabalho na área de vendas para melhor atender o mercado? Nosso pessoal está devidamente capacitado para atender as necessidades de nossos clientes? Como estamos do ponto de vista econômico-financeiro? Poderemos investir? Devemos Investir? Em que devemos investir? Nossa equipe está devidamente preparada e é suficientemente flexível e eficiente para enfrentar a nossa concorrência? Estamos tecnicamente ultrapassados ou "up to date" com as tecnologias digitais modernas? Temos na empresa um sistema de gestão satisfatório? E ...

Sabemos calcular corretamente, tendo em vista que as margens estão diminuindo a cada dia. Será que estamos ganhando dinheiro ou estamos somente nos enganando com números que falsamente nos indicam lucro, quando fazemos o pré-cálculo? Temos o controle sobre a nossa equipe de vendas em relação aos resultados gerados por cada profissional de vendas? Conseguimos medir o binômio esforço x resultados?

Como viram, existem às vezes muito mais perguntas do que respostas. Numa época em que a pressão sobre nossa empresa cresce assustadoramente em função dos vários fatores externos (tecnologia, concorrência, pressão de custos, mercado, etc.) e internos (ineficiência de pessoal, equipamentos velhos, tecnologia obsoleta, etc.) é necessário que repensemos a nossa empresa e nos preparemos para uma eficiente gestão com retorno do investimento.

Nem sempre isso é possível ser feito, sem uma ajuda de fora, principalmente com pessoas que tenham já experiência na reestruturação de empresas e conheçam a fundo as ferramentas de um bom planejamento estratégico. Más você precisa fazer algo pela sua empresa, por menor que seja, pois senão em pouco tempo poderá estar fazendo companhia aos seus ex-colegas de profissão.

O que você precisa rever na sua empresa para transformá-la em uma gráfica dinâmica e moderna, más principalmente lucrativa?

• Rever o conceito geral do seu negócio através de um trabalho sistemático de planejamento estratégico onde irá verificar todo o seu potencial frente ao mercado, e à concorrência, bem como analisar sua capacidade econômica e financeira.

• Rever custos, produtividade, capacidade da mão-de-obra bem como sua formação do preço de venda em todos os detalhes técnicos que exigem um bom conhecimento de especialistas. Para isso, sugerimos utilizar sistemas de custos e gestão integrada, disponíveis no mercado.

• Você deve auditar a sua área de vendas definindo metas de ação e de resultados, bem como implantar sistemas de gestão de vendas, pois com este sistema você poderá fazer uma série de avaliações não só da performance de seus profissionais de venda, más e principalmente da política de vendas adotada. Saiba que enquanto continuar a fazer o que sempre fez, obterá sempre os mesmos resultados. Verifique na sua área de vendas se existe sempre um culpado. O culpado que você encontra, geralmente é a crise, o preço, o concorrente, a ... . Nunca é a sua empresa! A crença de que no começo do ano, Férias, até o Carnaval, Páscoa ou São João não se consegue vender, deve ser abolida. Na sua gráfica você promete o que já sabe de antemão que não poderá cumprir? É puro suicídio. Seus clientes não mais acreditarão em você.

• Planejar a curto, médio e longo prazo, a informatização total de todos os segmentos da empresa, começando em vendas e passando depois para a produção e o PCP (Planejamento e Controle da Produção) que são a base para a rentabilidade e retorno dos seus investimentos.

Você está realmente preparado para os próximos tempos?

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)




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