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24 de abril de 2015

Cursos de formação, esforço contínuo e renovação tecnológica

Diretrizes apontadas por Fabio Arruda Mortara, que conectam as faces do mercado com alternativas estratégicas

Mirtes Anjos de Lima, para o Guia do Gráfico

O atual presidente da Conlatingraf - Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica, contou em entrevista exclusiva ao site Guia do Gráfico, quais setores serão priorizadas durante o período que estará a frente da instituição.

Gerar conhecimento mútuo e confiança entre as empresas de diferentes países é a principal perspectiva apontada por Mortara. O incentivo busca conectar o setor e alinhar os diversos meios de produção e informação, para garantir uma sinergia positiva no setor. No campo de capacitação “temos uma situação privilegiada com o SENAI, que possui cursos de formação na área gráfica em diferentes cidades e também uma unidade móvel, o que confere alguma capilaridade a essa formação” disse.

Em incentivo a mão de obra de qualidade, destaca também a Abigraf - Associação Brasileira da Indústria Gráfica “as Abigrafs regionais, são também muito atuantes no sentido de facilitar o contato dos empresários gráficos com as tecnologias mais recentes, seja organizando eventos locais, seja organizando, por exemplo, caravanas para visitar grandes feiras, como aconteceu recentemente com a ExpoPrint Digital ”.

Como esforço contínuo, a necessidade do acesso online ao conteúdo de formação técnica será multiplicada na gestão de Mortara “E-learning é o caminho mais eficiente para disseminar, por exemplo, conceitos comuns de boas práticas de produção”. O presidente destaca a popularidade que estar “em rede” proporciona, “o aumento da oferta de cursos técnicos e de gestão à distância” capacita e divulga, tal como “a ampliação do alcance do Prêmio Theobaldo De Nigris” que incentiva o contato entre os empresários gráficos.

Uma nova iniciativa que visa prover a união do mercado gráfico, é o projeto Producción Más Limpia, que está em construção no âmbito da Conlatingraf e conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) . O objetivo inicial é congregar as associações latino-americanas na elaboração de um guia unificado e atual de produção sustentável, “Os países membros apresentarão estudos setoriais e cases bem-sucedidos, os quais serão analisados com o apoio de um consultor e servirão de base para a elaboração de um manual unificado, com recomendações inicialmente testadas em um projeto piloto envolvendo 15 empresas” concluiu.

Entenda a CONLATINGRAF

Fundada em 1967 a Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica, é uma organização presente nos principais fóruns de negócios do continente.

Já realizou cerca de 78 Assembleias Gerais Ordinárias, 23 Congressos Latino-Americanos, além de 200 resoluções oficiais sobre diferentes temas de interesse. Sempre atuando em defesa da Indústria Gráfica dos países filiados. Investindo em capacitação, tecnologias e em especial no campo de educação, buscando realizar continuamente as tendências de mercado.

A escolha do presidente acontece, de acordo com os estatutos da própria organização onde o corpo diretivo é composto por personalidades das indústrias gráficas, que possuem vasta experiência e expertise no setor e representam melhor os interesses do todo.

O representante brasileiro

Fabio Arruda Mortara, além de presidente da CONLATINGRAF possui vasta experiência no setor gráfico, é presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo (Sindigraf-SP) e country manager da campanha Two Sides Brasi.

Na bagagem, atuou na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, FIESP (2011 a 2015), é membro da Coordenação Nacional do PNBE - Pensamento Nacional das Bases Empresariais e fundador/ sócio-diretor da indústria gráfica Paper Express, empresa pioneira em impressão digital no Brasil. Foi consultor de empresas nas áreas de Marketing e Agribusiness e ocupou cargos de staff e chefia na Bolsa de Valores de São Paulo, Dupont do Brasil, Agroceres e Febraban.