03 de setembro de 2015
Brasil Signage Expo 2015 reforça posição de maior feira do setor na América Latina
Press Communications
A Brasil Signage Expo 2015 marcou sua posição como o maior encontro focado em digital signage e DOOH (digital out of home) da América Latina. Durante os dois dias de feira, passaram pelo Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, 2515 visitantes, número maior do que o registrado em sua primeira edição.
A feira deste ano provou novamente contar com um público qualificado, visitante tomador de decisão que vai à feira sabendo o que busca e pronto para fechar negócios. Empresários de diversos setores lotaram os corredores e conferiram as novidades em software, hardware e conteúdo para a implementação em suas empresas.
O Congresso ABMOOH ampliou o sucesso da edição passada. Com auditório maior do que em 2014, novamente o público lotou todo o espaço do primeiro ao último minuto, reforçando o êxito absoluto da parceria entre Brasil Signage Expo e ABMOOH (Associação Brasileira de Mídia Out of Home). No segundo dia, o Congresso Internacional Brasil Signage, com patrocínio da BroadSign, alcançou resultados positivos. Importante ressaltar que ambos os Congressos são gratuitos ao público, reforçando o compromisso da APS Feiras e FESPA com o crescimento do mercado.
Para o diretor da APS Feiras, Alexandre Keese, o balanço da Brasil Signage Expo 2015 é excepcional. "Tivemos uma visitação extremamente expressiva e o que foi elaborado em todo o decorrer deste ano, desde a primeira edição até esta segunda, foi trazer um público de qualidade, e conquistamos o resultado. Conversamos com os expositores e eles estão muito felizes com a qualidade do público, que veio disposto a fazer novos negócios, buscar novas soluções e inovar com digital signage. Para todo o time da APS é um grande orgulho ver a realização da Brasil Signage Expo e sentir o sucesso da feira e de todos os expositores".
Keese reforça os resultados de uma parceria bem sucedida: "A Brasil Signage hoje trabalha muito próxima da ABMOOH, que é a associação que conduz esse meio. Temos uma preocupação em tornar o mercado cada vez mais profissional e forte, colocando a informação de forma correta para que ela não se perca no meio do processo. Acredito que a feira é um encontro de profissionais e do mercado com as soluções disponíveis. Isso faz com que nosso mercado cresça de forma profissional. A Brasil Signage Expo hoje é a plataforma perfeita para isso". A próxima edição já tem data para acontecer: 14 e 15 de setembro de 2016, novamente no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.
Resultados positivos em feira e congressos comprovam força de parceria
Ubiratan Macedo, o Bira, é diretor-executivo da ABMOOH, responsável pelo Congresso ABMOOH. Ele destacou os resultados ainda mais positivos deste ano: "A Brasil Signage Expo 2015 foi muito boa. Se no ano passado já tinha sido boa, este ano foi melhor ainda. Tivemos mais gente do que no ano passado. Nosso Congresso também foi melhor do que no ano passado. Progredimos em todos os níveis. No Congresso, de um lado conseguimos aprofundar o conteúdo, que teve uma eficiência maior e agradou mais. De outro, o auditório - maior do que no ano passado - ficou lotado o dia inteiro, da primeira até a última palestra".
Para o diretor-executivo, a parceria entre ABMOOH e Brasil Signage Expo é positiva: "É muito bom para o mercado ter uma feira. Até ano passado as pessoas imaginavam coisas sobre o mercado, mas não havia uma feira que congregasse e pudesse transformar isto em um ponto de encontro. Se a feira deste ano foi melhor do que a do ano passado, só podemos dizer que está contribuindo e muito para o mercado".
O Congresso ABMOOH serviu para identificar demandas, como explica Lyzbeth Cronembold, da Band Outernet: "A importância do congresso no setor de mídia out of home é algo muito significativo, pois queremos profissionalizar o setor cada vez mais. Com auxílio da ABMOOH, elaboramos com muito cuidado e cautela o que a gente podia oferecer ao mercado, com temas ao mesmo tempo interessantes e úteis dentro da produção do conteúdo e dentro do segmento que a gente atua. O que mais queríamos é, além de profissionalizar e mostrar inovação, é ouvir o que as pessoas querem do segmento. Por isso, criamos na associação a Câmara de Tecnologia, que tem como foco oferecer ao mercado conteúdo diferenciado. E a feira ajuda nesse processo".
Sobre a feira, Lyzbeth ressalta: "A feira se faz muito importante para descobrir quem são os players e o que eles trazem de novidade. Muitos vão para fora e trazem através de parcerias soluções diferenciadas ao mercado brasileiro. Então esta feira tende a mostrar ao público o que há de novo no mundo".
"A Brasil Signage é uma ótima oportunidade para conhecer as novidades do mercado, trocar informações, fazer contatos, entender um pouco as exigências do público e como as empresas estão se atualizando. Depois do sucesso do ano passado, nossa expectativa é muito alta para este ano. Todos os fatores contribuem para superarmos, e além disso, temos um cenário cada vez mais desafiador: o crescimento do mercado, as agências cada vez mais criativas, campanhas cada vez mais engajadoras, um consumidor mais exigente e ativo", afirma Monica Lamas, presidente da ABMOOH.
Responsável pelo keynote internacional, Rodolfo Saccoman, da AdMobilize, falou sobre sua vinda para o país: "Foi fantástico vir ao Brasil. Feira como esta, bem organizada e com os principais players, é importante porque além do networking, você aprende sobre a indústria e a visão do que ela pode ser. Para nós da AdMobilize é muito importante estar aqui. Tem muitos players importantes, pequenos empreendedores tentando entrar no espaço, o que impulsiona os grandes players a pensarem diferente. Senti uma vibração muito otimista. É um momento importante para a indústria inovar".
Palestrante do Congresso ABMOOH, Lúcio A. Correia, da Ótima, enfatiza o crescimento da iniciativa: "Quero dar parabéns pelo Congresso e pela feira. É uma iniciativa super importante para o setor de digital out of home e para a parte de tecnologia de digital signage no Brasil. Fiquei feliz e surpreso pelo tamanho da feira; ela já começa a tomar um corpo importante para nosso segmento. O Congresso está muito movimentado, está cheio de gente. Estou feliz de poder participar e contribuir, esperando que toda a estratégia de mídia exterior cresça juntamente com o Congresso".
A diretora de marketing e desenvolvimento de negócios da BroadSign Stephanie Gutnik, Conference Sponsor do Congresso Internacional, conta que, "como fornecedora de soluções de mídia digital, é de responsabilidade da BroadSign equipar nossos clientes com as ferramentas que eles precisam para executarem suas redes com maior eficiência. Como um orgulhoso Conference Sponsor, acreditamos que os outros participantes sintam a mesma coisa, apresentando uma oportunidade para os fornecedores e operadores de rede discutirem como nós podemos colaborar para mover o DOOH brasileiro à frente".
Sobre os congressos, Alexandre Keese considera uma fonte riquíssima: "A partir deles conseguimos disseminar a informação e compartilhar conhecimento. A tecnologia muda a cada dia mais, e a oportunidade para entender o que está acontecendo é aqui, e depois buscar a solução perfeita com nossos expositores. Vimos pessoas de todos os lugares do mundo, palestrantes internacionais e tecnologias lançadas aqui na feira. O conteúdo transmitido no Congresso é algo que o profissional precisa pagar para ter acesso em outros países. Aqui, o conteúdo é oferecido gratuitamente aos visitantes. Uma oportunidade única no mercado".
Expositores renomados internacionalmente destacam visitantes focados da Brasil Signage Expo
A Brasil Signage Expo já é conhecida do mercado por reunir as marcas líderes do segmento de digital signage e DOOH, levando ao visitante sempre a melhor solução disponível no mercado. Em 2015, estiveram presentes marcas de renome nacional e internacional que através de seus representantes e executivos apresentaram soluções criativas, modernas e flexíveis para sinalização digital.
Jose Avalos, Director Visual Retail da Intel Corporation, frisou a importância da Brasil Signage Expo para o mercado de digital signage: "É uma feira que reúne todos os diferentes players da indústria. Companhias de hardware, software, integradores de sistemas, fornecedores de serviços. É um importante fórum para os players da indústria estarem juntos, compartilhando ideias e falando sobre como avançar em seus negócios no Brasil".
Avalos destaca o quanto a feira pode colaborar para o empresário: "Estamos vendo realmente importantes tendências de digital signage que estão guiando o mercado. Uma das tendências que estamos vendo aqui é que o custo da computação está significativamente mais baixo. Nos últimos 10 anos, o custo da computação caiu 60 vezes. Isto está tornando o digital signage mais lucrativo. Outra tendência é que os consumidores querem experiências e soluções adaptadas às suas necessidades e desejos. Digital signage pode fornecer experiências no ponto de venda que são altamente interativas, bem relevantes ao consumidor e divertidas. Por isso o digital signage é tão importante e esta feira é tão importante".
O gerente geral de System Solution da Panasonic, Fernando Guerra, falou sobre estar na feira, em parceria com a Leyard: "Foi uma experiência muito positiva. Pela primeira vez conseguimos demonstrar ao público nacional a mudança da estrutura da Panasonic, principalmente para este mercado de mídia digital; o conceito de integradora de soluções e não só fabricante; o de prover soluções completas aos clientes finais. E a feira foi uma oportunidade muito interessante para mostrar pela primeira vez isto ao público, com soluções completas Panasonic e Leyard para várias verticais: varejo, hotéis, hospitais, mercado financeiro, todas voltadas em mídias digitais".
O CEO da Leyard, Orlando Custódio, reforça o saldo positivo da parceria na Brasil Signage Expo 2015: "A feira foi muito boa para a Leyard. Tivemos inúmeros clientes e visitantes no stand. Apresentamos nossas soluções mais modernas em painéis e displays de LED. Estamos com produtos inovadores como telas de 1.9 mm. Nossa aparição junto com a Panasonic vem para apresentar ao mercado as soluções completas, agregando as soluções Panasonic e Leyard. Posso dizer com muita franqueza que o que há de mais moderno está aqui. A feira é uma iniciativa muito importante porque o nicho digital signage tem muito a crescer, há um grande campo pela frente e é uma oportunidade imensa dos clientes visitarem o que a feira proporciona e o que os fornecedores oferecem aos clientes finais, integradores e distribuidores".
A BroadSign veio ao país como Conference Sponsor da Brasil Signage Expo e novamente teve êxito: "Da mesma forma que no ano anterior, a feira no geral foi um sucesso para a BroadSign. Reencontramos nossos clientes no Brasil, são cerca de 5 mil players espalhados pelo país. Foi uma oportunidade de conhecer novos prospects para apresentar nossa solução. Achamos importante trazer um pouco da experiência internacional da BroadSign ao mercado nacional de sinalização digital. Aprendemos com erros mundo afora e trazemos os acertos para o Brasil. Então a feira foi muito proveitosa para a BroadSign", diz Arlindo Vieira, especialista de produto da BroadSign.
Avanço da Brasil Signage Expo é comprovado pelos expositores
O fundador da Progic, Igor Gavazzi Vazzoler, revelou o trabalho contínuo desde a primeira edição da feira: "Estou positivamente surpreso, o público compareceu em peso. Instalamos seis pontos de demonstração e toda hora todos estavam ocupados. Isso nos mostra que a feira é um sucesso. Ano passado participamos e fizemos contatos que geraram negócios depois. A feira se pagou muito rápido. Foi fácil decidir participar novamente pela experiência que tivemos. O público é muito focado e especializado em nosso setor, de muita qualidade, e conseguimos gerar negócios aqui".
Giovanni Maddaloni, CEO da GM7, também destaca o quanto a primeira edição foi fundamental: "É importante resgatar o trabalho feito pela organização ano passado, quando não paramos, com um fluxo sem parar no stand e na feira como um todo, quando vimos que muita gente estava interessada em ser parceiro e comprar produto. Com isso, fizemos com que esse ano fosse possível investir. E a feira foi ótima, com fluxo cheio o dia todo, pessoas realmente interessadas no mercado de digital signage, como museu, varejo, recursos humanos e conteúdo. Nossa ideia é promover esta cultura de vender soluções, criando com inteligência projetos que gerem resultados no ponto de venda ou dentro da empresa. Temos uma expectativa de fechar ainda mais negócios do que no ano passado".
A parceria com Intel, AdMobilize e outras empresas internacionais geraram bons frutos para a OrionPC, como declara Edson Conti: "Foi muito importante estar aqui novamente. Trouxemos novidades para o mercado, como uma aliança muito importante com a Intel, apoiando no desafio de trazer soluções para o digital signage. Outros parceiros também estiveram em nosso stand. A feira foi realmente muito boa".
Paulo Eduardo Mello Jr., diretor do 4YouSee, é mais um empresário que ressalta o avanço da feira: "A Brasil Signage Expo é sempre muito gratificante para o 4YouSee. Ano passado estivemos na primeira edição e neste ano não seria diferente. Acreditamos que um dos melhores investimentos a serem feitos no segmento é participar de uma feira como a Brasil Signage Expo".
Diogo Souza, da Info3 Technology, destaca o público de qualidade da Brasil Signage Expo: "A feira foi bem legal, com bastante movimento. Estamos com várias novidades. É importante ver gente realmente interessada no que a gente faz. A Brasil Signage Expo é bem segmentada mesmo, com pessoas especialistas no ramo de digital signage que vêm para ver as novidades do setor. Estamos fazendo muitos contatos e o resultado vai ser promissor".
Lançamentos e inovação com resultados
A Brasil Signage Expo 2015 reforçou seu papel de palco para a inovação em digital signage. Nos stands, diversos lançamentos e produtos únicos foram expostos, como o robô interativo da Future Robot. O diretor comercial Márcio Melo frisa: "O público está bem específico. Como essa feira é focada em determinada área, estamos conseguindo atingir exatamente nosso público-alvo, clientes potenciais que utilizam nossos produtos, são compradores de nosso serviço. Estou satisfeito, o movimento foi significativo e atendeu a nossa expectativa".
A Nomadix veio da Escócia para mostrar sua inovação. Para Jonathan Kemp, "podemos dizer que a feira foi fantástica. Tem muitas opções e os stands tem muita coisa a oferecer. Estamos bem felizes com a feira. Trouxemos digital signage interativo usado na Europa e inédito no Brasil".
A feira foi o palco de lançamento do YouPlugy: "Tivemos um resultado muito positivo. Recebemos visita de vários representantes e clientes de todo o país conhecendo o produto. Visitamos a Brasil Signage Expo ano passado como visitante e ela vai se tornando uma referência, por isso escolhemos a dedo a feira para lançar nosso produto", comenta Adriano Gonçalves Lopes, sócio-fundador do YouPlugy.
A OnSign TV também usou a feira para lançamentos com êxito. Segundo Ricardo Teixeira, New Business Development da OnSign TV, "Foi muito interessante participar da Brasil Signage Expo 2015. Temos uma atuação forte pelo mundo e é a primeira participação formal no Brasil. O resultado foi muito bom ao apresentar as tecnologias que tínhamos como novidades, como a integração de nosso sistema de controle de senha e solução de reconhecimento facial".
Lançamento positivo também no stand da Multitoky, como conta o gerente comercial Marcos Costa: "Foi um resultado muito positivo. Fizemos vários contatos, networking muito bom, me surpreendeu. Vemos que os empresários e o mercado estão ávidos por novidades e por soluções dos problemas. A Multitoky e outros players trouxeram isto para o mercado".
Outros expositores tiveram a mesma visão, como Cristiano Mazza, gerente de desenvolvimento da AV Life: "Foi bem interessante. Teve uma boa movimentação. Muita gente nova, começando no mercado, e isto foi importante para apresentar as nossas soluções"; Thales Dantas, da DSME: "A Brasil Signage Expo foi uma ótima experiência. Vimos bastante gente e mais do que isso: muita gente qualificada para fazer negócio, interessada realmente em evoluir com o ramo no Brasil" e Flávio Malvar, coordenador comercial da InfocoLED: "A feira foi ótima, superou as nossas expectativas. Atendemos muitos clientes potenciais e pessoas realmente interessadas em nossos produtos".
Os destaques do evento foram: 4YouSee, ABMOOH, AdMobilize, AV Life, BlueTech, BrandFirst, BroadSign, Discabos, DSME, Future Robot, GM7, Infoco LED, Info3, InfoTV, Intel, Inviron, Kogra, Kontech, LedWave, Leyard, LG, Multitoky, Nomadix, Novamidia, OnSign TV, OrionPC, Panasonic, Progic, RioBooks, Seven Digital, Spider, TSD-Tech, VIA, YouPlugy, Zytronic e muitas outras. No Congresso, outras marcas estiveram presentes através de seus representantes, como Band Outernet, Caldera, Connect & Media Business, dntv, Elemidia, Onbus e Otima.
Visitantes ressaltam alta tecnologia e diversidade de soluções
Tecnologia de ponta, lançamentos exclusivos, novos produtos e soluções criativas. Os visitantes da Brasil Signage Expo que lotaram os corredores do Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte vislumbraram incríveis opções de investimento durante a feira e aproveitaram para fechar importantes negócios.
Ricardo Peternella de Souza, de São Paulo/SP, é publicitário e representante de vendas na área de tecnologia: "É o segundo ano que participo da feira. Venho para ver as novidades de digital signage. Minha intenção é entrar neste mercado que é bem promissor e com boas oportunidades. A ideia é estabelecer parceria, gerar negócios, e a feira se propõe a isso, congrega os principais players do setor e por isso venho todos os anos na feira".
O empresário José Correia de Moraes Filho, de Salvador/BA, veio à feira para fazer negócio: "Fiquei muito surpreso com as novidades, os painéis de LED. Já estou fazendo negócio. Ajuda muito em meu negócio, trabalho em comunicação. Não vivemos sem tecnologia e quero ver a tecnologia voltada para mídia. Quero buscar futuros parceiros".
José Maurício de Souza Mendes, da UCI Cinemas, veio do Rio de Janeiro/RJ para encontrar soluções: "Trabalho com cinema, sou exibidor. As soluções da feira ajudam muito na divulgação de nossos trailers, em bomboniere e nas bilheterias. Foi bem interessante, há muitos produtos que vão agregar em nosso negócio. É a primeira vez que participo, mas daqui para frente vou participar mais vezes".
Conhecimento e inovação são os objetivos da visita do publicitário Halysson Rezende, de Ituiutaba/MG: "Vim ano passado e este ano há ainda mais inovações. Fiz mais contatos, conheci empresas de startup que apresentaram ideias que servem para nós implantarmos em nosso mercado. A feira teve um bom crescimento e acredito que na próxima edição será melhor ainda. Participei de palestras e reuni informações úteis paro o dia a dia. A presença valeu muito".
O mesmo pensa Ivo Carvalho, diretor comercial do Rio de Janeiro/RJ: "Foi muito engrandecedor ter vindo aqui. O intuito é conhecer novas tecnologias e novas opções de trabalho. Pude identificar aqui muitas opções de novos fornecedores e tecnologias. Foi muito interessante ter vindo".
A possibilidade de encontrar soluções antes só vistas fora do país foi o que levou o empresário da área de varejo Ângelo Whosoever, de Brasília/DF, a estar na feira: "Sou um frequentador de feiras no exterior e estou vendo aqui coisas que eu só via lá fora. E vir numa feira dessas deixou muito feliz pois vamos conseguir usar esta tecnologia, através de empresas que estão importando de uma forma mais fácil e aplicável ao mercado; ver tudo isso acontecendo é muito bom e por isso gostei bastante da Brasil Signage Expo".
O diretor de planejamento de Rio Claro/SP, Edson Cândido Correia, destacou as novidades tecnológicas: "Temos uma empresa no setor de mídias, então queremos ver o que temos de novidade no mercado para aplicar no segmento de padarias no interior do estado. Vimos muitos softwares modernos, muita evolução de um ano para cá". Pensamento semelhante do editor Adriano Conceição, de São Paulo/SP: "Achei a feira muito importante pelas soluções de interatividade trazidas pelo digital out of home. Está vindo forte para o Brasil e vejo esta área muito relevante para a cidade. Fiquei surpreso pela automação em engenharia de software, que é o que faz a interatividade acontecer".
Brasil Signage Expo segue seu trabalho intenso o ano todo
A Brasil Signage Expo já anunciou a edição 2016, nos dias 14 e 15 de setembro, novamente no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. O trabalho não para. O site da Brasil Signage Expo segue publicando com frequência notícias sobre o mercado e expositores da feira, assim como as redes sociais, em especial a página no Facebook: facebook.com/BrasilSignageExpo.