26 de janeiro de 2015
i-Supply dá o start a impressão por demanda no Brasil
Sob o comando da Digital Pages, a i-Supply pega carona em 15 anos de experiência em gestão digital de conteúdo para oficialmente lançar sua operação de POD (impressão sob demanda) em 19 de março, com mais de 1 Milhão de títulos
Assessoria de Imprensa
Há 15 anos no mercado e líder brasileira especializada em viabilizar publicações digitais em múltiplos dispositivos, a Digital Pages, que já era sócia-fundadora da i-Supply, fundada em junho de 2011, adquiriu há menos de um ano, por meio da sua Holding de participação, a Future Way, o controle da distribuidora de livros, que já nasceu na contramão das tradicionais. Com a proposta de aliar a distribuição convencional, a Impressão sob demanda e a distribuição digital, a i-Supply encarou desde o seu primeiro dia, a missão de reduzir drasticamente as perdas das editoras.
Com esse movimento, a iSupply passou a integrar o DNA da Digital Pages ao seu, operando sob os pilares da inovação. A empresa, que nasceu com a proposta de ser uma alternativa tecnológica para prover mais eficiência à cadeia de distribuição e logística do mercado editor e livreiro, passa a gerar maior competitividade ao oferecer agilidade, cobertura de catálogo e preços competitivos.
No desenho de distribuição de livros vigente há anos, o distribuidor desempenha o papel de intermediário, consignando o livro para fornecer aos varejistas, como as livrarias, sob um modelo de impressão de alta tiragem. A fragilidade se dá pela impossibilidade de as editoras preverem ao certo a tiragem de um título a ser impresso, resultando em erro de cálculo, tanto para mais, quanto para menos.
Em ambos os casos, as perdas podem ser grandes. Tiragens menores implicam demanda maior que oferta, resultando na perda da venda, até que haja reposição nas gôndolas. Já impressões maiores levam o distribuidor a estocar os volumes e arcar com altos custos de armazenamento e logística, pois a entrada, o tempo em estoque e a saída, continuam gerando custos, ainda que sem giro de caixa.
Diante desse cenário, a impressão sob demanda, ou print on demand - POD, que já é tendência mundial, surge como a melhor alternativa para resolver essa questão. Nesse modelo, a cadeia funciona de forma inversa, iniciando quando o varejista recebe o pedido de um livro (ainda que não esteja em seu estoque). A partir daí, via sistema, editoras e gráficas são notificadas até que ocorra a entrega do volume impresso na casa do consumidor. Com o POD, assegura-se a permanente disponibilidade de qualquer livro nos canais de venda. Com isso, a editora será a grande beneficiada, pois terá:
· Cauda longa dos livros à venda nos principais canais de e-commerce;
· Reposição de estoque rápida e investimento controlado;
· Fim das perdas dos pedidos no varejo.
A i-Supply já está imprimindo sob demanda em fase de testes com players do comércio eletrônico. Em breve, usará toda a sua capacidade multicanal em parceria com os maiores varejistas do e-commerce, além de contar com mais de 500 livreiros para distribuir todo o catálogo POD. Além de conteúdo nacional, o catálogo disponível para POD da i-supply é o único a já contemplar grandes editoras internacionais em virtude de contrato assinado com a Ingram, a maior distribuidora mundial de livros para impressão sob demanda. Com isso, a operação POD da i-Supply terá início com mais de 1 milhão de livros, tornando-se a distribuidora com maior catálogo no Brasil. Os trabalhos continuam direcionados para a ampliação de portfólio, incluindo parcerias com relevantes editoras nacionais de vários segmentos, além das que hoje representam novos autores. A i-Supply tem um canal de contato exclusivo através do e-mail POD@isupply.com.br para as editoras interessadas em disponibilizar seu catálogo para impressão sob demanda.
Para a Digital Pages, esse movimento está integralmente alinhado ao seu core business: "Somos focados, desde o início, em maximizar o contato do leitor com o conteúdo de maneira confortável e economicamente viável. Pela proximidade às editoras e inteligência na captura de dados, entendemos a dinâmica do mercado, e os diferentes casos de uso do conteúdo. Sabemos que o leitor é multiplataforma, dependendo do contexto em que estiver inserido. Um livro disponível pelo computador, tablet, celular ou papel só amplia as oportunidades de contato de maneira não excludente. Uma mesma pessoa lê diferentes páginas de um mesmo livro no sofá, na mesa do trabalho, no metrô ou na recepção do dentista.." Salienta Youssef Mourad, CEO da Holding que administra a i-Supply e Digital Pages, justificando a aderência da impressão sob demanda e garantindo investimentos pesados nos próximos anos na mais nova integrante do grupo.
Digital Pages
Há 15 anos, desenvolve soluções tecnológicas e presta serviços especializados para a disponibilização de conteúdos digitais em múltiplos dispositivos, tendo sido pioneira absoluta no mercado brasileiro e se consolidando como líder destacada do segmento.
É provedora de robustas e flexíveis soluções em digitalização, enriquecimento, comercialização, distribuição e leitura de publicações e atende ao mercado editorial como um todo (nos segmentos educacional, corporativo e de mídia). Tais soluções são desenvolvidas para promover a melhor experiência ao usuário e para gerar novas oportunidades a quem cria ou distribui o conteúdo. Neste último aspecto, a atuação diferenciada da Digital Pages adiciona à utilização dos produtos derivados de sua Plataforma RDP (Rich Digital Pages), uma sólida camada de serviços operacionais, atrelados à prestação de uma consultoria estratégica, cujos objetivos principais são indicar as práticas mais assertivas em relação à disponibilização digital de conteúdos e possibilitar a exploração efetiva dos inúmeros recursos disponibilizados, a fim de que toda a cadeia se traduza como investimento com percepção de valor e retorno garantidos, e não como despesa, para quem disponibiliza as publicações. Em seu portfólio constam Pearson Education, Organizações Globo, Grupo Abril, Grupo Santillana, Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Editora Saraiva, Mackenzie, Avon, Philips, USP, Grupo Pão de Açúcar, Bosch, Mercedez-Benz, Merck, Uol, Algar, Klabin Segall, Sadia, Arcelor, entre muitas outras.