06 de setembro de 2017
Em sua segunda edição, innovapack traz as maiores tendências em embalagens para alimentos e bebidas
Palestras, sessões de consultoria e exposição no Transamerica Expo Center informam visitantes sobre como transformar a embalagem em uma experiência de consumo, além de levantar questões ligadas à sustentabilidade
2PRÓ Comunicação
A segunda edição da innovapack, único encontro da América Latina focado em design, tendências e inovação para a embalagem final de alimentos e bebidas, consolidou-se como importante referência no segmento. Questões relacionadas à sustentabilidade como a produção e a reciclagem de embalagens ocuparam boa parte das apresentações realizadas na Conferência innovapack, ao tratar de temas como novos materiais e tecnologias sustentáveis. A série de conferências Packaging on the Road, promovida pelo Instituto de Embalagens, levou ao público conceitos e experiências para inspirar mudanças e promover a competitividade na indústria. Ao todo, cerca de mil pessoas compareceram ao pavilhão para visitar a innovapack.
O evento foi realizado paralelamente à Food ingredients South America (FiSA), no Transamerica Expo Center, de 22 a 24 de agosto, oferecendo aos expositores e visitantes a integração entre os setores de ingredientes de alimentos e bebidas com o de embalagem. “Nossa convicção de que a innovapack e a FiSA oferecem ao mercado uma experiência completa não só foi confirmada como ajudou a ampliar o conhecimento do setor”, afirmou o gerente das feiras, Fernando Alonso. A presidente do Instituto de Embalagens, Assunta Camilo, afirmou que a inovação é vital para a indústria. “Empresas de peso, como 3M e DuPont, aceitaram o nosso convite para falar sobre as mais recentes inovações e tendências que acompanham o mercado de embalagens. A resposta do público foi muito boa”, destacou.
Entre as atrações, a Packaging Innovations Gallery, área que destacou as principais inovações em embalagens da indústria alimentícia no Brasil e no mundo, expôs soluções com design que já são tendências em outros países, como os invólucros flexíveis com tampa dosadora. Do mesmo modo, o Espaço Design abriu a oportunidade para consultas com as principais agências do segmento, como Future Pack, Pande, A10 e Oz, sobre embalagens mais inovadoras, lançamentos e questões a respeito da funcionalidade, comunicação visual e outras particularidades.
Nos Seminar Sessions, sessões de 30 minutos sobre os lançamentos e novas tecnologias das empresas, as palestras também ficaram repletas de conteúdo técnico, com temas ligados a Clean Label, embalagens flexíveis e aplicação de cores no layout.
Para a executiva de contas da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), Raquel Elias a feira atuou como ponto de encontro do setor. “A proposta da innovapack é bastante interessante ao reunir o setor de ingredientes ao de embalagens, ou seja, unindo os elos da cadeia. E a iniciativa de ter fóruns e palestras também contribui para trazer os profissionais ao evento. Ao longo da feira o estande da ABRE atuou como um ponto de encontro do setor, onde recebemos visitantes de vários estados e regiões. Para a ABRE, a innovapack contribui para ampliar o nosso relacionamento com o mercado, fortalecendo o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de nossos 50 anos de atividade”, avaliou.
“Tivemos boa visibilidade no evento. Foi produtivo para a associação fazer novos contatos, além de reforçar todo o trabalho prestado para as empresas do setor”, afirmou Vinicius do Nascimento, do departamento Financeiro da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (ABIEF).
“A feira surpreendeu positivamente com público qualificado, de pessoas realmente interessadas em conhecer novas soluções. Recebemos clientes de médias e grandes empresas. Se a innovapack tivesse encerrado no segundo dia, já teria valido muito a pena ter participado”, relatou o diretor da Macpet, Armando M. Machado. O gerente técnico da Milliken, Edmar Nogueira, vai na mesma linha: “o público que vem à innovapack é especializado e recebemos clientes de médias e grandes empresas. O conceito de ter FiSA acontecendo junto é bom para os expositores”.
Cyan apresentou tintas especiais para impressão em embalagens
Dentro da série de conferências “Packing on the Road”, o especialista em tintas Olávio Cardoso, da empresa Cyan Tintas e Vernizes, ministrou palestra sobre a nova linha de Tintas Base Solvente Flexo e Roto com aplicação para impressão de embalagens e apontou as vantagens da nova linha. Segundo ele, a primeira vantagem é usar como solvente o álcool, componente mais barato se comparado aos outros solventes do mercado. Além disso, a tinta da Cyan absorve menos umidade do meio ambiente e mostra melhor printabilidade e transferência.
Cor é elemento fundamental na composição dos invólucros
A cor tem importância fundamental na confecção de uma embalagem, a ponto de influenciar totalmente a decisão do consumidor na hora da compra. “As cores criam um laço forte entre o cliente e o produto no ponto de venda. Considerando que o tempo estimado para uma aquisição leva cinco segundos, significa que o visual e a coloração são preponderantes nesse processo”, afirmou Tatiana Abib, consultora de Marketing e Comunicação da DuPont.
Produtores precisam considerar a embalagem como parte importante da cadeia
A pesquisadora do Centro de Tecnologia de Embalagem do Instituto de Tecnologia de Alimentos do governo de São Paulo (CETEA/ITAL), Aline B. Lemos, afirmou que a produção e o uso das embalagens não podem ficar à parte da cadeia que envolve o alimento, a fim de cumprir bem sua função que é acondicionar e proteger o produto. “A embalagem e seus materiais de composição não podem ser fonte de contaminação, transferindo toxinas para os alimentos”, afirmou. A pesquisadora fez palestra cujo tema tratou das tendências regulatórias para materiais de embalagem.
Sobre a innovapack
A innovapack é a única feira de negócios da América Latina focada em soluções para a embalagem final da indústria alimentícia. O público encontra no evento o que há de mais atual em tendências, design e inovação para esse segmento. O encontro reúne fabricantes, fornecedores e distribuidores dessa cadeia com profissionais ligados ao marketing de produto, como diretores e gerentes de marca, engenheiros de alimentos e embalagens, além de pessoas que atuam nos setores comerciais e de trade marketing, design, processos, custos e compras.
Sobre a FiSA
A Food ingredients South America, que está na 21ª edição, é a mais completa plataforma de conteúdo e negócios para a indústria de ingredientes alimentícios da América Latina. A Feira reúne a cada ano cerca de 9 mil profissionais qualificados, nacionais e internacionais, de 36 países.
Sobre a UBM
UBM é a maior empresa organizadora de eventos B2B no mundo. Nosso profundo conhecimento e paixão pelos setores da indústria que servimos nos permitem criar experiências valiosas onde as pessoas atingem seu sucesso. Em nossos eventos, as pessoas criam relacionamentos, fecham acordos e crescem seus negócios.Nossos mais de 3.750 funcionários, com sede em mais de 20 países, atendem mais de 50 diferentes setores da indústria. No Brasil, atuamos nos setores da saúde, logística, ingredientes alimentícios, construção civil, construção naval e metroferroviária. Essa rede de relacionamento global com pessoas apaixonadas e líderes de eventos oferecem oportunidades únicas para que os empresários alcancem suas ambições.