02 de fevereiro de 2016
Kodak NX advantage é lançado oficialmente no Brasil em evento no Senai Barueri
Palestra, que contou com organização da Kodak e de sua revenda, Zanatto Soluções Gráficas, apresentou recursos e diferenciais da atualização da família KODAK FLEXCEL NX e destacou os benefícios imediatos para convertedores e gráficas de embalagens
Parla! Assessoria em Comunicação & Jornalismo Empresarial
A Kodak, em parceria com a revenda Zanatto Soluções Gráficas, lançou oficialmente no Brasil na noite do último dia 27 de janeiro a família NX advantage, uma atualização tecnológica da linha KODAK FLEXCEL NX que traz diversos aprimoramentos, frutos de quase três anos de pesquisas e que envolvem um novo padrão de microrretículas, otimização no uso de tinta, agilidade nos processos e aumento de qualidade visual das embalagens impressas.
As novidades foram apresentadas durante um evento realizado no Senai Barueri, para o qual foram convidados gráficos e convertedores de todo o país, que assistiram a duas apresentações: a primeira, ministrada por Mauro Freitas, gerente comercial na Kodak para os países do Cone Sul no segmento de Embalagens, que mostrou a evolução do portfólio de soluções flexográficas da Kodak e o panorama do mercado Flexográfico no Brasil e no mundo, incluindo tendências e principais desafios; e a segunda, ministrada por Robson Esperança, gerente para soluções em Flexografia da Zanatto, que mostrou a linha evolutiva da tecnologia KODAK FLEXCEL NX desde seu lançamento na Drupa de 2008, até o desenvolvimento da geração NX advantage.
Segundo Mauro, os empresários brasileiros sofrem a pressão da concorrência externa, principalmente de embalagens impressas na China, e, também, devem estar atentos a inovações iminentes, como inserção de recursos para interação com dispositivos móveis (códigos de barras, QR Codes etc.), realidade aumentada, personalização e segmentação, embalagens inteligentes entre outros.
“O segmento precisa se adaptar a essas demandas para se tornar competitivo e aumentar o volume de exportação”, explicou Mauro. “E isso passa por investir em novas técnicas e tecnologias de produção que proporcionem ganhos reais e mensuráveis aos convertedores.”
Alta performance
Destacando os aprimoramentos introduzidos na nova geração NX advantage, Robson Esperança destacou que, desde que foi lançada, em 2008, a tecnologia KODAK FLEXCEL NX estabeleceu um marco para o mercado flexográfico. “Há um antes e um depois da tecnologia Flexcel”, destacou. “Basta ver que a tecnologia foi apresentada na Drupa de 2008 e, até hoje, as empresas não exploram todo seu potencial e suas novidades continuam atuais.”
Segundo Robson, a geração NX advantage resolveu alguns questionamentos que ainda persistiam, após o lançamento do FLEXCEL NX. “Há desafios que obrigam os convertedores e gráficos a se equilibrarem entre otimizar a qualidade e aumentar a produtividade. O que acontecia é que, normalmente, ao mexer em um comprometia-se o outro. Além disso, todo esse processo de adaptação gera custos maiores tanto para convertedores quanto para donos de marca. O NX advantage elimina isso, já que está preparado para trabalhar com qualquer desafio do mercado de Flexografia, sejam os que já existem, como demandas que possam surgir”, disse.
Entre os pontos destacados por Robson estiveram a tecnologia que permite trabalhar com menos consumo de tinta branca ou cores especiais para a obtenção de qualidade superior em relação aos processos convencionais utilizados. “Estou falando de economia de 20 a 30% no consumo da tinta branca, que é a base para se conseguir imagens de qualidade e cores mais vivas e vibrantes”, explicou.
Outro aspecto foi a nova tecnologia Edge Definition que modifica as bordas de áreas sólidas, textos positivos ou negativos, aplicando nessas áreas um padrão diferenciado de microtextura que impede que a tinta se espalhe, garantindo legibilidade e evitando entupimento das áreas ao longo da produção. Esta operação é realizada diretamente pelo sistema KODAK TRENDSETTER NX, sem qualquer alteração do arquivo original ou trabalho adicional do operador de pré-impressão.
Base tecnológica
O parâmetro para as novidades da linha NX advantage esteve centrado no desenvolvimento de uma solução intimamente ligada a microrreticulas de superfície, que representou a otimização do padrão Kodak Digicap NX com a criação do Kodak Digicap NX advanced pattern.
Grande parte da inovação da nova tecnologia Digicap NX advanced pattern está na possibilidade de os convertedores escolherem entre no máximo cinco padrões de microrretículas de superfície que melhor se adaptam ao trabalho. Dessa forma, pode-se obter a melhor relação entre distribuição e consumo de tinta e deste modo elimina um dos grandes e aparentemente insolúveis problemas da Flexo conhecido com os microfuros (Pinholes) com real redução no consumo de tinta.
Juntando-se à Digicap NX advanced pattern e NX advantage e Edge Defition, a Kodak anunciou também outra inovação: a tecnologia Kodak Hyperflex, com a qual se torna possível elevar o piso ao redor dos pontos de altas luzes garantido estabilidade, sustentação e resistência mecânica durante o processo de impressão.
Usuários
A Fotograv, que desde 1968 atua no segmento de pré-impressão, flexografia e dry offset, foi pioneira no Brasil na implantação do sistema KODAK FLEXCEL NX. A empresa esteve representada por Geraldo Veiga Fernandes, que não escondeu sua satisfação com a solução Kodak. “Achei tudo fantástico”, disse, após a apresentação da tecnologia NX advantage. “O grande ponto, em minha opinião, fica para o ganho de densidade que se pode conseguir, economizando tinta, sobretudo, o branco. Ou seja, traz vantagens reais que impactam no custo.”
“Desde a primeira vez que usamos a tecnologia da chapa KODAK FLEXCEL NX deu para perceber que havia algo inovador, diferente, em relação aos concorrentes. De cara, já conseguimos aumentar a lineatura sem aumentar custos ou investir em novos equipamentos”, salientou Luiz Antonio de Jesus Stocco, da Valfim.
No Brasil desde 1976, a Valfilm, sediada em Itamonte (MG), faz parte do Valgroup, grupo inglês que é o maior convertedor de matéria-prima do mundo. Atua nos segmentos de embalagens flexíveis envolvendo filmes lisos e impressos.
“A Kodak conseguiu, com o NX advantage, aprimorar o que já era bom. A otimização do branco foi um excelente incremento, pois todo convertedor precisava disso”, acrescentou Stocco.
Outra empresa que compareceu ao lançamento do NX advantage no Brasil foi a Studiolaser, tradicional clicheria sediada em Marília, no interior de São Paulo, e também usuária de sistemas KODAK FLEXCEL NX. “A grande novidade que o NX advantage traz é a tecnologia de proteção de bordas para as fontes em áreas vazadas e textos negativos. Isso é um recurso diferenciado, principalmente, para empresas que trabalham com altas cargas de tinta”, destacou Evandro Benedito Zambuzi, da Studiolaser.
Também tradicional no mercado, a gráfica de embalagens Antilhas esteve presente no evento. Segundo Sidney Tolentino da Silva, a tecnologia KODAK FLEXCEL NX está acima de qualquer outra. “Somos 100% FLEXCEL NX”, disse. “Trata-se de uma tecnologia que une o que há de melhor entre laser e chapa. No caso do NX advantage, há ganhos significativos no gamut de cores, que permitem inclusive que se simule processos de rotogravura, o que é muito interessante.”
Sorteio
Após o evento, houve sorteio de prêmios aos participantes.
Gilmar França, da Leprint, ganhou um espectrofotômetro X-Rite Capture, oferecido pela X-Rite, parceira da Zanatto no Brasil.
Outros participantes ganharam a impressão de trabalhos à sua escolha, utilizando o padrão NX advantage. Foram sorteados: Nivaldo Farias de Moraes e Luiz Antônio de Jesus Stocco, da Valfilm; Sidney Tolentino da Silva, da Antilhas; e Daniele Rizzo de Simoni, da Clicheria Blumenau.
Sobre a Kodak
A Kodak é uma empresa de tecnologia com foco em imagem. Oferecemos diretamente ou através de outras companhias inovadoras com as quais temos parceria, soluções em hardware, software, consumíveis e serviços para clientes do segmento gráfico, impressão comercial, editorial, de embalagem, displays eletrônicos, entretenimento e filmes comerciais, bem como produtos de consumo. Com sua capacidade de inovar, nosso portfólio e alto valor de marca, a Kodak auxilia clientes ao redor do mundo a desenvolverem seus negócios e aproveitar os melhores momentos de suas vidas.
Para informações adicionais sobre a Kodak, visite www.kodak.com, ou siga o Twitter @Kodak e curta a página no Facebook Kodak - Soluções Gráficas
Sobre a Zanatto Soluções Gráficas
Revendedora de soluções Kodak para todas as aplicações gráficas, a Zanatto prima, há 36 anos, por qualidade e suporte total a seus clientes.
Possui matriz em Curitiba (PR) e escritórios em São Paulo e Porto Alegre (RS).
Mais informações, visite o site http://www.zanatto.com.br