13 de fevereiro de 2025
MD Papéis compõe painel sobre papelcartão de embalagens na Packaging Summit 2025
Evento reuniu fabricantes do setor de Papel e Celulose e convertedores de papel para embalagens, no dia 11 de fevereiro, em São Paulo, com foco na promoção da economia circular na Indústria
RA Comunicação
A MD Papéis, localizada em Limeira (SP), integrou pela primeira vez o rol de especialistas e players do setor de Papel e Celulose, no painel sobre papelcartão da Packaging Summit Brasil 2025, na última terça-feira (11/02), no Tívoli Mofarrej Hotel, em São Paulo. O objetivo do evento e da fabricante de papelcartão, pertencente ao Grupo Formitex, foi compartilhar conhecimentos, experiências e tecnologias sustentáveis já desenvolvidas, voltadas ao mercado de embalagens, para a promoção da economia circular no setor industrial.
Painel sobre papelcartão da Packaging Summit 2025
( Foto/Crédito: Aldinir Nascimento )
O Packaging Summit Brasil é o único evento brasileiro exclusivamente dedicado à indústria de papéis para embalagens. A edição de 2024 contou com mais de 230 participantes, sendo 30 fabricantes e convertedores de papéis para embalagem e mais de 30 empresas patrocinadoras, que trocaram experiências em um dia inteiro de network.
Conforme o diretor de Operações da MD Papéis, Aldinir Nascimento, a sustentabilidade é palavra de ordem no ramo industrial, há alguns anos, e as marcas que ainda decidem sobre embalagens baseadas apenas em custo, funcionalidade e experiência do consumidor se arriscam demais, frente a um mercado consumidor cada vez mais exigente e consciente.
Aldinir Nascimento, Diretor de Operações da MD Papéis
( Foto/Crédito: Gustavo Brito )
“Percebemos que grandes proprietários de marcas são interessados nos conceitos de sustentabilidade, mas ainda não consideram pagar o preço para obter o benefício de usar o papel reciclado e fomentar a economia circular. É um caminho sem volta, as indústrias precisam se interessar pelo tema, não apenas por conceito, mas sim por força de lei, e o papel da indústria do setor, agora falando pela MD, é oferecer produtos que se adequem cada vez mais aos processos gráficos e de conversão, inerentes à fabricação de embalagens”, avaliou Nascimento.
Durante o painel sobre papelcartão, na Packaging Summit 2025, Nascimento ressaltou as inovações que vêm sendo desenvolvidas e implementadas pela empresa, com foco na sustentabilidade e na promoção da economia circular, voltadas às grandes marcas.
“A MD tem, aproximadamente, 72% de material reciclado na composição fibrosa dos sete tipos de papelcartão produzidos em seu portfólio, além de pasta mecânica e fibras de celulose. Junto a isso, como recebemos muitas aparas pós-consumo, temos trabalhado muito nos processos de separação de materiais que acompanham essas aparas, tentando separar de forma adequada plásticos, metais, areia e outros resíduos, visando obter o maior aproveitamento possível da fibra disponibilizada e trabalhando nos processos de destinação correta desses materiais”, destacou.
O diretor de Operações da MD Papéis ainda enfatizou, durante o painel, o “investimento contínuo da empresa em temas pontuais, relacionados aos equipamentos, para que o papelcartão reciclado final apresente melhor comportamento nos processos de impressão e conversão”.
Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Instituto de Pesquisa de Reputação em Imagem, 81% dos brasileiros adotaram hábitos sustentáveis sempre ou na maioria das vezes no dia a dia, no ano de 2022. Além disso, 47% separaram o lixo para reciclagem sempre e 18% na maioria das vezes, somando 65%. O estudo entrevistou 2.021 cidadãos a partir de 16 anos, nos 27 estados brasileiros, entre 18 e 21 de novembro de 2022.
Levando-se em conta apenas o mercado consumidor nacional, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontou, em junho de 2024, que 72% dos consumidores brasileiros preferem marcas que utilizam embalagens recicláveis ou biodegradáveis.
Sobre a MD Papéis Limeira
Empresa 100% brasileira, A MD Papéis faz parte do Grupo Formitex, presente nos principais segmentos da economia nacional, e atua desde 1945 produzindo papelcartão para os mercados de embalagem, gráfico e editorial. Com uma produção de 41 mil toneladas de papelcartão ao ano, a empresa utiliza fibras celulósicas procedentes de áreas reflorestadas, além de aparas de papel pré e pós-consumo.
Localizada na cidade de Limeira, no interior de São Paulo, próximo à região de Campinas, é reconhecida por sua dedicação em oferecer soluções inovadoras e ecológicas para a indústria de embalagens, além de focada em contribuir com o desenvolvimento humano e o meio ambiente.
Sede da MD Papéis, em Limeira (SP)
Serviço
Para saber mais sobre a MD Papéis, acesse https://www.mdpapeis.com.br/