10 de maio de 2022
Dia do Automóvel: Confira as últimas novidades em películas automotivas para proteger e personalizar todos os tipos de veículos
Novas tecnologias ajudam a prolongar a vida útil da pintura, modernizam os carros e bloqueiam os raios UV
Assessoria de Imprensa
Celebrado anualmente em 13 de maio, desde que foi instituído em 1934 pelo então presidente Getúlio Vargas, o Dia do Automóvel coloca em evidência a paixão nacional daqueles que zelam pelos seus bens de quatro rodas. E nesse sentido, quando falamos em cuidados, proteção e customização de veículos, as películas para vidro e envelopamento seguem à frente das tendências, ajudando a conservar tanto a pintura como as estruturas internas.
O que antes era uma simples opção de customização – ainda bastante válida para os amantes de tunning ou que desejam dar uma repaginada no visual do veículo – hoje também é essencial para proteger a pintura de arranhões e outros danos.
Entre as últimas inovações, o destaque fica por conta das películas transparentes autorregenerativas como o Supreme Protection Film X5 (SPF-X5), uma das soluções de películas de proteção de pintura (PPF) da Avery Dennison. Ideal para quem dirige com frequência em estradas, pois o automóvel fica ainda mais exposto a pedras, areia, sal, insetos e outros detritos, a solução ajuda a preservar a condição de fábrica da pintura.
“A solução Supreme Protection Film foi desenvolvida com a mais alta tecnologia e sua propriedade autorregenerativa faz com que arranhões desapareçam em poucos minutos. Pela facilidade de aplicação e remoção, garante a integridade da pintura também ao ser retirada”, explica Marlu Costa, gerente de Produtos Graphics da Avery Dennison para a América Latina.
Entretanto, se o objetivo for unir proteção e personalização*, pela linha Supreme Wrapping Film, a Avery Dennison apresenta tanto opções vintage, com tons pastéis, quanto tonalidades iridescentes, metálicas e bastante ousadas, que mudam de cor de acordo com o ambiente e movimento, pela série Color Flow. “Essa é uma tendência que segue em alta nos últimos anos, bastante procurada pelos fãs da customização. Um aspecto interessante da Supreme Wrapping Film é que é possível mudar completamente a aparência do veículo, com a frequência que desejar, pois a linha conta com tecnologia de fácil aplicação e remoção, sem danificar a pintura original”, destaca Costa.
Proteção para os vidros
Quanto às películas para vidros, entre as soluções de window film da marca, a linha AD PRO® contempla películas refletivas profissionais para janelas automotivas, que oferecem um desempenho excepcional de rejeição de calor em virtude da alta tecnologia de metalização e pigmentação. A solução permite o bloqueio de mais de 99% da radiação UV que, além de proteger contra os riscos à saúde do motorista, também protege contra o desbotamento do interior do veículo. A gama é composta por diferentes especificações: AD Pro 15, 20, 30 e 35, e AD Shield Pro 70, que vão de 17% de luz visível, transmitida até 74%, respectivamente.
“Os produtos Avery Dennison contam com nanotecnologia, nano carbono e revestimento cerâmico. É uma camada ultrafina que rejeita muito mais o calor solar, garantindo o conforto térmico no interior do veículo, além de contribuir para a estabilidade de cor do material ao longo tempo, ou seja, a película não desbota e nem fica arroxeada. Outra característica é a melhor visibilidade oferecida ao motorista, mesmo durante a noite, proporcionando mais segurança”, conclui Costa.
*Vale lembrar que, segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), é permitido que o veículo tenha até 50% da sua cor externa alterada. Caso o proprietário queira ultrapassar este padrão, ou até mesmo modificar totalmente a cor da carroceria, é necessário alterar o documento de licenciamento.
Sobre a Avery Dennison
Avery Dennison (NYSE: AVY) é uma empresa global de ciência em materiais, especializada em design e produção de uma grande variedade de materiais para rotulagem e funcionais. Os produtos da empresa são usados por grande parte das indústrias e incluem materiais auto adesivos, sensíveis à pressão, para rotulagem e aplicações para comunicação visual; fitas e outras soluções para aplicações industriais, médicas e varejo; etiquetas, rótulos e adereços para vestuário; além de soluções de identificação por radiofrequência (RFID) para mercado varejo e outros. Com sede em Glendale, Califórnia, a empresa emprega aproximadamente 35.000 funcionários em mais de 50 países. As vendas reportadas em 2021 foram de 8,4 bilhões de dólares americanos. Saiba mais em www.averydennison.com