11 de janeiro de 2017
Jovem empreendedor cria gráfica online e inova mercado digital
A Gráficas em São Paulo surgiu da ideia de Raphael Campos quando ele tinha apenas 19 anos
DINO
Uma gráfica 100% online que proporcionasse respostas rápidas nos orçamentos, orçamentos por telefone, assessoria gratuita na criação dos impressos, entrega para qualquer cidade do Brasil e preço competitivo. Esse era o sonho do empreendedor Raphael Campos quando ele tinha apenas 19 anos e morava no interior de Goiás.
Sonho que ele colocou em prática há três anos. "Nunca tivemos uma reclamação sequer. A pontualidade na entrega dos materiais dentro do prazo é de 99% e temos 100% de clientes satisfeitos", conta Campos, que diz ter aumentado seu faturamento anual em 700% no último ano.
A Gráficas em São Paulo surgiu em 2013, no início da crise econômica. "Enquanto todos temiam perder o emprego, larguei o meu e mudei-me para São Paulo para seguir meu sonho", diz.
Desde os 17 anos, Campos atua no ramo de comunicação visual. Mas sua paixão por materiais gráficos começou quando ele tinha apenas 8 anos de idade e já desenhava. Iniciou sua carreira ramo de impressões gráficas como arte finalista, mas acompanhava todo o processo - do desenvolvimento até a impressão e a entrega. Assim, pode observar as principais falhas das gráficas para criar seu modelo de negócio.
"O mercado gráfico no Brasil sempre foi muito concorrido e problemático. Por isso, eu sabia que teria que oferecer algo a mais para meus clientes, trabalhar em cima dos principais problemas das gráficas já existentes", explica ele, que em janeiro de 2012, com apenas uma mala de roupas, chegou a São Paulo.
Em pouco tempo, arrumou emprego em uma gráfica e anotou as principais falhas que observava enquanto trabalhava. "Em São Paulo, acontecia exatamente aquilo que acontecia na cidadezinha que eu morava no interior de Goiás. Então, não houve muitas mudanças na ideia do negócio que eu já tinha em mente, apenas algumas adaptações", diz.
Além da falta de investimentos para seu negócio, Campos também teve de abdicar de sua vida pessoal e social até que conseguisse retorno financeiro. "Cheguei a jantar apenas um pão francês porque não tinha dinheiro para comprar mais nada. Hoje, vejo que valeu a pena", conta.
O maior diferencial que Campos queria oferecer para seus clientes era a entrega gratuita e rápida. "Até estruturar toda essa logística, passei muito sufoco, pois não foi fácil encontrar parceiros com preços interessantes e estabilidade na qualidade do serviço", diz.
Hoje, a Gráficas em São Paulo está estruturada e com faturamento crescente. Entre outros serviços, oferece impressão de flyers, folders, filipetas, cartões de visita, receituários, calendários, cartazes, timbrados e outros materiais promocionais. Tudo com criação de arte grátis, entrega gratuita para todo o Brasil e muito mais rápido do que seus concorrentes.
Campos atribuiu o sucesso à pesquisa de mercado que fez antes de abrir sua gráfica. E também à atenção dada a cada cliente: "nosso atendimento não é robótico. É um ser humano falando com outro. Entendemos as necessidades de cada cliente para colocar no papel o que ele deseja", diz. "Por isso, não temos nenhuma reclamação registrada em sites como Reclame Aqui ou Procon", completa.
De empreendedor para empreendedor
Confira as dicas do empreendedor Raphael Campos para quem está começando:
1. Não desista de seu sonho: "levou tempo para que eu conseguisse abrir meu negócio. Foi preciso muita coragem e persistência. Muita gente não acreditava que eu conseguiria, tive que ser forte para provar que minha ideia era inovadora e ia dar certo".
2. Pesquise muito antes sobre o segmento: "eu não decidi abrir uma gráfica da noite para o dia. Pesquisei bastante e, inclusive, trabalhei em outras gráficas também".
3. Trabalhe com as falhas dos concorrentes: "anotava tudo o que via de errado em meus concorrentes para não repetir os erros deles".
4. Poupe muito: "abrir um negócio no Brasil é burocrático e caro. Portanto, requer esforços financeiros também".
5. Ouça o que o cliente tem a dizer: "é preciso tratar o cliente como um ser humano e sempre se colocar no lugar dele, para prestar o melhor serviço possível".
6. Desenvolva bom relacionamento com fornecedores e prestadores de serviços: "eles são fundamentais para seu negócio prosperar. Lembre-se sempre disso".