27 de setembro de 2022
Faturamento do setor gráfico tem elevação em 2022
Impacto da Economia e das Eleições 2022 na Indústria Gráfica
Assessoria de Imprensa
Confira o mais recente levantamento realizado pela ABIGRAF, sobre o Impacto da Economia e das Eleições 2022 na Indústria de Impressão. A Sondagem realizada no período de 22 a 31 de agosto de 2022 traz dados que traçam um panorama da retomada da Economia, assim como os impressos das campanhas eleitorais impactam na indústria.
A Pesquisa comprova o impacto das eleições na indústria gráfica brasileira, composto de micro e pequenas empresas, e com diversos segmentos de atuação.
Das 68,5% empresas respondentes, que relataram aumento de receita, 47,3% apresentaram alta de até 20%, e 50,7% cresceram acima de 20%.
Porém, mesmo com os bons resultados, 63,9% dos entrevistados ainda estão com máquinas ociosas. Sobre a força de trabalho, 75,9% das gráficas estão com número de colaboradores igual ou maior do que no início da pandemia da Covid-19.
A pesquisa contemplou também o impacto das eleições no faturamento médio mensal. Os participantes informaram que 34,3% estão imprimindo material para campanha política, sendo que 24,1% poderiam imprimir, mas não receberam pedidos, e 41,7% não trabalham com esse tipo de produto.
Pelo menos 48,6% deles alegam que o material de campanha elevou sua receita em até 20%, enquanto 24,3% relataram aumento entre 21% e 30%. Já para 27,1%, o crescimento foi maior que 30%. Entre os materiais eleitorais, os mais demandados são os “santinhos”, produzidos por 97,3% das gráficas, seguidos pelos folhetos.
Confira a pesquisa completa aqui.