Fórum promovido pela Revista Tecnologia Gráfica reúne executivos para debater sobre ExpoPrint Latin America :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
📣 Férias? 🌴 ⛱️ Mantenha sua marca em destaque, mesmo enquanto descansa! 😎 Quero Divulgar!
📣 Férias? 🌴 ⛱️ Mantenha sua marca em
destaque, mesmo enquanto descansa! 😎
Quero Divulgar!
Quero Divulgar!
ClassificadosProdutos e ServiçosGráficasEmpregos

04 de junho de 2014

Fórum promovido pela Revista Tecnologia Gráfica reúne executivos para debater sobre ExpoPrint Latin America

Press Communications

Na última quarta-feira (28), a Revista Tecnologia Gráfica promoveu o Fórum ExpoPrint 2014: Inovações e Produtividade. O evento reuniu executivos de grandes marcas que vão expor na ExpoPrint Latin America 2014, maior evento de impressão das Américas, que ocorre de 16 a 22 de julho, em São Paulo.

O clima geral foi de muito otimismo e expectativa com a proximidade da feira. O mercado mostra-se confiante com as oportunidades de negócios trazidas pela terceira edição da ExpoPrint, divulgando os produtos e soluções a serem lançados. O encontro serviu para mostrar tendências relevantes que serão discutidas na feira, como a sustentabilidade e a busca pela diferenciação.

Fernando Moreira Guimarães, gerente comercial da IBF, destacou o otimismo sentido no mercado: "O mercado está muito otimista e um Fórum como este mostra que estamos no caminho correto. Há hoje no setor um comprometimento com produtividade e eficiência", destacou.

 

O "verde" na ExpoPrint

O maior consenso entre os expositores da ExpoPrint é o de que a feira deste ano vai apresentar, através de seus expositores, um forte e visível compromisso com as questões ambientais.

Enio Zucchino, gerente de desenvolvimento de mercado para impressão comercial da Kodak, frisou: "Um ponto importante na ExpoPrint será a consolidação da consciência ambiental e a tecnologia que leva a isso". As chapas sustentáveis Kodak Sonora XP e Sonora News fazem parte deste universo.

Luiz Ney Arias, presidente da IBF, concorda com Enio: "Há uma força em chapas ecológicas. Em nossa produção, chegamos a fazer duas mil versões durante o desenvolvimento do produto. Há também os governos que farão cada vez mais exigências neste sentido".

A Agfa também nota um movimento alto na busca por chapas ecológicas, com uma força cada vez maior de sua chapa ecológica :Azura, a qual tem toda sua produção feita de maneira sustentável. O gerente de marketing da Agfa para a América Latina, Eduardo Sousa, nota uma importante tendência que terá força na ExpoPrint: a tecnologia de softwares web-to-print. A integração dos softwares, com gerenciamento de cores, web-to-print e a possibilidade destes trabalharem na nuvem, será um ponto forte.

A Overlake ressaltou que o caminho em tintas e vernizes são as fontes vegetais. O diretor geral Francisco Veloso destacou os lançamentos em vernizes normativos para a área de alimentos e os vernizes de baixa migração. Serão mais de 20 produtos com efeitos 3D, plástico, metalizado e mais. Sobre o tema sustentabilidade, Veloso destacou: "O desafio atual é levar o verde ao mesmo custo do produto normal".

Para a Printcor, as tintas também buscam o fator ecológico. O gerente industrial Marco Zorzetto ressaltou não só as tintas cada vez mais sustentáveis, principalmente em áreas críticas como nas embalagens de alimentos, como também as tintas para a produção de materiais especiais, que agreguem valor e façam com que a empresa se diferencie das demais.

 

Diferenciar

Sobre o fator diferenciação, houve um acordo geral que este é o momento do gráfico pensar além. Será preciso ir além do oferecimento de grandes velocidades. Agora, a busca é por soluções diferenciadas, acabamentos especiais, produtos que sejam únicos no mercado. 

A T&C irá apresentar na feira toda a tecnologia de sua representada Scodix. Gianberto Monchini, gerente financeiro da T&C, ressaltou a questão do enobrecimento de impressos, a busca para agregar valor e a qualidade da impressão em embalagens. Outros produtos da T&C estarão no evento, como a sublimação Epson. Para Monchini, o empresário irá à ExpoPrint em busca de soluções para descobrir como poderá fazer mais com o material que tem.

As possibilidades em impressão de embalagens são também uma busca dos lançamentos da Goss. A empresa irá promover a Vpack, focada na produção de embalagens em papel, cartão e filme. A máquina rotativa cresce mundialmente neste setor e a Goss pretende aumentar sua inserção no mercado nacional. A Magnum Compact irá atender o segmento de jornais, no qual há atualmente uma tendência de forte regionalização, na visão do diretor executivo da Goss Vitor Dragone.

A Fujifilm foca a impressão digital inkjet na ExpoPrint. Será exibida pela primeira vez na América do Sul a JetPress 720, impressora de alta qualidade em impressão digital. A Inca Onset 40i será promovida e vem sendo usada por gráficas comerciais que estão se diferenciando agregando grandes formatos em sua produção, como comentou Walter Tolosa Junior, gerente de vendas exportação da Fujifilm, que abordou ainda o uso da cura LED pela Fujifilm, que vem trazendo resultados satisfatórios.

Com a impressora UV flatbed Anapurna M2540, a Agfa irá buscar na ExpoPrint atender também os mercados de comunicação visual, com esta inkjet de grande formato que é usada com sucesso no setor de embalagens.

A Heidelberg aposta em dois pontos na ExpoPrint: flexibilidade e produtividade. Seus equipamentos buscam a eficiência em conjunto com a produção de materiais diferenciados, sempre focados na questão sustentável.

O gerente sênior de consumíveis Saphira e CtPs da Heidelberg, Danilo Eskenazi, abordou a tecnologia LE UV da Heidelberg, visando a sustentabilidade com sua baixa migração. A Heidelberg irá apresentar um portfólio completo de softwares, equipamentos e consumíveis durante a ExpoPrint. Eskenazi lembrou a importância das soluções serem de fácil configuração e amigáveis ao usuário, buscando sempre a otimização.

Otimização também é o mote da Bobst para a ExpoPrint Latin America 2014. A empresa levará duas máquinas fabricadas no Brasil. A primeira é uma dobradeira/coladeira com aplicação em braile, ressaltando assim a busca pelo valor agregado na produção. O segundo é um empacotador automático, para aumentar o controle de qualidade.

Eduardo Pereira, gerente de produto da Bobst, disse que há uma grande expectativa em relação aos visitantes da ExpoPrint 2014, com clientes de toda a América marcando presença. A visão foi compartilhada entre todos os presentes, que demonstraram empolgação em relação ao fato da ExpoPrint ser um grande ponto de encontro de profissionais e tecnologias do mundo de impressão.

O encontro teve mediação de Manoel Manteigas de Oliveira, diretor da Escola Senai Theobaldo de Nigris, o qual frisou a atuação do Senai no ramo de pesquisa e treinamento. A escola estará na ExpoPrint com um forte conteúdo educacional. Claudio Baronni, presidente da ABTG, também falou no encontro e ressaltou a importância da gestão dentro das empresas.

O debate foi conduzido ainda pela jornalista da Revista Tecnologia Gráfica Tânia Galluzzi. A cobertura completa deste importante encontro da indústria gráfica poderá ser conferido na edição 89, Vol. II 2014, da Revista Tecnologia Gráfica, que vai circular no início de julho e será também distribuída durante a feira.

 

A ExpoPrint

A ExpoPrint é o maior evento de impressão das Américas e ocorre de 16 a 22 de julho de 2014, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Para explorar com ainda mais precisão as oportunidades presentes na feira, o empresário precisa estar atento ao que acontece na área gráfica. Para isso, a ExpoPrint atualiza diariamente o site com notícias: www.expoprint.com.br/pt/noticias.

A página do Facebook também é atualizada todos os dias e concentra as notícias do mercado gráfico e todas as novidades sobre a feira. Curta: www.facebook.com/ExpoPrintLatinAmerica. Para evitar filas e ainda concorrer a um iPad, é fundamental também fazer o cadastro antecipado para visitar a feira pelo link: www.expoprint.com.br/pt/visitar/cadastro.