19 de abril de 2016
ExpoPrint Digital / FESPA Brasil 2016 consagra posição de melhor feira do mercado de impressão digital
Press Communications
Entre os dias 6 e 9 de abril, o Pavilhão Branco do Expo Center Norte foi o palco da ExpoPrint Digital / FESPA Brasil 2016. O sucesso, confirmado por expositores e visitantes através da alta concentração de público, comprova a posição da feira como a melhor e mais importante do segmento de impressão digital.
Durante os quatro dias de feira, os corredores e estandes ficaram tomados por um público altamente qualificado para acompanhar os lançamentos e inovações em segmentos como comunicação visual, estamparia digital, baixas tiragens, dados variáveis, decoração de interiores, softwares, sinalização, suprimentos, serviços e muitos outros. Foram 12816 profissionais presentes de todo o Brasil, América Latina e até de outros continentes. A feira também contou em 2016 com mais um evento paralelo: a Brasil Label, voltada ao mercado de rótulos e etiquetas.
Com o compromisso contínuo de APS e FESPA de reinvestimento no mercado para o aprimoramento dos processos e a geração de demandas de impressão, as sessões educacionais novamente tiveram destaque. O Congresso de Comunicação Visual e Impressão Visual teve sua terceira edição discutindo variados aspectos do mercado; o Digital Textile Conference repetiu o sucesso da primeira edição em um valioso debate sobre estamparia digital; e o Sublimation Day estreou com o público lotando todas as apresentações para ouvir mais sobre a tecnologia de sublimação. A FESPA Brasil foi ainda a nova casa do CAMBEA - Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo, com quatro dias de intensa disputa.
Executivos destacam o sucesso da ExpoPrint Digital / FESPA Brasil 2016
O diretor da FESPA Brasil, Alexandre Keese, ressalta o êxito da feira: "A ExpoPrint Digital / FESPA Brasil 2016 foi um imenso sucesso. Acompanhando as tendências que vimos dentro do Print Census, a feira confirmou que o mercado de impressão digital possui energia e vitalidade, com um potencial incrível. Isso foi visto por visitantes e sentido pelos expositores. Tenho certeza que a feira agora se consagra como a principal feira de impressão digital do nosso mercado".
Para Michael Ryan, FESPA Exhibition Manager, é uma satisfação ver a feira com corredores lotados: "Foi uma feira fantástica. É a terceira edição da FESPA Brasil e afirmo que esta foi a melhor de todas. A visitação está incrível e os expositores estão apresentando os mais recentes e melhores equipamentos. Estamos felizes com a feira e com o retorno dos expositores, foi tudo incrível". Michael confirma que a parceria entre APS e FESPA será duradoura: "A FESPA está aqui para ficar. Ela se tornou muito importante para a indústria. O futuro para o Brasil é o melhor possível. Ficamos os quatro dias pensando em como melhorar ainda mais o evento. Agradeço a toda indústria brasileira de impressão pelo apoio e convido todos para a próxima FESPA Brasil em 2017!".
O CEO da FESPA, Neil Felton, veio ao Brasil e reforçou o compromisso da entidade com o país: "Tivemos mais uma edição espetacular da FESPA Brasil. O mercado brasileiro está aquecido e empolgado com as possibilidades da impressão digital. Ficamos impressionados com a alta concentração de público, com empresários dispostos a investir. Isso só nos faz ter dentro da FESPA a certeza ainda maior de ampliar a cada dia o nosso compromisso de reinvestimento para que a FESPA Brasil mantenha sua posição de mais importante feira do mercado brasileiro. Também atuamos através do FESPA Brasil Fórum, projeto que nasceu no Brasil e se expandiu pelo mundo, e que terá a sua segunda edição no país este ano".
A Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica), através de seu presidente Eduardo Sousa, falou dos resultados atingidos pela Associação com a ExpoPrint Digital: "A feira foi um sucesso enorme e os corredores sempre lotados confirmam isto. Conversando com expositores e visitantes, foi possível constatar a vontade que nosso mercado tem em sempre crescer, buscando soluções que se adaptem às novas realidades. E a impressão digital pode ajudar os empresários a alcançarem este objetivo. É gratificante constatar que o trabalho deu resultado e já vamos iniciar as ações para que a ExpoPrint Digital 2017 tenha um êxito ainda maior".
Público qualificado e fechamento de negócios consagram FESPA Brasil
Os visitantes e expositores da FESPA Brasil 2016 confirmaram durante quatro dias de feira a posição da FESPA como a melhor e mais importante feira de impressão digital e comunicação visual da indústria. Os corredores cheios, os negócios fechados, os contatos para trabalhar nos próximos meses e os congressos lotados deixam claro que a FESPA Brasil é o local para exibir a um público verdadeiramente qualificado e tomador de decisão soluções em estamparia digital, decoração de interiores, grandes formatos, sinalização, softwares, suprimentos, serviços e muito mais. E os expositores da FESPA Brasil deixam claro esta posição.
Willians Lotti, gerente de produtos da Roland DG Brasil, declara: "A FESPA Brasil é importante porque é um mercado bem focado; o cliente já sabe o que está precisando, por isso adiantamos aqui três novidades, duas no mercado têxtil e um upgrade no equipamento do mercado de brindes. A FESPA sempre trouxe bons resultados para a Roland e novamente tivemos uma procura grande, fechando negócios na feira mesmo, com expectativa de bons negócios também no pós-feira".
A Mimaki aproveitou a oportunidade para apresentar novidades e teve êxito, como conta o supervisor comercial Alexandre Feitosa: "A feira foi muito positiva, com boas perspectivas de negócio. Tivemos um público diferenciado, com proprietários de empresas e pessoas com poder de decisão; estamos com expectativas muito boas de fechamento das novidades que apresentamos, como equipamentos UV focados na produtividade".
A HP foi mais uma das dezenas de empresas que superaram os objetivos; para Gerente de Marketing de artes gráficas da HP do Brasil Edissa Furlan: "Viemos para a FESPA Brasil cheios de expectativas e tentando entender o mercado atual. Tivemos uma grata surpresa ao estar perto de nossos clientes para apresentar a linha látex grande formato; o balanço é o mais positivo possível".
De acordo com o Gerente da J-Teck, Fabricio Christoff, o público na feira é especial: "Apresentamos na FESPA Brasil 2016 novidades para o mercado brasileiro, como as tintas fluorescentes no digital, trazendo mais vida às cores. Acreditamos que o público que veio visitar a feira é um público que já conhece o que busca, mais preparado, buscando melhorar ou ampliar seu negócio. Vamos colher frutos pós-feira".
Empresas que fizeram sua estreia na FESPA Brasil já alcançaram sucesso logo na primeira participação. É o que conta o marketing da MCF Máquinas Gráficas, Matheus Borba: "Nós tivemos um resultado excelente na FESPA Brasil. Foi a primeira vez que viemos e a máquina está sendo reconhecida no mercado. Conseguimos fechar várias vendas aqui na feira. Estamos muito contentes, pois ainda temos negócios para fazer depois. Vamos voltar na próxima feira sem dúvidas".
Parcerias geram resultados positivos na FESPA Brasil
As parcerias entre as empresas com o objetivo de ampliar as possibilidades ao empresário do setor foram outro destaque na FESPA Brasil 2016. É o caso da Durst, que novamente esteve na feira com a VinilSul. Para o diretor geral da Durst Brasil Ricardo Pi: "O objetivo principal da Durst na FESPA Brasil foi reafirmar a parceria de muito sucesso com a VinilSul. Durante o último ano vendemos sete máquinas no Brasil, entre entry-level e industriais. Eu posso repetir esse ano o que disse no ano passado: é uma feira de qualidade, de quem vem para fazer negócio, para comprar, discutir soluções. Este é o principal objetivo desta feira".
A VinilSul, inclusive, usou a FESPA Brasil 2016 para anunciar mais uma grande parceria, desta vez com a Ampla. As conversas tiveram início no FESPA Brasil Fórum, no mês de novembro de 2015 em Curitiba. A gerente de marketing da VinilSul Débora Hübner fala dos resultados: "Trouxemos para este ano bastante novidade da VinilSul, com várias soluções de nossas representadas e a oficialização da parceria com a Ampla. A feira foi bem animada, nosso estande sempre cheio. Trouxemos uma equipe grande e todo mundo está sempre ocupado, fazendo negócios. Vamos fechar a feira com negócios engatilhados e máquinas vendidas para continuar durante o ano com este trabalho".
A nova parceira da VinilSul também teve uma excelente feira. Para o Diretor de Operações da AMPLA Impressoras Digitais, Sidnei Marques, "A FESPA Brasil 2016 superou nossas expectativas pela qualificação dos visitantes que tinham o objetivo de realizar negócios; na grande maioria, são pessoas que influenciam ou que realmente têm o poder de decisão de compra. Isto nos permitiu atender nossos clientes de maneira diferenciada, conhecer clientes potenciais, fechar negócios e propor novas negociações. Outro ponto importante a ser destacado é que a feira marcou a divulgação oficial para o mercado da nova - e importante - parceria da AMPLA com o distribuidor multimarcas VinilSul, consolidando nossa nova estratégia de distribuição."
A LZ Consultoria ampliou sua participação na feira e trouxe novidades de suas representadas, inclusive com a importante presença de executivos internacionais conversando com os visitantes no estande. De acordo com Edsel Lonza, diretor da LZ: "É muito importante para a LZ Consultoria estar aqui na FESPA Brasil. Em 2016 viemos maiores, agora com a ITL fazendo parte do grupo da LZ no Brasil. Apresentamos novidades em lâmpadas de LED da ITL, mídias especiais da Sihl e a consultoria da LZ, focando em uma importante parceria com a FESPA Brasil".
Expositores da ExpoPrint Digital demonstraram tecnologia de ponta
Durante quatro dias, o Pavilhão Branco do Expo Center Norte recebeu o que há de mais inovador em impressão digital durante a ExpoPrint Digital. Os expositores demonstraram suas tecnologias a um público extremamente interessado, bem informado e pronto para realizar investimentos.
Karen Nakamura, supervisora de marketing da Konica Minolta, falou da parceria duradoura entre a empresa e a feira: "Trouxemos dois lançamentos para a ExpoPrint Digital. Entendemos que a feira é muito importante e estamos muito felizes. São vários anos seguidos de um grande evento que conseguimos atender nosso público, ter novos prospects, fazer relacionamento. Pretendemos continuar participando por muito mais tempo".
O gerente de marketing da Ricoh Fábio Rosa trouxe a nova linha Ricoh C9110 para a feira e saiu satisfeito: "O balanço muito bom. O movimento foi acima do que esperávamos. Entendemos que a ExpoPrint Digital foi um investimento muito bem feito." A mesma visão teve Michel Cecílio Junior, gerente de vendas da Gomaq: "Trouxemos na ExpoPrint Digital a linha de produtos RISO de alta produtividade. O balanço foi de muita satisfação, posso dizer que a crise não entrou pela porta da feira. Tivemos fechamento de negócios durante a feira e uma quantidade infinita de prospects para trabalhar".
O público qualificado é o destaque de Hadriano Domingues, Diretor de Planejamento e Marketing da Alphaprint: "Apresentamos na ExpoPrint Digital soluções de pré-impressão, como softwares, equipamentos de impressão e suprimentos. O que percebemos é um público muito qualificado, interessado, já fizemos negócios durante a feira. A participação foi excelente e vamos ter um retorno interessante".
O consultor e diretor do Isidora Web2Print, Hamilton Terni, considera a ExpoPrint Digital o local ideal para apresentar inovação: "Participamos todos os anos das feiras ExpoPrint, inclusive foi onde o Isidora foi lançado. A feira tem um sentido muito importante e a resposta foi boa. Sempre temos muito retorno e o que gostamos mais desta feira foi que as pessoas estão focadas, mais objetivadas e decididas. Elas têm definição de negócio e maior interesse".
Congressos na FESPA Brasil focam em tecnologia, tendências e otimização de processos
Durante os quatro dias de feira, a FESPA Brasil, dentro de sua proposta de reinvestimento na indústria para a geração de demanda de impressão, promoveu sessões educacionais. O espaço reservado para o evento ficou sempre repleto de profissionais buscando aprimorar técnicas, entender sobre novos mercados e tecnologias, tirar dúvidas e vislumbrar novos horizontes.
Nos dois primeiros dias, foi promovido o Congresso de Comunicação Visual e Impressão Digital. O evento buscou apresentar ao profissional e empresário do segmento novas tecnologias e tendências, além de questões ligadas ao mercado, gestão e muito mais. Para Luciana Andrade, que recebeu grande público para sua palestra sobre o mercado de comunicação visual, "Nosso mercado é muito carente de informações e o Congresso da FESPA Brasil dá a oportunidade do visitante aprender sobre tecnologia e mercado antes de fazer os melhores negócios. Acho isso incrível e fiquei muito honrada em fazer parte do Congresso".
Luciana Andrade comandou ainda o Prêmio GF Bureau Criativo, que aconteceu no segundo dia de feira, dentro da FESPA Brasil. A tradicional premiação divulgou seus resultados em uma luxuosa festa. Os vencedores foram: Sign Print na Categoria Projetos Diferenciados; Repet Design na Categoria Adesivação; TopColors na Categoria Projetos Internos; e DCA na Categoria Projetos Externos.
O Digital Textile Conference teve sua segunda edição e promoveu uma imersão no mundo da impressão digital têxtil. Para Felipe Simeoni, gerente comercial da Global Química & Moda, que patrocinou a iniciativa: "Foi interessante porque procurou desde o início focar na educação do mercado. Sabemos que o que temos de conhecimento tem que ser compartilhado, e usamos este conceito na criação das palestras. Para nós é fundamental, porque temos a oportunidade de falar com cliente e mercado de forma não comercial, trazer informações para reduzir custo e ajudar na operação. Quando o cliente vê que você tem e quer compartilhar conhecimento, é visto com bons olhos. A Global aplaude esta atitude de congresso e quer contribuir sempre com informações técnicas e relevantes para o crescimento do mercado".
Ana Paschoalino é sócia-proprietária da VP Máquinas. Ela conquistou bons resultados expondo suas soluções ao mercado e saiu satisfeita da palestra ministrada: "Tratei do tema Criatividade e Inovação e considerei muito bom participar. Vi pessoas anotando, realmente interessadas no assunto, elas gostaram dos temas propostos. Foi muito gratificante porque pegamos um novo mercado que queríamos alcançar que é o mercado gráfico. Fechamos alguns pedidos e temos boa previsão de venda para o futuro. Estou bem satisfeita porque o propósito foi atingido".
A novidade deste ano foi o Sublimation Day, voltado para apresentar tendências de um mercado em crescimento. O consultor Wilson Giglio palestrou para o auditório lotado e foi também o responsável pelo Espaço do Empreendedor, que contou com consultorias gratuitas aos profissionais que tinham dúvidas sobre gestão ou outros temas. Para Wilson, "Tivemos uma receptividade excelente dos participantes. Todos tiveram dúvidas elucidadas nas palestras e depois tiraram mais dúvidas no Espaço do Empreendedor, quando puderam conversar sobre outros assuntos comigo; muitos estão iniciando no ramo e isto nos traz alegria por ver a FESPA Brasil contribuindo para o surgimento e desenvolvimento dessas empresas".
Michael Ryan ficou impressionado com o que viu durante os Congressos e ratificou o compromisso da FESPA: "O reinvestimento da FESPA é voltado para a indústria da qual fazemos parte. Vimos aqui no Brasil um grande evento sobre Digital Textile e todos os outros eventos com discussões valiosas, ajudando os impressores a fazerem a coisa certa. Tivemos em 2015 o FESPA Brasil Fórum, gerando um grande networking. E pensando à frente temos muitas coisas vindo para o Brasil. Temos muitas e muitas ideias para a FESPA Brasil para reinvestimento no mercado".
O diretor da APS Feiras Alexandre Keese destaca a missão da FESPA em contribuir para a indústria: "A feira agregou uma energia incrível para o mercado. E APS e FESPA reafirmaram o compromisso de reinvestimento na indústria com um conteúdo riquíssimo nos Congressos, com dias de total imersão em comunicação visual, o Digital Textile Conference e o último dia tratando de sublimação. Tivemos profissionais vindo de todos os estados brasileiros, da América Latina e de outras regiões do mundo que viram tudo o que é preciso para inovar dentro do mercado e assim tomar decisões mais conscientes".
Plus Arte é a equipe campeã do CAMBEA na FESPA Brasil 2016
Depois de quatro dias de uma disputa de altíssimo nível, a Plus Arte (São Paulo/SP) consagrou-se campeã da sexta edição do CAMBEA - Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo, que aconteceu na FESPA Brasil 2016. Em segundo lugar ficou a WS Adesivações (Fortaleza/CE) e, em terceiro, a Fosco & Cia (Mossoró/RN).
O CAMBEA ganhou ainda mais importância no cenário nacional tornando-se a etapa brasileira do campeonato mundial World Wrap Master. Dezoito equipes de todo o país disputaram o posto mais alto do pódio na Categoria Profissional. Nas eliminatórias, as equipes tinham a missão de envelopar parcialmente um JEEP Renegade em uma hora e 30 minutos. Depois de três dias de competição, as três melhores foram para a grande final, até que a dupla formada pelos irmãos Vinícius e Raphael Bacoccini fosse a vencedora.
Para Vinícius, "É uma sensação sem explicação. Foi um trabalho no decorrer do ano inteiro, investindo em estratégia e qualidade de serviço, com muita humildade, ética e profissionalismo. Os estrangeiros são muito fortes e vamos treinar mais ainda, com métodos mais difíceis". Raphael destaca: "Queremos agradecer a todos que nos ajudaram desde o começo e agora vamos pra cima deles no Campeonato Mundial!"
Marcelo Souss, responsável pela organização do CAMBEA, ficou feliz com o saldo do CAMBEA#6: "Foi muito interessante para nós a nova casa. O público é muito diferente e qualificado. Conseguimos passar muito bem a mensagem que a gente queria. E tivemos uma festa com quebra de recorde, carros diferentes, técnica mais apurada a cada ano. Temos agora uma grande expectativa para o ano que vem; vamos para a sétima edição nesta mesma casa. Já faço o convite para o pessoal participar do CAMBEA#7!"
Alexandre Keese, diretor da FESPA Brasil, comenta: "Foi uma alegria receber o CAMBEA de braços abertos. Foi a etapa brasileira para levar o campeão na competição mundial. Foi incrível ver a dedicação e o talento de todos. Tenho certeza que a Plus Arte vai competir de igual para igual com profissionais de todo o mundo, e acredito que o título ainda será nosso! Só quero agradecer a todos que participaram e tenho convicção que a parceria que começa agora vai durar por muito tempo".
Visitantes confirmam ExpoPrint Digital / FESPA Brasil como a feira fundamental para o empresário de impressão
Os expositores da ExpoPrint Digital / FESPA Brasil foram unânimes em dizer que o grande diferencial da feira é seu público qualificado. Os depoimentos comprovam que os profissionais que passaram pelo Pavilhão Branco do Expo Center Norte sabiam o que queriam, eram bem informados, decididos e prontos para tomar decisão.
O diretor-executivo da Midiograf, Edson Benvenho, de Londrina (PR), teve suas expectativas atendidas na feira: "Eu encontrei na ExpoPrint Digital tudo o que eu buscava. Falei com muitos expositores e consegui solucionar minhas necessidades. A feira contou com um volume de pessoas interessadas e se mostra de um porte muito bom".
Para a coordenadora de certificação da ABTG Certificadora Aline Rodrigues, de São Paulo (SP): "A feira está bastante focada, com empresas demonstrando produtos e tecnologias. Foi mostrado o que há em novidade, que é o que precisamos hoje. Visitei vários estandes e fornecedores, vi a área de sublimação, então acredito que está bem proveitosa, agradável e que dá pra buscar resultados".
O empresário Ricardo Fávero, de Santo André (SP), buscava soluções em sublimação, transfer e filmes de recorte: "Encontramos o que estávamos procurando, levamos material para fazer testes e se tudo der certo vou fazer o negócio. Já é a segunda feira nossa e procuramos vir todo ano para poder colocar novas soluções em nossa loja". Quem também vai retornar à feira é o diretor Sérgio Amâncio, de Ribeirão Preto (SP): "Já venho há alguns anos em feiras e sempre virei. Busco por conhecimento e contatos, e encontrei muita gente, fiz contatos e vi coisas novas".
A proprietária de uma grife em Sorocaba (SP), Renata Brito, foi à FESPA Brasil 2016 em busca de novas ideias: "Minha ideia de ter vindo para a feira foi porque vim de um outro mercado e agora quero me aventurar como empresária montando uma grife. Vim para identificar as melhores impressões têxteis, saber mais e atingir diretamente o consumidor com produtos de qualidade. A feira tem muita coisa para ver, aprender; este networking é muito importante para fazer mais canais de comunicação".
O diretor técnico Giovanni Augusto veio de Uberlândia (MG) para a FESPA Brasil: "Muitas vezes viemos na feira para fazer negócios e relacionamentos; a feira está ganhando uma dimensão interessante. Acho que é obrigação que o empresário venha até a feira, para adquirir conhecimento na área de comunicação visual. Pretendo voltar todos os anos".
A vendedora Ângela Nascimento é de São Paulo (SP) e veio atrás de inovação: "Trabalho com papel e venho em busca de novos equipamentos, tintas e o que interfere no produto. A feira foi muito boa, com muita coisa nova, equipamentos diferentes. Tudo muda muito rápido e por isso é muito bom vir. É a segunda vez que venho e pretendo continuar vindo, pois considero fundamental para meu trabalho". Já a estudante Bianca Hirota, de Guararema (SP), avisa: "Eu frequento a FESPA Brasil e sempre encontro as novidades. Se você procura por inovação e tendência é na FESPA que você encontra. Eu sempre dou preferência a ela. É crucial estar na feira".
Trabalho intenso até a próxima edição
O diretor da FESPA Brasil destaca o esforço intenso e contínuo de toda a equipe durante o ano todo: "O trabalho não para por aqui. Além dos quatro dias de feira, vamos seguir interagindo com o mercado. O FESPA Brasil Fórum foi sucesso em 2015 e vamos repetir a iniciativa em 2016, levando conteúdo a todas as regiões do Brasil para criar engajamento nesse mercado bom, profissional e criativo", ressalta Alexandre Keese.
A próxima edição da ExpoPrint Digital / FESPA Brasil / Brasil Label já tem data marcada: a feira acontece de 15 a 18 de março de 2017 no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo. Fique sabendo das novidades sobre a feira e sobre o mercado nos sites www.expoprintdigital.com.br e www.fespabrasil.com.br; siga também as páginas do Facebook: fb.com/expoprintdigital e fb.com/fespabrasil.