05 de julho de 2022
HP gerou US$ 7 bilhões em vendas de produtos ecológicos em 2021
A empresa anuncia o progresso e objetivos do seu programa de impacto sustentável
Assessoria de Imprensa
No ano passado, a HP estabeleceu uma agenda ambiciosa de impacto sustentável para enfrentar os problemas mais urgentes da atualidade, já que para a empresa, deixar uma marca positiva no mundo é essencial. Isso fez com que a companhia estabelecesse metas para combater as mudanças climáticas, promover os direitos humanos e acelerar a igualdade digital. Para acompanhar o progresso das iniciativas, a empresa divulga o relatório do Impacto Sustentável de 2021.
Uma das conclusões do relatório é que o impacto sustentável é um imperativo de negócios cada vez maior. Os consumidores estão buscando mais do que apenas ótimos produtos: eles querem empresas que sejam líderes em gestão ambiental e justiça social.
Em 2021, essas mudanças se refletiram nos negócios em US$ 3,5 bilhões em novas vendas vinculadas a metas de impacto sustentável - mais que o triplo de 2020 - e US$ 7 bilhões em produtos ecológicos. Quase US$ 2 bilhões investidos no desenvolvimento de novas tecnologias que contribuam para este objetivo e quase US$ 1 bilhão do bônus inicial de sustentabilidade da HP alocado a diferentes programas que visam reduzir a pegada de carbono nos últimos dois anos.
Outros resultados de destaque são:
Jornada para Net Zero: a HP reduziu sua pegada de carbono em 9% em relação a 2019, mudança notável, já que a receita líquida aumentou 8% no mesmo período de 2019 a 2021. Além disso, a empresa tem o objetivo de reduzir 50% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030 e de atingir zero GEE líquido até 2040.
Outro destaque é o aumento da eficiência energética dos produtos da HP, que tendem a ser mais leves e energeticamente mais eficientes, então produtos como laptops e impressoras a jato de tinta são uma prioridade para a marca.
A energia consumida pelos equipamentos durante a sua utilização é um dos fatores que mais contribuem para a sua pegada ecológica, razão pela qual as emissões por utilização também reduziram 39% em comparação a 2015 e evitaram a propagação de 1,46 toneladas de CO2 na atmosfera, superando a meta de redução de 30% até 2025. Além disso, a HP possui 658 produtos com certificação de eficiência energética Energy Star, mais do que qualquer outra empresa de tecnologia no mundo.
Circularidade de produtos e embalagens: outro compromisso é atingir 75% de produtos e embalagens com ciclo fechado até 2030, o que significa que ¾ da produção anual, será proveniente de materiais reciclados, renováveis ou reutilizados. Em 2021, alcançamos 39% de circularidade em peso, o que significa que mais de 300 produtos HP em todo o mundo contêm uma pequena quantidade de plásticos recuperados do oceano.
Além disso, a empresa está comprometida em eliminar 75% das embalagens plásticas de uso único até 2025 e, desde 2018, já houve uma redução de 44%. Além disso, cerca de 1.300 toneladas de plástico retirado do mar foram utilizadas em produtos da HP. A marca também está revolucionando a indústria com sua solução avançada de ferramentas de fibra moldada com a aquisição da Choose Packaging no início de 2022.
Restauração e conservação de florestas: desde 2020, 100% dos papeis utilizados pela HP são reciclados ou de fontes certificadas. Isso estabelece um compromisso de ir além da própria pegada da empresa, como também combater o desmatamento de papeis que são usados em produtos e serviços impressos até 2030.
Para isso, uma das estratégias envolve a expansão da aliança com a World Wildlife Fund (WWF) para enfrentar os possíveis impactos causados por impressoras HP. Em 2021, 23% da pegada total de fibra para papel que é usado em produtos e serviços de impressão foi afetada. Da mesma forma, os programas neutralizaram o desmatamento de papel que não é da HP, que representa 19% dessa pegada.
Igualdade de gênero: a HP é a primeira empresa de tecnologia da Fortune 100 a se comprometer a alcançar 50% de igualdade de gênero na liderança até 2030. Em 2021, as mulheres representavam 32,5% dos cargos de gestão mundialmente. Elas também estão em 22,7% dos cargos técnicos e de engenharia, número que caminha para atingir mais de 30% até 2030.
Empoderamento dos trabalhadores: a HP está comprometida em alcançar 1 milhão de colaboradores em seus programas de empoderamento até 2030, e já impactou quase 350 mil somente em 2021. Além disso, a empresa atingiu sua meta de dobrar a participação das fábricas em seus programas de sustentabilidade quatro anos antes do previsto, com um aumento de 114% em 2021 em comparação com 2015.
Acelerar a igualdade digital: a empresa estabeleceu uma nova meta para acelerar a igualdade digital para 150 milhões de pessoas até 2030, atingindo 4,3 milhões no primeiro ano. A estratégia se concentra na parceria com a Aspen Digital para criar um Acelerador de Igualdade Digital. A iniciativa apoia organizações sem fins lucrativos a ampliar suas abordagens para atender comunidades carentes afetadas pela exclusão digital.
Além disso, desde 2015, 74,3 milhões de estudantes em todo o mundo se beneficiaram dos programas de educação beneficente da HP, e desde 2019, 7 milhões de estudantes fizeram parte de projetos com a aliança Girl Rising. Da mesma forma, cerca de US$ 73,4 milhões foram doados pela Fundação HP e pelos próprios colaboradores da empresa, que acumula, desde 2016, 692 mil horas de trabalho voluntário e tarefas pro bono.
Transformar juntos
Liderar com propósito sempre foi o centro das ações da HP, e não é à toa que o relatório de Impacto Sustentável é publicado ininterruptamente há mais de 21 anos. Olhando para o futuro, a HP continua comprometida com o crescimento dos seus negócios de maneira sustentável e igualitária com colaboradores, clientes e fornecedores. Nenhuma empresa pode fazer isso sozinha. O apoio contínuo e as ações em conjunto são essenciais para alcançar um impacto positivo e significativo no planeta, nas pessoas e nas comunidades.
• Consulte o sumário executivo
• Leia o relatório completo
Sobre HP
HP Inc. é uma empresa de tecnologia que acredita que uma ideia bem pensada tem o poder de mudar o mundo. E seu portfólio de produtos e serviços de sistemas pessoais, impressoras e soluções de impressão 3D ajudam a dar vida a essas ideias. Visite http://www.hp.com.