07 de dezembro de 2021
Efeito unboxing para encantar clientes
O projeto Pedra Preciosa traz uma proposta inovadora de embalagem de e-commerce e embalagem de luxo para o mercado de perfumes, cosméticos e produtos premium
Margareth Hayasaki, Instituto de Embalagens
O perfume é uma paixão nacional dos brasileiros. A gente adora uma fragrância para uma ocasião especial, para ir à praia ou até na academia. Não à toa, o Brasil é o segundo maior mercado consumidor de perfumes do mundo, segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).
No segmento de perfumes, a beleza da embalagem é tão importante quanto à fragrância. Tem a missão de encantar os consumidores pela emoção, instigando-os a ver o produto como um objeto de desejo, antes de experimentar o perfume. É com esse propósito que a consultoria de embalagens FuturePack desenvolveu o projeto de embalagem para o perfume unissex Pedra Preciosa.
A embalagem para e-commerce tem um papel fundamental de oferecer uma experiência única no momento da entrega do produto ao consumidor. Afinal, como diz um famoso ditado a primeira impressão é a que fica. No caso do projeto Pedra Preciosa, o cliente recebe uma caixa branca, que gera curiosidade, um tom de mistério. A embalagem foi impressa pelo sistema digital apenas no verso para encantar os consumidores ao abrirem o “presente”. Ela imprime a identidade visual da marca através do elemento gráfico dourado presente também na embalagem primária, permitindo que seja facilmente identificada e lembrada pelo consumidor.
Quando o consumidor faz uma compra online, ele espera que o seu pedido seja entregue com segurança e eficiência. A principal função da embalagem é proteger o produto durante o transporte. Pensando nisso, a embalagem para e-commerce do projeto Pedra Preciosa ganhou uma face externa branca também para evitar chamar a atenção e prevenir roubos. A montagem da caixa é totalmente travada para aumentar a resistência com duas paredes e assim garantir a integridade do produto até a entrega ao cliente.
O efeito surpresa continua com a embalagem de papelcartão que pode ser aberta de forma completa pelo consumidor. A ideia é criar uma sequência de experiências de unboxing que enchem os olhos. A embalagem que lembra uma grande maçã se abre e “surge” o frasco do perfume, a Pedra Preciosa. Aberta, a “maçã” lembra uma flor desabrochada e em cada “pétala” há uma mensagem, além do perfume!
A preciosidade está em todos os detalhes. O papel especial telado marrom e o acabamento em hot-stamping digital dourado que conferem apelo visual premium a embalagem. O cartucho foi empastado com papelcartão Vitacyle (Papirus) para garantir rigidez e proteção, além de ser um material mais amigo do meio ambiente, com 30% de conteúdo reciclado. A face interna da embalagem recebeu impressão offset convencional em quatro cores CMYK e acabamento em verniz base água fosco.
O frasco de vidro produzido pela Wheaton traduz a sofisticação e o luxo do projeto Pedra Preciosa. É esculpido com curvas envolventes e pega confortável para a aplicação do perfume. A aplicação em silk screen oferece um toque de glamour ao frasco, remetendo a uma das pedras mais valiosas da natureza: o ouro. Com uma tampa toda trabalhada completa e fecha a obra com um toque grandioso.
Sobre a FuturePack
A FuturePack é uma empresa de consultoria de embalagens, que atua há mais de 23 anos, atendendo empresas que querem ingressar em novos mercados com estratégia e inovação. Apoia os seus clientes (indústria de embalagens e de bens de consumo) para que sejam mais competitivos em seus negócios e para se destacar frente aos seus concorrentes através de suas embalagens ou propostas de negócios. A empresa investe continuamente em pesquisas e participações em congressos e feiras internacionais, visando à atualização contínua do conhecimento e ampliar sua rede de contatos internacionais.