18 de julho de 2023
31ª FuturePrint encerra programação celebrando o sucesso da edição
Assessoria de Imprensa
A 31ª edição da FuturePrint encerra seu último dia do evento que lotou o Expo Center Norte. Em 2023, a Informa Markets manteve a sua missão de fortalecer o segmento da comunicação visual, sinalização, impressão 3D, impressão digital têxtil, serigrafia, brindes e materiais promocionais, com uma edição inesquecível. Neste sábado, (15), os destaques foram a discussão de Inteligência Artificial no mercado de personalizados, como criar uma estamparia digital e os vencedores do 4ª edição do Decor Wrapping Brazil, promovido pela Imprimax.
Confira os destaques
Sublimação em Ação discute Inteligência Artificial no mercado de personalizados e apresenta ferramentas
Atenta às novidades do mercado, a FuturePrint promoveu vários espaços para a discussão sobre tecnologia aliada à criação de produtos. E no último dia, 15/07, a palestra do espaço Sublimação em Ação trouxe o tema “Inteligência Artificial com Personalizados?”, com Poli Freire (@poli.freire). A influenciadora apresentou as principais ferramentas para a criação de postagens e desenvolvimento de artes gráficas por meio de I. A. (Inteligência Artificial).
O Chat GPT foi o recurso utilizado para a criação de postagens vendedoras e de alto impacto. Na palestra, Poli Freire chamou a plateia para sugerir briefings e demonstrou em tempo real os resultados gerados para postagens, por exemplo, de um presente para o Dia dos Pais. A abordagem destacou a importância de ler o texto gerado e imprimir identidade ao conteúdo, apropriando-se da ideia sugerida na ferramenta. “Pessoas compram de pessoas”, destaca Poli.
Quanto aos recursos de imagens, Freire sugeriu a plataforma Midjjourney e como utilizar seus recursos, conhecendo o banco de imagens e seu método de trabalho que é de recriar em Corel Draw ou Photoshop. O detalhamento do prompt de comando – os dados a serem inseridos – é de fundamental importância para o sucesso do projeto. “É importante não ficar refém de imagens livres e criar suas próprias artes. Por isso, sempre modifico as cores ou o fundo”.
Talks FutureTêxtil apresenta como montar uma estamparia digital compacta
O espaço dedicado ao conhecimento para tratar de forma leve sobre processos de pesquisa e tendências, o Talks FutureTêxtil encerrou a feira com a palestra “Como montar uma estamparia digital compacta e os possíveis modelos de negócio”, com Eliandra Sabino Soares, professora universitária e criadora das marcas Allegra Kids e Burning Clothes.
Na palestra, Eliandra elencou as características da estamparia compacta e destacou as vantagens da estamparia digital, entre elas, a precisão nos detalhes da estampa, rapidez e eficiência nos processos, a possibilidade de personalização sob demanda e com menor desperdício de matéria-prima.
Para tanto, a necessidade do planejamento antes de montar uma estamparia é fundamental e envolvem etapas desde a criação do nome da marca, a importância do registo no INPI, a logomarca, planejamento, treinamento, capacitação, marketing e vendas. Outro grupo de ações de extrema importância é o fortalecimento de parcerias, tanto para insumos, máquinas e assistência técnica.
Além disso, o planejamento é necessário em todo o processo, mas variáveis como não ter um pós-venda, não se atualizar constantemente e a fragilidade no planejamento podem afetar a criação e o resultado da empresa.
4º Decor Wrapping premia os melhores envelopadores nos segmentos Car & House
A 4ª edição do Decor Wrapping, o maior campeonato de envelopamento do segmento encerrou a programação do último dia da FuturePrint 2023. O evento reuniu 32 competidores que passaram por desafios utilizando a criatividade e a agilidade. A iniciativa foi uma realização da Imprimax e premiou Henrique Carias Araújo (1º lugar), André William Alves Evangelista (2º lugar) e Rafael Crispim Gomes (3º lugar). O júri, formado por três técnicos de aplicação da ImprimaxTec, avaliou de acordo com a criatividade, acabamento, organização, aplicação e limpeza.
Lounge dos Embaixadores fortaleceu a presença digital e o networking entre influenciadores e visitantes
Um time de embaixadores recebeu os visitantes do evento durante todos os quatro dias de evento, em um espaço exclusivo para networking e troca de experiências com grandes profissionais do mercado de comunicação visual, serigrafia e impressão digital têxtil. Entre os convidados estão Nascimento Rocha, Flávio Santos, Rodrigo Machado, Poli Freire, Márcio Strama, Matheus Cosso, Rafael Ahmann, Marksuel, Mila Sanchez, Nilson Tsuji, Pedro Henrique, Judah Adonai e Mayara Calderone.
Márcio Strama, o Doutor Estampa (@doutorestampacursos), avaliou a experiência do Lounge como um momento mágico de encontro com os colegas e com os seguidores. “Foi sensacional. O networking foi muito grande e a palavra que define a experiência é reciprocidade, tanto entre os influenciadores quanto com o evento, um ajudando o outro. Eu até comprei uma DTS que estava precisando”.
Para Fabiana Rodrigues (@abacaxisublimatico), o encontro com os visitantes foi uma oportunidade de falar sobre o mercado e as tendências. “Quando a gente vê os companheiros e os parceiros pessoalmente é uma oportunidade de networking e crescer ainda mais nosso negócio. A gente recebeu os clientes e pessoas que trabalham junto com a gente”, destacou.
Na comunicação visual, o influenciador Flávio Santos (@flavio.skp) destacou a importância do contato com os visitantes e o crescimento em suas redes, proporcionado pelos relacionamentos na FuturePrint. “A feira este ano foi muito grande e cheia de pessoas. É uma forma de trazer toda a comunidade para um local específico e o espaço dos embaixadores teve um efeito muito positivo. A gente aproveitou para tirar fotos, duvidas e conhecer outros influenciadores. Isso fomenta o mercado e traz uma visão geral que vai além do nicho”.
BM do Brasil faz lançamento de máquina para personalização de tênis
A BM do Brasil trouxe para a 31ª edição da FuturePrint a máquina espanhola Ímprimo – Minibaby Shoes, que personaliza até 8 pares de tênis por hora. É uma inovação pioneira e que permite a impressão de qualquer tipo de estampa em formato PNG, seja em uma área ou no calçado inteiro, inclusive nas bordas laterais.
A máquina inovadora vem com um computador e software, estampa no processo UV, calcula a dimensão do tênis, que pode ser de qualquer marca, e é habilitada para estampas usando CMYK e também permite usar o Flúor. Ela ainda possui uma função que calcula os custos com tinta, em Euro no caso, e é só fazer a conversão em reais. Segundo Sonia Kim, o equipamento é uma revolução. “Trazer uma máquina dessas, hoje em dia, onde as pessoas buscam a humanização e a personalização de tudo é uma revolução”, destaca.