22 de junho de 2015
Estudo realizado pela Media Tall revela que as cores influenciam o consumidor em até 80% na hora de fechar uma compra
A única gráfica com produção em 24h no Brasil cria infográfico para explicar como cada cor age no inconsciente das pessoas.
Conteúdo e Cia
A gráfica Media Tall, única com produção 24h no país, elaborou um estudo de percepção de cores que ajuda na identificação da recepção da mensagem pelo consumidor. Elaborado para melhorar a comunicação visual, sem qualquer tipo de ruído, o infográfico explica como cada cor transmite uma sensação diferente ao leitor.
As cores formam a primeira impressão que um consumidor adquire da marca. Por isso, é importante que a mensagem tenha uma identidade visual marcante, integrando as cores do logotipo em todo o material promocional e online.
Por isso, a escolha das cores da logo é um processo vital para o desenvolvimento da marca. “A cor tem um poderoso impacto no inconsciente das pessoas. Estudos revelam que a cor de um produto pode influenciar de 60% a 80% na decisão de compra de um consumidor”, comenta Marcelo Vicente, diretor comercial da Media Tall.
Das 100 maiores marcas do mundo, 95% usam apenas uma ou duas cores em seu logotipo. Isso indica que quanto mais simples e harmonioso for, mais versátil e reproduzível ele será. As cores mais utilizadas são: azul (33%), vermelho (29%), black/cinza (28%) e amarelo/ouro (13%).
A Influência das Cores
Cada cor é percebida de acordo com a frequência de ondas que reflete. Diferentes cores provocam diferentes respostas nos seres humanos. As cores quentes são associadas com o sol e o fogo: amarelo, laranja e vermelho. Logo, são cores que transmitem energia e sensação de calor.
Já as cores frias são associadas à água, ao gelo, ao céu e as árvores. São cores que transmitem tudo o que uma bela paisagem transmite: calma, segurança e sustentabilidade. E são: violeta, azul e verde.
O uso da cor em mídia impressa pode ser ajustado de acordo com a necessidade da empresa. Embora as cores ganhem diferentes associações culturais conforme os contextos, uma marca inteligente vai levar isso em conta e utilizar os efeitos psicológicos conhecidos de cada cor para atrair seus clientes. A cor pode criar clima, atrair atenção, fazer uma declaração, criar um ambiente de elegância, simpatia ou tranquilidade.
Media Tall
Há 12 anos no mercado, a Media Tall investe em equipamentos de última geração que permitem uma maior segurança e fidelidade às cores de cada projeto. O compromisso da gráfica é garantir que as condições contratadas superem as expectativas e busca pela inovação de suas atividades, pelo reconhecimento da qualidade, logística e pela valorização do seu potencial humano.
Com um dos mais avançados parques gráficos do país, equipado com modernas impressoras offset de altíssimo desempenho, a Media Tall é a única que opera com produção em 24 horas, com clientes 100% satisfeitos.
Infográfico Psicologia das Cores em Sua Comunicação Visual
O infográfico completo está disponível para download no endereço: http://ofertas.mtall.com.br/psicologia-cores/