IEL promove curso de Game Lean voltado ao setor gráfico :: guiadografico.com ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
ClassificadosProdutos e ServiçosGráficasEmpregos

28 de setembro de 2017

IEL promove curso de Game Lean voltado ao setor gráfico

SESI

Com o objetivo de capacitar empresários do setor gráfico nos conceitos e ferramentas básicas aplicadas ao Lean, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) promoveu o curso Game Lean, em parceria com a gerência geral de Desenvolvimento Setorial do Sistema FIRJAN. A metodologia surgiu no Japão e prega a redução de desperdícios para gerar melhora na qualidade, no tempo e no custo da produção.

Para facilitar a assimilação do conteúdo, o docente Carlos Alberto Fernandes realizou dinâmicas por meio de jogos. “Essa metodologia simula processos de gestão de forma lúdica. Os jogos são fundamentais na compreensão e absorção do conteúdo, além de gerarem mais interação entre os participantes”, explicou.


Profissionais do setor gráfico participam das atividades propostas pelo Game Lean
(Foto Vinicius Magalhaes)

Para Luiz Paulo Martins, da Nobre Gráfica Editora, a forma lúdica como foram passadas as atividades facilitou no entendimento do conteúdo. Ele pretende desenvolver um comitê interno para aplicar a metodologia em seu local de trabalho.

“Minha meta é aumentar a garantia da qualidade de nossos serviços. Para isso, quero montar uma equipe que contenha líderes em cada setor para difundir esses processos na minha empresa. Pretendo replicar o que aprendi aqui com meus colaboradores”, contou.

De acordo com Thiago Lund, sócio diretor da Gráfica Nova Brasileira, o curso foi importante porque demonstrou que mudanças simples, que não demandam grandes investimentos, podem fazer com que sejam reduzidos os custos de produção, gerando aumento da efetividade da empresa.

“Pretendo aplicar a metodologia Lean no meu negócio o quanto antes. As atividades práticas propostas durante o curso fizeram com que eu enxergasse essa filosofia de forma aplicável. Também considerei importante a troca de experiências com os outros participantes, que são de diferentes áreas do setor gráfico”, pontuou Lund.

Analista de Projetos Especiais do IEL, Julia Postaue explicou que a ideia do curso foi permitir que os empresários colocassem em prática os princípios apresentados. Para ela, essa forma de transmitir o conteúdo mostra aos participantes que o Lean é aplicável a qualquer segmento de empresas.

“Esse curso vem ao encontro do novo posicionamento do IEL, que é oferecer aulas com 80% de atividades práticas e 20% voltados à teoria. No primeiro dia, foi proposto aos alunos que desenvolvessem uma fábrica de carros, sem que houvesse sido passado qualquer conceito da filosofia nipônica. Isso criou uma visão de caos que, ao longo do curso, foi sendo ajustada conforme o docente foi passando os conceitos por trás dessa metodologia”, disse.

Especialista em Desenvolvimento Setorial, Carolina Tourinho Jaguaribe lembra que, atualmente, o setor gráfico teve redução no número de estabelecimentos e sofre com alta do preço de papel.  “A indústria gráfica fluminense, em sua maioria, está inserida em um mercado de grande concorrência e transição de demandas trabalha, com prazos curtos. A eficiência do processo da empresa fica, assim, em evidência com fortes impactos em sua competitividade”, afirmou Carolina, ressaltando que a metodologia Lean é, de forma geral, barata de se implementar, podendo gerar grandes diferenças no processo industrial.

O curso Game Lean aconteceu em 20 e 21 de setembro, no SENAI Maracanã.