17 de maio de 2013
Leitura e ação solidária: Konica Minolta patrocina projeto que leva livros a pacientes de hospitais
Parla! Assessoria em Comunicação & Jornalismo Empresarial
Tirar o tema responsabilidade social e humanitária do papel. Por outro lado, levar a história escrita em papel a centenas de pacientes em hospitais de todo o Brasil.
Estes são os objetivos do projeto Dose de Leitura, idealizado e realizado por Laé de Souza, e patrocinado pela Konica Minolta do Brasil, uma das maiores fabricantes de tecnologia de impressão do mundo.
Criado em 2006, o projeto leva, atualmente e gratuitamente, livros doados para pacientes de 15 hospitais de todo o país.
Através do prazer pela leitura, e do universo que os livros abrem, Laé pretende, conforme explica, acelerar o processo de recuperação dos pacientes. “Certamente uma leitura agradável ajudará na recuperação do paciente e tornará o seu tempo no hospital menos tedioso”, diz.
Como funciona
O ideal do projeto Doses de Leitura é levar livros até os pacientes. Para tanto, conta com um carrinho expositor com mais de 200 obras infantis, infanto-juvenis e adultas, operando como uma biblioteca ambulante.
Visitantes e familiares dos pacientes também podem ter acesso ao acervo.
Além disso, uma preocupação é optar por títulos de leitura leve, bem humorada e agradável. Conta, ainda, com alguns títulos em braile.
Entre os estados em que o projeto está em vigor estão São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pernambuco. Também conta com o apoio do Ministério da Cultura (Minc).
Para Patrícia Otsuji, analista de marketing da Konica Minolta do Brasil, empresas do mundo inteiro devem estar atentas à responsabilidade sócio-educacional.
“A Konica Minolta tem enorme orgulho de patrocinar o projeto Doses de Leitura. Quem passa por um momento difícil como a internação em um hospital sabe, mais do que ninguém, o quanto ler ou ouvir algo agradável pode ser positivo. Por outro lado, a leitura abre portas e janelas para um mundo todo especial e lúdico, que nos tira da realidade e remete a sensações muito agradáveis. A Konica Minolta participa de vários projetos humanitários ao redor do mundo, e, no Brasil, está plenamente envolvida com esse belo projeto do Laé Souza”, explica.