FuturePrint 2023 consolida e fortalece o segmento de comunicação visual, impressão digital e serigrafia em mais uma edição de sucesso :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
ClassificadosProdutos e ServiçosGráficasEmpregos

24 de julho de 2023

FuturePrint 2023 consolida e fortalece o segmento de comunicação visual, impressão digital e serigrafia em mais uma edição de sucesso

31ª edição reuniu mais de 40.000 visitantes, no Expo Center Norte, em apenas quatro dias, além de promover palestras importantes para a transformação do mercado e divulga as datas da edição de 2024.

Assessoria de Imprensa

E chegou ao fim mais uma edição da FuturePrint, a maior feira da América Latina para os segmentos de serigrafia, sublimação, comunicação visual e impressão digital têxtil, que aconteceu entre os dias 12 e 15 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento recebeu mais de 40.000 visitantes, de 15 países para conhecer as novidades das mais de 600 marcas de 10 nações diferentes, entre elas, Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Japão, China, Índia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e Áustria. A cobertura da edição contou com a presença de mais de 100 jornalistas de diversos veículos de imprensa.  A próxima edição, a 32ª FuturePrint, ocorrerá de 10 a 13 de julho de 2024, e o local se mantém sendo o Expo Center Norte.

Este ano consolidou o eixo de formação proposto pela feira e seguiu com os tradicionais Fórum FuturePrint, Sublimação em Ação, Serigrafia em Ação e Talks FutureTêxtil, recebendo 37 palestrantes durante os quatro dias de evento. Os temas abordados trouxeram luz a aspectos comerciais, gestão, empreendedorismo, empoderamento feminino e marketing. Também foram contempladas outras questões da atualidade, como as discussões sobre a utilização de I. A. (Inteligência Artificial) no segmento têxtil e de personalizados.  

Preocupada com o desenvolvimento sustentável do mercado, a FuturePrint incorpora a agenda ESG em suas práticas e ações, alinhadas aos ODS da ONU, especificamente os ligados aos temas “Educação de Qualidade”, “Indústria, Infraestrutura e Inovação”, “Cidades e Comunidades Sustentáveis” e “Consumo e Produção Responsáveis”. A organizadora do evento, a Informa Markets, ocupa o topo do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) e promove um programa amplo de metas para incorporar a sustentabilidade em todos seus eventos e incentivar os clientes a fazerem o mesmo. Iniciativas como a reutilização de carpetes, práticas de eficiência energética, produção de materiais impressos somente em papéis com certificação FSC, suporte a pequenos empreendedores e mitigação da geração de resíduos são apenas algumas das medidas adotadas.

Dentro dessas iniciativas, vale destacar a celebração dos expositores e suas montadoras que mais aplicaram conceitos sustentáveis na construção de seus espaços dentro do evento, laureando-os com o Prêmio Estande Sustentável. Os vencedores foram Flexmag e Bogdan (Categoria Verde – Até 20m²); Plastireal e P4Mix (Categoria Amarelo – de 21 a 49m²), HP do Brasil e Next Eventos (Categoria Azul - 50 a 99m²); e Imprimax e Projetando Eventos (Categoria Branco – Acima de 100m²).

Fortalecendo a integração com o setor e dando visibilidade ao mundo digital, a feira trouxe um time de embaixadores formado pelos profissionais mais conhecidos do mercado nas redes sociais, para trocar experiências e interagir com os visitantes em um Lounge exclusivo. Entre os convidados estiveram Nascimento Rocha, Flávio Santos, Rodrigo Machado, Poli Freire, Márcio Strama, Matheus Cosso, Rafael Ahmann, Marksuel, Mila Sanchez, Nilson Tsuji, Pedro Henrique, Fabiana Rodrigues, Rafael e Thaís, Kleber Eccher, Luana Dias, Judah Adonai e Mayara Calderone.

A FuturePrint também ofereceu um espaço exclusivo para auxiliar empresas expositoras e visitantes a encontrarem as melhores condições de financiamento, através da Sala de Crédito. Coordenada por José Roberto Damasceno, da Fiesp Micro, Pequena e Média Indústria, a Sala de Crédito, que é uma iniciativa com o apoio institucional da Fiesp, Abigraf, Sebrae e Senai, reuniu seis agentes financeiros com o objetivo de orientar e apoiar as empresas interessadas em adquirir equipamentos e insumos para seus negócios, com taxas e simulações adequadas às necessidades de cada empresa, além de fornecer atendimento empresarial e orientações de gestão.

O evento ainda comportou a 4ª edição do Decor Wrapping, o maior campeonato de envelopamento do segmento, que reuniu 32 competidores que passaram por desafios utilizando a criatividade e a agilidade. A iniciativa foi uma realização da Imprimax e premiou Henrique Carias Araújo (1º lugar), André William Alves Evangelista (2º lugar) e Rafael Crispim Gomes (3º lugar).