02 de setembro de 2014
ABMOOH: pilar para o fortalecimento do digital signage no Brasil
Press Communications
Força para unir o setor, divulgar os pontos fortes, transformar, somar ideais, dar um norte e lutar por objetivos em comum. Estes são os motes trabalhados com afinco pela ABMOOH (Associação Brasileira de Mídia Out of Home), associação que cresce no ritmo da sinalização digital e do DOOH (digital out of home) no Brasil.
Ubiratan Macedo - conhecido como Bira - é um dos idealizadores e criadores da ABDOH (Associação Brasileira de Mídia Digital Out of Home) - hoje ABMOOH e diretor executivo da associação. Ele lembra: "Quando da criação da Lei Cidade Limpa, identificamos este novo meio, que é a mídia digital out of home, que segue novo até hoje. E seu grande diferencial é este: ser digital".
As primeiras empresas interessadas em fundar a associação identificaram que enquanto o DOOH não fosse enxergado como um meio, a luta seria maior e com mais dificuldades. Com isso, surgiu a ideia da então ABDOH. Foram seis meses de planejamento, durante o ano de 2007, até o lançamento da Associação Brasileira de Mídia Digital Out of Home em 2008.
Crescimento e Mudanças
O fortalecimento do digital signage no Brasil refletiu-se no crescimento da ABDOH como associação e como um ponto fundamental no país para a discussão de ideias voltadas ao meio. Tal crescimento fez com que a entidade ampliasse o raio de atuação; atenta aos movimentos do cenário nacional, a ABDOH transformou-se em ABMOOH.
Com a ABMOOH, empresas da área de mídia exterior - não necessariamente digital - integraram o grupo. Mais membros, mais discussões, mais ideias e mais soluções. Estas são as expectativas com as recentes mudanças, que já trouxeram resultados positivos.
Bira ressalta: "Tudo o que é estático vai virar digital, pois este traz um maior controle de conteúdo e o proprietário de uma tela digital pode inserir mais ofertas, mais promoções do que se tivesse um material estático, que precisaria de uma nova impressão a cada mudança. E a ABMOOH chega para abordar este ponto: o que faz diferença hoje é onde as empresas de mídia exterior estão, pois a transição para o digital é inevitável".
Novos Rumos da ABMOOH
A ABMOOH é um dos pilares para o crescimento do meio no país. "Só é possível enxergar o DOOH como um meio se a associação existir. Ela é fruto de seus sócios. A união conseguiu fazer a mídia ser conhecida e respeitada, com valiosas trocas de informações, transformando o setor com um forte aprendizado. Também debatemos a defesa de uma postura para o setor, o que traz muitos benefícios", salienta Ubiratan Macedo.
O diretor executivo da ABMOOH faz um comunicado importante sobre a associação: ela segue sempre aberta a novas ideias e membros, em especial empresas regionais e locais. "Empresas que estão distantes de São Paulo, grande centro do setor, podem juntar forças conosco. A empresa terá mais contatos, informações, acesso a pesquisas. São diversos benefícios da união dos players de DOOH, de todos os portes. Queremos que quem esteja longe possa ter acesso a mais dados e possa assim educar-se mais".
As Câmaras de Tecnologia recentemente lançadas vêm ao encontro da busca pelo crescimento: "Criamos a Câmera de Tecnologia com os fabricantes de tecnologia e fornecedores de toda a cadeia de OOH, para a formação de parâmetros e padrões. Os encontros têm funcionado muito bem e estamos a cada dia mais fortes", destacou.
A Brasil Signage Expo
Bira fala sobre a importância da chegada da Brasil Signage Expo 2014: "Desde o primeiro momento que ficamos sabendo da feira demos nosso total apoio. Se estamos defendendo o mercado, ter uma feira só vem a somar. Espero que possa transformar-se em mais um dos pilares do setor no país. Será um ponto de encontro do digital signage e as pessoas terão acesso e contato com tendências do mercado".
A ABMOOH tem participação ativa na Brasil Signage Expo 2014, com a organização de Seminário ABMOOH, um dia inteiro de palestras sobre o setor. "Queremos transferir conhecimento. Combinamos de fazer então um Congresso Técnico, um dia especial para nossos associados falarem de operações, fabricação, tecnologia e mais. Acredito ser muito interessante, pois será a primeira vez que será promovido um debate público para conversar sobre o setor. É algo inédito. O público poderá fazer perguntas e ter contato cara a cara com grandes profissionais do setor durante o Seminário. E tudo de forma gratuita", finaliza Bira. O Seminário será no dia 18 de setembro, durante a Brasil Signage Expo.
A Brasil Signage Expo é a primeira feira dirigida especialmente ao setor de sinalização digital da América Latina. Ela ocorre nos dias 18 e 19 de setembro de 2014 no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.
A feira chega ao mercado brasileiro através de uma parceria entre a APS Feiras & Eventos e a FESPA, união de grande sucesso na realização da FESPA Brasil 2013, um marco para o mercado de comunicação visual da América Latina.
A BroadSign é a Conference Sponsor da Brasil Signage Expo. A GM7 Digital Experience é a Patrocinadora Ouro. Ymidia Digital Solution e Scala são Patrocinadores Prata. A Philips é a Patrocinadora Bronze. O evento tem apoio da ABMOOH, Ayuda, Digital Signage Brasil.com, Elemidia, JBtec Digital Signage e Progic.
A inscrição antecipada para visitar a feira e conhecer todas as novidades dos ramos de digital signage e DOOH já está disponível no site: www.brasilsignage.com.br/pt/visitar/cadastro. Curta também a página no Facebook: www.facebook.com/BrasilSignageExpo.