05 de setembro de 2016
Concurso Theobaldo De Nigris, um show de design e criatividade
Abertas as inscrições para a maior premiação do setor na América Latina
Ricardo Viveiros - Oficina de Comunicação
O Concurso Latino-Americano de Produtos Gráficos Theobaldo De Nigris é importante vitrine da criatividade e arte dos publicitários e designers, bem como da eficácia do marketing no País.
Para concorrer, os trabalhos poderão ser apresentados diretamente pelas gráficas, editoras, agências de publicidade, designers e anunciantes. Concorrem peças produzidas entre 1o. de agosto de 2015 e 31 de julho de 2016, as inscrições vão até até 9 de setembro.
Os produtos vencedores do troféu “Gráfica Ouro” concorrerão automaticamente ao Concurso Internacional Premier Print Awards, considerado o mais importante do mundo, organizado pela Printing Industries of America (PIA).
A cerimônia de premiação do XXIII Concurso Latino-Americano de Produtos Gráficos Theobaldo De Nigris será realizada em 16 de fevereiro de 2017, em Fort Lauderdale, Flórida, nos Estados Unidos.
A realização do concurso é da Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica – Conlatingraf, com coordenação da Printing Association of Florida - PAF, e promoção e coordenação da Associação Brasileira da Indústria Gráfica – ABIGRAF Nacional.
Provocação criativa
O presidente da ABIGRAF Nacional, Levi Ceregato, salienta ser importante a participação das agências de publicidade e comunicação, bem como empresas de design. “Existe grande sinergia entre os profissionais de criação e designers e as gráficas, que têm conseguido traduzir nos materiais impressos toda a criatividade dos profissionais brasileiros”.
Para Levi, a qualidade dos profissionais brasileiros que atuam na comunicação empresarial é muito importante para valorizar o produto gráfico. “Felizmente, temos tecnologia e know-how nas nossas gráficas para responder à altura a essa positiva provocação criativa. Hoje, a tecnologia de impressão e o expertise das gráficas permitem atender aos mais inusitados e complexos projetos de peças gráficas”.
Categorias
Os jurados do Concurso Theobaldo De Nigris são indicados pelo país organizador de cada edição e não podem ocupar cargos de nenhuma espécie em empresas participantes do concurso. São profissionais com experiência comprovada dos segmentos de design, pré-impressão, impressão e acabamento. Para o julgamento são considerados os seguintes fatores: qualidade do projeto gráfico (arte e design); qualidade da pré-impressão; qualidade de impressão; e qualidade de acabamento em geral.
As 82 categorias do Concurso Theobaldo De Nigris são as seguintes: Volantes, dípticos, tríticos e dobráveis; Pastas; Folhetos; Catálogos; Livros; Revistas; Encartes; Anuários, Relatórios de negócios e Livros Institucionais; Materiais ponto de venda (display); Anúncio, cartazes, pôsteres; Cartões, convites e programas; Calendários; Serigrafia; Flexografia; Sacolas impressas em qualquer material e/ou sistema de impressão; Conjunto gráfico; Rotogravura; Guias especializados; Papelaria personalizada e de empresa; Embalagens dobráveis; Agendas, cadernos; Impressão de segurança; Jornais e diários; Rótulos; Produtos próprios; Especialidade Miscelâneas; Menção honrosa aos produtos com inovação; e Estudantes.
Ganhando fora de casa
Levi Ceregato salienta que na XXII edição, cuja cerimônia de premiação ocorreu em 1 de outubro de 2015, no Rio de Janeiro, o Brasil foi o maior vencedor do Concurso, com 129 prêmios, sendo oito deles o “Gráfica de Ouro”.
Participaram nove países, representados por 112 indústrias gráficas, com 662 produtos inscritos. “Fomos muito bem jogando em casa. Agora, será preciso vencer também no exterior”, enfatiza o presidente da ABIGRAF Nacional.