25 de fevereiro de 2016
Cresce adesão ao Cartão Material Escolar em todo o País
Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos
Modalidade substitui o atual sistema de compras governamental, restaura a cidadania de pais e alunos e distribui a renda entre toda a cadeia de produtos para papelaria. Feira Escolar Office Brasil, de 7 a 10 de agosto, é o principal evento brasileiro para abastecer o varejo em quantidade e variedade a fim de atender o aumento da demanda.
Ainda que em ritmo menor do que o desejado, a adesão ao Cartão Material Escolar em diferentes regiões brasileiras vem sendo motivo de comemoração entre as papelarias. Na prática, o sistema substitui o atual processo de licitação e distribuição governamental de material escolar para os alunos da rede pública de ensino.
Em vez disso, é concedido um crédito para que estes alunos adquiram seu material diretamente de papelarias cadastradas. Uma das maiores vantagens do Cartão Material Escolar é que ele promove a cidadania e eleva a autoestima ao permitir que crianças, jovens e seus pais exerçam a liberdade de escolha e direito de compra.
"Tempos atrás, aquele momento de comprar o material escolar para a volta às aulas era aguardado com expectativa pelas crianças. Era ali que começava o comprometimento dos pais com a educação de seus filhos. O poder público, ao concentrar as compras no sistema de licitações, tirou o movimento do varejo de papelarias", comenta Ricardo Carrijo, diretor de Relações Institucionais da ABIGRAF e da ABFIAE.
Estimular a economia local
Além do aspecto social, o Cartão Material Escolar traz uma série de benefícios econômicos. Ao retirar do governo e transferir para pais e alunos a responsabilidade sobre a aquisição do material, o cartão traz de volta para as papelarias a operação da venda. Com isso, distribui a renda entre varejo, fabricantes, distribuidores e representantes comerciais, estimula a economia local, a manutenção do emprego e o aumento da arrecadação.
Hoje, o sistema encontra-se implantado em todo o estado do Maranhão, no Distrito Federal, nas cidades de Poços de Caldas e Formiga (MG) e nos municípios paulistas Agudos, Salto e Capivari. Sorocaba, Marilia, Assis e Cruzeiro (também em SP) e outros municípios do Brasil encontram-se em diferentes estágios de discussão e aprovação do uso do Cartão Material Escolar.
À medida que a adoção desse sistema potencializa os negócios das papelarias, cresce também a necessidade de estes estabelecimentos se abastecerem em quantidade, variedade e lançamentos para atender a nova demanda. Só no Estado de São Paulo, a implantação do Cartão Material Escolar teria impacto direto nas vendas de mais de 20 mil papelarias.
Frente a esta nova oportunidade, a Escolar Office Brasil - Feira Internacional de Produtos para Papelarias Escolas e Escritórios, que realiza sua 30ª edição de 7 a 10 de agosto, se posiciona como a melhor alternativa para o varejo de material escolar abastecer seus estoques com novos produtos e fazer negócios com as principais marcas deste setor.
"Neste novo cenário, em que as papelarias passam a ter a necessidade de aumentar e diversificar seus estoques, ter acesso a novos produtos e ampliar sua rede de fornecedores, a Escolar tem papel fundamental como principal plataforma de negócios entre o varejo e os expositores", ressalta Abdala Jamil Abdala, presidente da feira.
"O Cartão Material Escolar dará um impulso relevante nos negócios principalmente das pequenas papelarias. Os empresários precisam estar preparados para atender seus clientes, e por isso é de suma importância que compareçam à Escolar 2016", diz Antonio Nogueira, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria do Estado de São Paulo (SIMPA).
O mix da feira, ofertado por mais de 150 expositores, está preparado para atender todo tipo de varejo: de cadernos, materiais escolares em geral, instrumentos de escrita e medição, até tecnologia, presentes, brinquedos educativos e papelaria fina. Para potencializar a visita de compradores ao evento, a Escolar Office Brasil 2016 abre as portas num domingo, quando a maioria dos estabelecimentos comerciais está fechada e o acesso à feira é mais fácil por automóvel ou transporte público.
A Escolar disponibiliza, ainda, conteúdo profissional altamente qualificado, por meio de palestras dirigidas ao varejo, e o Seminário de Educação, orientado aos profissionais deste segmento.
Apoio
A implantação do Cartão Material Escolar conta com o apoio das entidades representativas ligadas aos diversos elos da cadeia produtiva do setor de papelarias: ABFIAE (Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares), ABIGRAF (Associação Brasileira das Indústrias Gráficas), ADISPA (Associação dos Distribuidores de Papelaria), Brasil Escolar - Rede Nacional de Papelarias e SIMPA (Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria do Estado de São Paulo) -, juntamente com a Fecomércio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de SP) e FACESP (Federação dos Associados Comerciais do Estado de SP).
ESCOLAR OFFICE BRASIL 2015 - 30ª Feira Internacional de Produtos para Papelarias, Escritórios e Escolas
Data: 7 a 10 de agosto (domingo a quarta-feira)
Horário: das 10h às 20h (dia 7, das 12h às 20h)
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Promoção e organização: Francal Feiras
Patrocínio: ABIGRAF São Paulo - Associação Brasileira da Indústria GráficaApoio: ABFIAE - Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório; ADISPA - Associação dos Distribuidores de Papelaria; Brasil Escolar - Rede Nacional de Papelarias; e SIMPA - Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região.
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.escolarofficebrasil.com.br | Twitter: @OfficeEscolar | Facebook: officepaperbrasil | Google+: Office Brasil Escolar
ENTRADA GRATUITA E RESTRITA AOS PROFISSIONAIS DO SETOR