25 de setembro de 2014
Brasil Signage Expo 2014 marca história da sinalização digital na América Latina
Press Communications
Um marco para a história do digital signage no Brasil e na América Latina. Assim foi considerada a Brasil Signage Expo 2014, que uniu em São Paulo os profissionais do setor e comprovou que este é um meio repleto de oportunidades e pronto para receber investimentos.
Os números deixam claro o sucesso da Brasil Signage Expo 2014. Durante os dois dias de feira, 2491 visitantes passaram pelo Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. Os expositores, que representaram dezenas de marcas, demonstraram diversas soluções com a mais alta tecnologia.
A comprovação do resultado positivo está na confirmação da segunda edição da Brasil Signage Expo, que acontece nos dias 27 e 28 de agosto de 2015, no mesmo local. Muitos expositores presentes na primeira edição já confirmaram presença para o próximo ano.
A iniciativa inédita em promover uma feira exclusivamente para os setores de digital signage, DOOH (Digital Out of Home) e TV Corporativa no país mostra-se um enorme sucesso. Durante os dois dias em que a feira esteve aberta, 18 e 19 de setembro, os corredores ficaram lotados de profissionais qualificados buscando soluções para suas empresas.
Os expositores ficaram satisfeitos com a quantidade e com a qualidade do público que visitou seus stands. Eles puderam apresentar seus equipamentos e soluções, tirar dúvidas do público presente, entrar em contato com outros players e profissionais do setor e expandir a visibilidade de seus negócios.
Seminário ABMOOH
O Seminário ABMOOH promovido durante o primeiro dia da Brasil Signage Expo também deixa suas marcas na trajetória do digital signage no Brasil. O público presente lotou completamente o espaço reservado para o seminário, organizado pela ABMOOH (Associação Brasileira de Mídia Out of Home), provando o sucesso da iniciativa e do trabalho para que o Seminário fosse um sucesso e realmente pudesse colaborar com o mercado.
Durante todo o dia, profissionais de renome e com uma história de conquistas no mercado ministraram palestras sobre temas diretamente ligados à rotina do profissional. Digital signage e DOOH em aeroportos, em transporte público, grandes formatos, padrões técnicos e muito mais: o dia foi de um aprendizado enorme para os presentes.
O diretor executivo da ABMOOH Ubiratan Macedo, o Bira, um dos grandes responsáveis pelo sucesso do Seminário ABMOOH, falou sobre os resultados do Seminário e da Brasil Signage Expo: "Superou todas as expectativas. A feira superou pela quantidade de pessoas circulando e ainda mais pela qualidade do público, com profissionais que chegam com as perguntas certas, sabendo o que querem; e o Congresso, lotado do primeiro ao último minuto em todas as palestras, pelo interesse das pessoas. Isso é uma prova de que somos um segmento vivo, em ebulição. Temos profissionais aqui do Brasil inteiro. A feira e o Congresso são marcos para o digital signage no Brasil em todos os sentidos".
Ubiratan Macedo reforça a parceria com a Brasil Signage Expo: "Depois do que vimos aqui, está muito claro que foi um passo 100% certo e que no ano que vem só temos que aprimorar. Imagino que a feira será muito maior e com certeza vamos nos dedicar ao seminário para que ele seja melhor ainda do que foi esse ano. Só temos otimismo para o ano que vem e felicidade por ter dado tudo certo", finaliza.
Congresso Internacional
O segundo dia da Brasil Signage Expo 2014 reservou mais um dia especial para o digital signage. O Congresso Internacional Brasil Signage reuniu nomes de todo o mundo tratando de temas ligados à sinalização digital. Profissionais demonstraram seu conhecimento falando sobre soluções e tecnologia em sinalização digital, software, hardware, instalações, cases de sucesso e diversos outros pontos.
A BroadSign foi Conference Sponsor da iniciativa. O vice-presidente de Marketing e Estratégia, Daniel Parisien, foi também um dos palestrantes e citou: "A educação no digital signage é muito importante para a BroadSign e para todo o mercado. Os novos empresários estão buscando informações de como desenvolver um projeto de digital signage, quais as melhores práticas para o sucesso. Estamos investindo em material há muito tempo, com vídeos e blogs sobre o assunto", que completa falando do Congresso Internacional: "Tivemos diferentes apresentações que podem realmente ajudar o mercado brasileiro, incluindo conteúdo, padrões, integrações, medições de audiência e outros pontos importantes para o digital signage atualmente".
Reconhecimento
Os expositores da Brasil Signage Expo 2014 perceberam durante os dois dias de feira a oportunidade inédita na história do setor de apresentar a um público focado e de qualidade suas soluções em equipamentos e serviços. O resultado foi extremamente satisfatório, com resultados vislumbrados ainda durante a feira.
Quem expôs na Brasil Signage Expo comprovou o público de qualidade, concretizou negócios, conquistou contatos para serem trabalhados no pós-feira, tirou dúvidas de empresários das grandes empresas nacionais que foram ao evento pensando em como levar esta avançada tecnologia para suas empresas e já confirmou presença para a edição 2015.
Para Elcio Hardt, gerente de produto da área de digital signage da Philips, "Estamos positivamente surpresos por todo o movimento e pela qualificação do público da Brasil Signage Expo. Mesmo sendo a primeira vez do evento no Brasil, tivemos nosso stand o tempo todo cheio. O público qualificado trouxe dúvidas concretas, com clientes experientes no segmento. E tivemos a oportunidade de falar sobre nossos produtos que estão sendo fabricados desde março no Brasil e com três anos de garantia. Isso está nos deixando bastante satisfeitos e vamos sair com diversos negócios engatilhados".
Daniel Parisien, vice-presidente de Marketing e Estratégia da BroadSign, ressalta: "A Brasil Signage Expo foi muito importante para a BroadSign. Estamos investindo no país desde 2007, é um mercado importante, que cresce com rapidez globalmente. A feira nos ajudou também para que encontrássemos com nossos parceiros no país".
Rodrigo Lemos, analista de marketing da GM7, relata: "Ficamos felizes em participar da Brasil Signage Expo. Como Patrocinador Ouro, gostei da visibilidade que a feira está nos dando. Apresentamos produtos inovadores e desde o primeiro dia conseguimos muitos bons contatos. É uma feira que vale a pena investir e esperamos que ajude a desenvolver cada vez mais o mercado de digital signage no Brasil, que vai crescer muito ainda".
A Patrocinadora Prata da Brasil Signage Expo 2014, Ymidia, teve as expectativas superadas: "Tivemos um acesso muito grande a diversos fornecedores do mercado. Diversos pilares diferentes, de tecnologia, software, infraestrutura, players. Foi um marco para quem trabalha e acredita neste mercado de sinalização digital. É fundamental ter um evento trazendo profissionais do Brasil inteiro junto a diversas soluções de tecnologia de hardware e software", comenta o diretor Daniel Farhat.
A Brasil Signage Expo 2014 contou com expositores internacionais, como a portuguesa Closer. Segundo Fernando Matos, Fundador e CEO da Closer, "A feira foi interessante. Vimos vários tipos de visitantes e criamos algumas oportunidades durante o evento; agora precisamos ver o que ocorre daqui para frente". A empresa lançou globalmente o Pressentime dentro da feira, e agradou o público em seu stand com uma mistura de mágica e tecnologia.
Para o fundador e Diretor de Inovação da Progic, Igor Gavazzi Vazzoler, há muito tempo esperava-se por uma feira no setor: "Apostamos pois queremos que ela se consolide no mercado; e ela nos superou positivamente. Estávamos com uma equipe de nove pessoas e às vezes todos estavam atendendo clientes e com pessoas esperando para falar com a gente. Certamente foi muito bom e aproveitamos para lançar algumas novidades para nossos clientes, como nova interface gráfica e linha de produtos HDMI. Com certeza vamos participar da próxima Brasil Signage Expo".
A mesma visão tem a AV Life. De acordo com o gerente de marketing Tiziano Pereira Mazza, que apresentou novidades para distribuição de sinal HDMI: "o primeiro ano da feira tem sido bem movimentado, gerando muitos contatos para a gente no mercado de digital signage. Com certeza vamos participar do próximo ano".
Bruno Gianzanti, sócio-fundador e CEO da JBTec Digital Signage, fala dos resultados alcançados no evento: "Nós da JBTec ficamos positivamente surpresos com o resultado da feira. Muita gente veio, conferiu o stand e trouxe perguntas interessantes. É interessante ver a reunião de um público qualificado e em quantidade aqui em São Paulo. A feira foi surpreendente pra gente. Fizemos vários contatos comerciais e de tecnologia com outras empresas que estão na feira também".
A Orion PC considerou a feira excelente, como relata o diretor Edson Camilo De Conti: "A feira para nós foi excelente. A qualidade das pessoas que visitaram o evento nos surpreendeu mais que a quantidade. A ideia de participar da feira já é algo que o mercado tem uma carência no ramo de sinalização digital em geral. Trouxemos novidades para a feira, como a demonstração de um software de realidade aumentada, inédito no Brasil, além de uma vending machine e outras soluções, como a nossa especialidade, que são as plataformas computacionais".
A feira contou com lançamentos de produtos e tecnologias, como no caso da The Pole Society. O diretor de marketing Carlos Felipe dos Santos Rocha fala sobre a BSE 2014: "Para nós da The Pole Society da América Latina a feira foi um sucesso. Nosso stand ficou lotado durante os dois dias. Este foi o primeiro evento do setor na América Latina e temos certeza que será o primeiro de vários. Trouxemos, juntamente com nossos parceiros, a nossa plataforma mundial e fizemos, aqui na feira, o lançamento na América Latina, com objetivo de democratizar a mídia digital".
A Comunicar TI também aproveitou a Brasil Signage Expo 2014 para o lançamento de sua solução, a Comunicar TV: "A BSE foi uma ótima feira e a oportunidade de lançar nosso produto, plataforma desenvolvida em Android na qual trabalhamos por 2 anos. E a feira foi a chance de inserir o produto no mercado. Conhecemos muitas pessoas e empresas que estão em um mercado que cresce muito. Agora é concretizar os negócios que iniciamos na feira", relatou Mario Faber Soares, sócio-proprietário da empresa.
Rafael Oliveira Alves, diretor da RF Mídia, apresentou seu software na Brasil Signage Expo e também saiu satisfeito: "Ficamos lisonjeados em participar da BSE. É nossa primeira feira. Vimos um grande movimento de pessoas interessadas e já entendidas do assunto, como em mídia indoor. Tivemos grandes empresas no meio, já conceituadas no mercado. Foi um prazer participar; espero que ocorra no próximo ano e tenho certeza que será um sucesso como foi neste ano".
A Novamidia apresentou suas soluções de sinalização digital com mídia indoor e também conquistou resultados interessantes. Márcio Henrique Santos Coqueiro, da área Comercial - Desenvolvimento de Negócios da Novamidia, diz que "a experiência foi muito boa. Tivemos uma receptividade de um público mais focado naquilo em que a gente apresenta. Vai dar muitos frutos futuramente".
O público presente também saiu satisfeito com o que viu na Brasil Signage Expo 2014. O programador Alan Avelar, de São Paulo, considerou interessante a reunião das empresas do segmento: "Vim para saber como funcionam alguns softwares e esta tecnologia que ganha cada vez mais espaço no mercado e veio para ficar. Aqui foi o lugar para certo para quem queria saber mais sobre isso, com muita coisa para se ver".
Paulo Carmo é IT Guest Technologies Innovation na Accor Hotels e fala em como o digital signage colabora no seu setor: "Vim prestigiar a feira para saber o que podemos adaptar para nossos hóspedes. Cada vez mais estamos passando de uma fase guest satisfaction para guest experience, e essas experiências estão cada vez mais focadas em tecnologia. Nesse sentido, estou vendo as soluções disponíveis e estou muito satisfeito com o que eu vi".
Atuando há oito anos no ramo de mídia indoor, o empresário Jeremias Aguiar, de Atibaia (SP), também gostou do que viu: "Temos um aplicativo na área de sinalização digital. Foi a primeira feira que visitamos no Brasil. Os organizadores estão de parabéns e agora esperamos vir aqui na próxima edição, até quem sabe como expositores". Mais informações sobre a Brasil Signage Expo no site: www.brasilsignage.com.br e na página do Facebook: www.facebook.com/BrasilSignageExpo.