14 de outubro de 2014
Campanha sobre uso de produtos certificados FSC® ganha adesão nas redes sociais
Assessoria de Imprensa
A campanha digital lançada pelo IMAFLORA, que visa sensibilizar consumidores e empresas para a origem do que consomem ou produzem, vem ganhando grande adesão nas redes sociais. Em uma semana, foram quase cem novos participantes a cada dia, na fan page Eu uso produto FSC®, do Facebook. Muitas postagens também foram reproduzidas, espontaneamente, no twitter: “A campanha tem mobilizado os mais variados públicos como escolas, associações, empresas e consumidores e tem despertado o consumidor para reconhecer os produtos FSC em suas casas e no seu dia a dia, como lápis, livros, acessórios para cozinha, materiais de papelarias, dentre outros” , diz Daniele Rua, Coordenadora Sênior de Cadeia de Custódia.
Até o próximo dia 19, consumidores e empresas estão convidados a participar, postando, uma foto ou um vídeo, mostrando o selo FSC®, além de incluir uma frase sobre a contribuição do produto com essa certificação socioambiental.
A iniciativa do IMAFLORA integra a celebração do FSC Friday, promovido anualmente pelo Forest Stewardship Council® (em português, Conselho de Manejo Florestal) e que chama a atenção para a importância da conservação das florestas e do manejo responsável. Com a campanha, a organização pretende contribuir para despertar a consciência da sociedade para a origem daquilo que consome, o impacto provocado por suas escolhas sobre os recursos naturais e a possibilidade de contribuir positivamente para o meio ambiente a partir de suas opções de compra.
A íntegra do regulamento, com ações diferenças para pessoas físicas e jurídicas, pode ser consultada aqui.
A comissão julgadora, composta por Mário Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, Caio Magri, diretor executivo de operações, práticas empresariais e políticas públicas do Instituto Ethos, Flávia Ferros, coordenadora de comunicação do FSC Brasil e Marco Lentini, coordenador do Programa Amazônia, do WWF vai escolher as peças mais criativas e que comuniquem melhor as garantias da certificação, a partir de uma seleção prévia , entre as que receberam mais’ curtidas” do público.
A contribuição
O selo FSC® estampado nos produtos ou embalagens dos produtos é o resultado final de um longo processo, no qual foram respeitados requisitos sociais e ambientais e a madeira extraída da floresta foi manejada de maneira a não comprometer o ecossistema.
Entre os Princípios e Critérios ambientais e sociais que devem ser cumpridos pelos empreendimentos certificados, e que são exigidos, e verificados em campo, por meio de auditoria, estão: a prática de manejo que conserve a biodiversidade, os recursos hídricos, o solo, os direitos dos povos indígenas, as boas relações com as comunidades locais, a manutenção e ampliação do bem- estar dos trabalhadores florestais.
A certificação FSC® se aplica a empresas ou pessoas que atuem na extração, produção, industrialização ou comercialização de produtos de origem florestal, seja natural ou plantada. Uma vez auditadas e comprovadas as práticas exigidas pelo FSC®, o empreendimento recebe a certificação e pode utilizar o selo, que identifica esse processo, em seus produtos.
A íntegra desses Princípios e Critérios pode ser conhecida aqui.
Sobre o Imaflora
O Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agropecuário. Com atuação nacional e participação em fóruns internacionais, foi fundado em 1995 e tem sede em Piracicaba, interior de São Paulo.
Saiba mais em www.imaflora.org