Está em vigência a nova Resolução da ANVISA para alimentos que podem causar alergia aos consumidores :: guiadografico.com ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
ClassificadosProdutos e ServiçosGráficasEmpregos

23 de agosto de 2016

Está em vigência a nova Resolução da ANVISA para alimentos que podem causar alergia aos consumidores

E para atender essa nova regulamentação, a Markem-Imaje apresenta soluções para a necessária substituição de equipamentos

In-Prensa Comunicação

A Resolução ANVISA RDC nº 26, publicada em 2 de julho deste ano, estabelece novos requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares, incluindo bebidas, ingredientes e aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia, tanto os destinados ao processamento industrial, quanto aos serviços alimentares.

A Markem-Imaje e seus parceiros já estão em campo para atender a indústria de alimentos, bebidas, ingredientes e aditivos na renovação de suas atuais tecnologias de codificação por impressoras que atendam as novas exigências, agregando vantagens tais como impressão em alta resolução, altamente legíveis e permanentes nas embalagens, utilizando-se da tecnologia de termo transferência, para gerar economia de energia, versatilidade, entre outras vantagens trazidas por esta atualização tecnológica.

Desde o equipamento mais básico, o modelo 8018, possui tecnologia digital, capaz de codificar o produto ou embalagem com dados em tempo real, utilizando-se de ribbons resistentes a água, gordura, e que não migram, excelente opção para substituir equipamentos como hot stamping e carimbos, que não permitem atender a resolução.

A linha de codificadoras SmartDate da Markem-Imaje possui versões resistentes à água, com grau de proteção até IP66, ou seja, podem receber jato de água durante a limpeza sem danificar o equipamento. Este é o caso da SmartDate X40 Washdown, indicada para aplicações nas indústrias de alimentos, aves, carnes, frutos do mar, frutas, legumes e sanduíches prontos, onde a limpeza das linhas de produção é frequente.

A SmartDate X60 pode ser acoplada às linhas de produção de alta velocidade, com impressão de até 1.000 mm/segundo, ideal para linhas que operam 24 horas/dia, e que exigem códigos de alta qualidade. A tecnologia de transferência térmica pode operar em modo alta cadência”, para a impressão de pequenas embalagens a velocidades mais elevadas e também pode imprimir códigos promocionais únicos para cada embalagem, incluindo códigos QR Code.

Para o segmento de bebidas, a Markem-Imaje possui linhas de equipamentos a laser ou jato de tinta que atendem todas as necessidades da indústria e requisitos da resolução RDC nº26, com opções de tintas food grade, termocrômicas, entre outras.

“A Markem-Imaje atua globalmente e possui um amplo portfólio de soluções em codificação e impressão industrial para atender a indústria nesse momento de transição, não somente com equipamentos e software, mas com soluções específicas e dedicadas à operação e à otimização de custos”, explica Juliana Furgeri, Coordenadora de Marketing da Markem-Imaje.

A indústria tem prazo de 12 meses a contar da publicação da Resolução para adequar a informação nas embalagens primárias, que agora devem especificar a validade, lote de produção e, principalmente, a indicação do alergênico.