15 de março de 2013
Fispal registra histórico de crescimento do setor de embalagens
Fispal Tecnologia registra histórico de crescimento e acompanha evolução do setor de embalagens para as indústrias de alimentos e bebidas. Entre 2010 e 2012, a feira ampliou em 30% a área de exposição, atraindo novas empresas e visitantes
2PRÓ Comunicação
Apesar das turbulências que comprometeram a indústria brasileira durante o primeiro semestre de 2012, para o setor de embalagens a produção voltou a crescer a partir da segunda metade do ano. Até o final de dezembro houve crescimento de 1,6%, devido a medidas como a desoneração tributária e ampliação de crédito. É o que acredita, por exemplo, a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), que divulgou recentemente balanço de seu segmento.
É com essa perspectiva de retomada, e uma história que registra crescimento de 30% em sua área de exposição e 10% no número de marcas expositoras desde 2010, que a Fispal Tecnologia - 29ª Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, maior e mais completo evento do setor em toda a América Latina, será realizada de 25 a 28 de junho. Organizada e promovida pela BTS Informa, a feira ocupará 80 mil m² do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
“A Fispal é uma marca global e que faz parte da agenda dos principais executivos e profissionais que atuam direta ou indiretamente no mercado de embalagens. Esperamos que a edição deste ano traga muitas inovações para os mais de 60 mil compradores qualificados e oportunidades de negócios para as mais de duas mil empresas expositoras”, diz Marco Antonio Basso, CEO do Informa Group no Brasil.
Números positivos animam o setor
Calcula-se que o setor de transformados plásticos tenha fechado 2012 com receita de cerca de R$ 55 bilhões, de acordo com a Abief, Associação Brasileira das Indústrias de Embalagens Flexíveis; e novos investimentos devem ser retomados a partir deste ano. A ABRE também anunciou números positivos em relação ao valor da produção física de embalagens. O total de 2012 foi de R$ 46,9 bilhões, alta de 3% sobre 2011. Justamente os plásticos, amplamente usados na indústria alimentícia, representaram maior participação, com 37,08%, seguido pelos celulósicos, com 34,47%. Metálicos ocuparam 16,79% e o vidro, 4,65%. No segundo semestre, o emprego acompanhou o aumento da produção, superando a posição de 2011 em 0,08% e fechando o ano com 224.811 empregados com carteira assinada.
Todos esses segmentos se encontram em um ambiente propício para negócios, networking e atualização profissional na Fispal Tecnologia 2013, evento que atrai, cada vez mais, a atenção internacional. Na edição de 2012, foram 146 expositores estrangeiros, de 16 países diferentes, crescimento de 35% em relação à edição de 2011, também confirma o momento favorável para ampliar as relações comerciais com o mercado brasileiro. Neste ano, além dos expositores brasileiros, estarão presentes empresas de mais de 41 países, incluindo Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, China, Coréia, Espanha, EUA, França, Itália, Reino Unido, Turquia e Taiwan, entre outros.
Na programação de eventos simultâneos à feira, os congressos técnicos e simpósios também são um dos pontos altos, com a participação de profissionais, acadêmicos e especialistas de diversas áreas. Na edição de 2012, mais de 500 congressistas participaram dos três congressos técnicos e um simpósio sobre Segurança Alimentar, iniciativa conjunta da BTS Informa e do IBC Brasil, empresa do Grupo Informa especializada na realização desse tipo de evento. Destaque também para outras atrações como o Espaço PME (Pequenas e Micro Empresas), iniciativa da BTS Informa com a participação do Sebrae e a Vila do Aço, em parceria com a Abeaço (Associação Brasileira da Embalagem de Aço).