09 de novembro de 2016
Henkel mantém desempenho positivo em 2016 e apresenta forte evolução no terceiro trimestre
América Latina registra crescimento orgânico de 13,9% nas vendas
CDN Comunicação
A Henkel, líder global nas áreas de tecnologia de adesivos, cuidados para o lar e cosméticos, apresentou crescimento em vendas de 3,4%, atingindo 4.748 milhões de euros no terceiro trimestre de 2016, com um forte aumento da margem EBIT ajustada chegando a 17,6%. O resultado por ação preferencial subiu 9,2%, alcançando 1,42 euro. Os mercados emergentes foram fundamentais para os índices positivos, com a América Latina registrando importante aumento orgânico de 13,9% nas vendas, representando 268 milhões de euros.
“A Henkel continuou demonstrando uma forte evolução dos seus negócios no terceiro trimestre de 2016. As vendas, a margem EBIT ajustada e os lucros por ação preferencial alcançaram novos recordes. O desempenho bem-sucedido e a alta qualidade das conquistas registradas foram impulsionados pelas três unidades de negócios e pelo grande comprometimento da nossa equipe global. Nossa expectativa é que o mercado desafiador e incerto persista em 2016. Continuaremos focados em aumentar nossas marcas bem-sucedidas, posições de liderança nos mercados e forte capacidade de inovação para alcançar nossos ambiciosos objetivos", declarou Hans Van Bylen, CEO da Henkel.
Hans Van Bylen, CEO da Henkel
No terceiro trimestre de 2016, as vendas alcançaram um novo recorde. Cresceram 3,4% resultando em 4.748 milhões de euros. Este desempenho se deve ao sólido desenvolvimento orgânico e às aquisições. O crescimento orgânico das vendas – ou seja, ajustadas as taxas do câmbio e de aquisições /desinvestimentos - foi de 2,8%. Descontando também os impactos negativos no câmbio de 3,3%, as vendas subiram 6,7%. Todas as divisões contribuíram para esse progresso: Laundry & Home Care, Beauty Care e Adhesive Technologies.
O lucro operacional ajustado (EBIT) cresceu 7,6%, passando de 778 milhões de euros para 837 milhões de euros. O lucro operacional reportado cresceu 16,4%, de 666 milhões de euros para 775 milhões de euros.
O lucro operacional reportado (margem EBIT) cresceu 0,7 ponto percentual, atingindo 17,6%. O retorno ajustado sobre as vendas aumentou de 14,5% para 16,3%.
O resultado financeiro da Henkel foi de –15 milhões de euros, devido às aquisições, ficando abaixo do nível do mesmo trimestre do ano anterior. A taxa fiscal reportada foi de 23,2% (índice do mesmo trimestre do ano anterior: 24,6%).
O lucro líquido ajustado para o trimestre cresceu 9,2% de 564 milhões de euros para 616 milhões de euros. A receita líquida reportada para o trimestre subiu 18,2% de 494 milhões de euros para 584 milhões de euros. Após dedução de 8 milhões de euros atribuídos aos juros não controlados, a receita líquida trimestral aumentou para 576 milhões de euros (índice do mesmo trimestre do ano anterior: 484 milhões de euros).
Os rendimentos ajustados por ação preferencial (EPS) subiram 9,2% de 1,30 para 1,42 euro. O EPS reportado aumentou de 1,12 para 1,33 euro.
O capital operacional líquido relativo às vendas aumentou 0,8 ponto percentual para 5,2%.
Com um crescimento orgânico de 6,7% nas vendas, os mercados emergentes tiveram novamente uma contribuição acima da média do crescimento orgânico do Grupo. Na América Latina, as vendas aumentaram 13,9% organicamente para 268 milhões de euros, com uma contribuição significativa do México, que obteve um crescimento de dois dígitos.
Forte evolução comercial nos primeiros nove meses de 2016
Nos primeiros nove meses de 2016, a Henkel obteve um crescimento orgânico de 3% nas vendas, com contribuição de todas as unidades de negócios. Nominalmente, as vendas aumentaram 1% para 13.858 milhões de euros.
O lucro operacional ajustado aumentou em 6,9% de 2.253 para 2.407 milhões de euros. O lucro operacional reportado melhorou de 16,4% para 17,4%.
O lucro líquido ajustado, após deduzir juros não controlados, cresceu em 8,6% de 1.632 milhões de euros para 1.772 milhões de euros.
Os rendimentos ajustados por ação preferencial (EPS) subiram 8,5%, de € 3,77 para € 4,09.
Perspectivas do Grupo Henkel para 2016 confirmadas
A Henkel espera gerar um crescimento orgânico das vendas entre 2% e 4%, com cada uma das suas áreas de negócios gerando crescimento nesta faixa. Em relação a participação dos mercados emergentes, a Henkel antecipa uma leve diminuição em comparação ao nível do ano anterior devido aos efeitos do tipo de câmbio. Em relação ao lucro operacional reportado (margem EBIT), a Henkel espera superar os 16,5% e que todas as áreas de negócios fiquem acima do nível do ano anterior. A Henkel também espera um crescimento entre 8% e 11% no resultado por ação preferencial.
Sobre a Henkel
A Henkel opera no mundo todo com marcas e tecnologias líderes em três áreas de negócios: Adhesive Technologies, Beauty Care e Laundry & Home Care. Fundada em 1876, a Henkel mantém posições globais de liderança no mercado, tanto no setor de consumo quanto industrial, com marcas conhecidas, como Persil, Schwarzkopf e Loctite. A Henkel emprega quase 50 mil pessoas, e declarou vendas de € 18,1 bilhões e lucro operacional ajustado de € 2,9 bilhões no ano fiscal de 2015. As ações preferenciais da Henkel estão listadas no índice DAX da bolsa de valores alemã.
Para mais informação sobre a companhia, acesse www.henkel.com
Sobre a Henkel Brasil
A Henkel está no Brasil há 60 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com mais de 900 profissionais distribuídos nas plantas de Diadema, Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo.