Mercado Editorial de Livros abre novas oportunidades com Impressão Sob Demanda 1-to-1 :: guiadografico.com ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
ClassificadosProdutos e ServiçosGráficasEmpregos

13 de junho de 2017

Mercado Editorial de Livros abre novas oportunidades com Impressão Sob Demanda 1-to-1

A AlphaGraphics anuncia a meta de vender mais de 1 milhão de livros impressos sob demanda 1-to-1 em 2017, o dobro do registrado no ano passado.

Bansen

Líder mundial em soluções de impressão digital e comunicações personalizadas, a AlphaGraphics anuncia a meta de vender mais de 1 milhão de livros impressos sob demanda 1-to-1 em 2017, o dobro do registrado no ano passado. O objetivo foi traçado pelos resultados, já que 08% das vendas da rede em 2016 foram geradas pela modalidade por meio do agBook, divisão de livros sob demanda da empresa, e dos parceiros Clube de Autores, Dentro da História e Estante Mágica, entre outros.

A impressão sob demanda 1-to-1, ou one to one, é um dos alicerces para a disruptura do tradicional mercado editorial. Entre as principais vantagens estão a disponibilidade de todos os livros do acervo, o que deve acabar com os “títulos fora de catálogo”, possibilidade de personalização, otimização dos estoques e o fim dos encalhes, já que cada livro só é impresso depois de ter sido comprado, conferindo um apelo sustentável ao modelo.

Ao mesmo tempo, a impressão sob demanda 1-to-1 permite a previsibilidade de custos e investimentos, atualização constante dos conteúdos dos livros e a eliminação de fila de pedidos em espera por falta de exemplares. Já nas médias e grandes tiragens, há o risco de produzir mais do que a demanda, sobretudo em títulos com dúvidas em vendas, além do custo de manter estoque.

Outro benefício é a agilidade no processo de produção editorial. Enquanto o modelo tradicional pratica um extenso caminho desde a editora até a entrega do livro ao comprador, na impressão sob demanda 1-to-1 o percurso é mais eficiente (editora - venda para loja - venda para consumidor final - impressão - entrega).

“O que se faz hoje no país com impressão digital sob demanda 1-to-1 é apenas a ponta do iceberg, de uma infinidade de possibilidades que o mercado ainda não usa”, projeta Rodrigo Abreu, CEO da AlphaGraphics Brasil, apostando na construção de novos caminhos do mercado editorial tradicional.

Para alavancar o serviço, a AlphaGraphics também aposta em seu modelo de gerenciamento de impressão personalizada sob demanda, único no País. Por ser uma rede de franquias, tem a vantagem de oferecer impressões descentralizadas, escoando a produção por suas unidades espalhadas pelo Brasil.

A produção do livro é feita pela unidade mais próxima de onde foi feito o pedido, otimizando a logística da entrega, principalmente em um cenário de constantes greves da empresa pública federal responsável pela entrega de correspondências no Brasil. Com isso, consegue garantir que a encomenda esteja nas mãos do cliente em até quatro dias após a compra. “O maior desafio do mercado de impressão sob demanda não está na impressão, mas no acabamento dos livros e na logística de entrega dos pedidos”, explica o executivo.