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06 de agosto de 2014

Cartão material escolar é alternativa para melhorar vendas das papelarias

Primeira Página

O atraso na entrega dos kits escolares para alunos da rede pública de vários municípios brasileiros, no início deste ano, evidenciou mais uma vez os problemas desta prática. Ao adquirir via licitação e distribuir caderno, lápis, caneta, borracha, régua e outros artigos básicos a milhares de crianças, a administração pública centraliza a renda em vez de distribuí-la entre toda a cadeia produtiva: fabricantes, distribuidores e varejo.

Entidades ligadas ao setor – ABFIAE (Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares), ABIGRAF (Associação Brasileira das Indústrias Gráficas), SIMPA (Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria do Estado de São Paulo) e Brasil Escolar – Rede Nacional de Papelarias, ADISPA (Associação dos Distribuidores de Papelaria), e FACESP (Federação dos Associados Comerciais do Estado de São Paulo) – propõem uma alternativa.

Chamada de Cartão Material Escolar, consiste na concessão de um crédito pelos governos aos alunos para que possam adquirir seu material escolar diretamente em papelarias cadastradas. Além de incentivar o comércio local, com a consequente geração de renda, manutenção do emprego e aumento na arrecadação, a proposta aponta como vantagem a promoção da cidadania: ao adquirir o próprio material escolar, na qualidade e quantidade desejada, o aluno exerce sua liberdade de escolha e direito de compra.

Experiências bem sucedidas

Pela relevância do tema para toda a cadeia do setor de papelarias, o Cartão Material Escolar abre o segundo dia do Ciclo de Palestras Escolar 2014, que integra a programação paralela da feira Office Brasil Escolar 2014, entre os dias 11 a 14 de julho, em São Paulo.
O responsável pela palestra, Ricardo Carrijo, da área de Relações Institucionais da ABFIAE, adianta que vai apresentar aos participantes os conceitos básicos do cartão, seu funcionamento na prática e as experiências bem sucedidas em Brasília e outros municípios, como Agudos, Campos do Jordão e Salto, em São Paulo, e Serra, no Espírito Santo, entre outros que já adoraram este sistema.

“Ainda existe desconhecimento por parte de muitos donos de papelaria quanto às vantagens do Cartão Material Escolar”, destaca Carrijo. Ele lembra que em municípios pequenos, os lojistas muitas vezes podem ser propagadores desta prática e instrumento de pressão junto ao poder público local para sua adoção.

Carrijo ressalta que as entidades envolvidas na implantação do Cartão Material Escolar vêm atuando junto aos governos das três esferas para demonstrar a eficácia desta alternativa aos kits escolares. “Normalmente, a ideia é bem aceita pelos gestores públicos. A maior dificuldade é contornar os obstáculos burocráticos para sua implantação”.

 

Ciclo de Palestras

O Ciclo de Palestras integra a programação paralela da Office Brasil Escolar a fim de reforçar o caráter de realização de negócios da feira. Neste ano, serão abordados seis temas importantes para a gestão dos pontos de venda, tendo o Cartão Material Escolar como destaque.
Complementa a programação paralela o Seminário de Educação, realizado pela ABIGRAF São Paulo e Francal Feiras, promotora da Office Brasil Escolar, para resgatar a presença de profissionais da área educacional na feira, importante público formador de opinião e de decisão na escolha do material escolar em suas instituições de ensino.

 

Sobre a feira

A Office Brasil Escolar é a principal plataforma dos negócios do setor de papelarias e promove o encontro entre expositores nacionais e estrangeiros e lojistas do Brasil inteiro. Esta edição, que acontece de 11 a 14 de agosto no pavilhão do Anhembi, em São Paulo, reúne 180 expositores em uma área total de 30 mil m2. Alguns dos principais fornecedores de material escolar, de escritório e papelaria do País apresentam suas novidades para abastecer os diferentes tipos de estabelecimentos que compõem o varejo de papelarias. São aguardados entre 20 mil e 25 mil visitantes profissionais do Brasil e de outros 30 países.

 

Salão Internacional de Tecnologia e Acessórios para Celulares

A popularização dos celulares, smartphones e tablets aumentou a demanda por acessórios para estes aparelhos nas papelarias. Em razão disso, o Salão ExpoCell – Salão Internacional de Tecnologia e Acessórios para Celulares acontece de forma integrada à Office Brasil Escolar 2014, visando a oferecer esses produtos às papelarias e varejo em geral.

 

Sobre a Francal Feiras

Uma das maiores promotoras de eventos de negócios da América Latina. Suas feiras reúnem anualmente 3.000 empresas expositoras, ocupam 285.000 m² de área de pavilhão e recebem em torno de 250.000 visitantes. Em 2014, a empresa completa 46 anos de atuação no mercado, reconhecida pela alta qualidade que imprime a seus eventos. O portfólio da Francal Feiras contribui diretamente para o desenvolvimento de 15 importantes segmentos da economia nacional.

 

SERVIÇO:
OFFICE BRASIL ESCOLAR 2014 – 28ª Feira Internacional de Produtos para Papelarias, Escritórios e Escolas

Data: 11 a 14 de agosto
Horário: das 13h às 21h (dia 14, das 13h às 19h)
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Promoção e organização: Francal Feiras
Patrocínio: ABIGRAF São Paulo – Associação Brasileira da Indústria Gráfica
Apoio: Brasil Escolar – Rede Nacional de Papelarias; SIMPA – Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região; e ADISPA – Associação dos Distribuidores de Papelaria.
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.officebrasilescolar.com.br
Twitter: @OfficeEscolar
Facebook: officepaperbrasil
Google+: Office PaperBrasil Escolar

ENTRADA GRATUITA E RESTRITA AOS PROFISSIONAIS DO SETOR.