11 de agosto de 2014
Ministério da Cultura, 3M e Sebrae lançam Prêmio Brasil Criativo: a premiação oficial da Economia Criativa no Brasil
Concurso contemplará todos os 21 setores criativos em cinco áreas de interesse.
Project Hub
No próximo dia 28 de agosto, às 0h00, abrem as inscrições para o Prêmio Brasil Criativo - Nossa essência, reconhecida, a maior iniciativa para o reconhecimento e desenvolvimento da economia criativa brasileira já realizada no país. A abertura será celebrada em uma cerimônia a ser realizada no Itaú Cultural, à Avenida Paulista, 149, em São Paulo, às 19h.
A premiação terá 30 curadores que avaliarão trabalhos inscritos em 21 setores da economia criativa, distribuídos em cinco campos de interesse: Criações Culturais e Funcionais (arquitetura, design, moda, games e gastronomia); Artes de Espetáculo (dança, música, circo e teatro); Audiovisual/Livro, Literatura e Leitura (cinema e vídeo e publicações em mídias impressas); Patrimônio (patrimônio material, patrimônio imaterial, arquivos e museus); e Expressões Culturais (culturas populares, culturas indígenas, cultura afro-brasileira, artesanato, artes visuais e arte digital). Ainda, haverá um prêmio de Reconhecimento por Trabalho Consagrado.
A Economia Criativa gera, mundialmente, cerca de 8 trilhões de dólares por ano. Segundo dados do IBGE (2010), a contribuição dos setores criativos no Brasil foi de 104 bilhões de reais. "O Prêmio Brasil Criativo é uma ferramenta que irá contribuir com a economia criativa no país, reconhecendo a criatividade brasileira e fomentando a inovação para o desenvolvimento sustentável no Brasil", comemora Lucas Foster, um dos idealizadores e coordenador-geral da iniciativa."Anualmente, no mundo, a economia criativa cresce com taxas acima da economia tradicional, que pautou o desenvolvimento do século XX, mas esse crescimento está concentrado nos países desenvolvidos. Agora, é a hora do Brasil ser reconhecido como a grande nação criativa do mundo", completa Foster.
O Prêmio Brasil Criativo será composto de 5 etapas. Na primeira delas, período de inscrições, a plataforma oficial receberá a candidatura dos empreendedores que quiserem inscrever seus trabalhos. Depois, um conselho de curadores composto por 30 especialistas nas categorias irá eleger seis projetos para cada uma das 22 premiações.
Em um terceiro momento, a eleição será democrática, com a abertura para a votação popular na internet. Neste momento, o público elegerá três entre os seis trabalhos previamente selecionados. Na quarta etapa, os curadores escolherão um trabalho em cada categoria. O evento tem seu ponto alto na cerimônia de premiação, a ser realizada no Auditório Ibirapuera, no dia 3 de dezembro, em São Paulo. Só nesta data serão anunciados os projetos contemplados com o Prêmio Brasil Criativo.
Para participar, é preciso ser maior de 16 anos (menores de idade deverão apresentar carta de pais ou responsáveis autorizando a participação). Ainda, a inscrição é limitada a brasileiros ou estrangeiros naturalizados brasileiros, mediante apresentação do Registro Nacional do Estrangeiro (RNE).
Sobre o Prêmio Brasil Criativo
O Prêmio Brasil Criativo é apresentado pelo Ministério da Cultura, 3M e Sebrae, e conta com o apoio do Catraca Livre, da Endeavor, do Brasil Post, da youPIX e do Itaú Cultural. A iniciativa e realização é da ProjectHub, uma rede global, fundada no Brasil, para empreendedores criativos impactarem positivamente a vida das pessoas. A produção, por sua vez, fica por conta da produtora Muda Cultural. O Prêmio Brasil Criativo irá abranger os cinco campos de interesse da economia criativa: Criações Culturais e Funcionais, Audiovisual e Literatura, Patrimônios, Artes de espetáculo e Expressões culturais além do prêmio de Reconhecimento por Trabalho Consagrado. Acontecerá em 5 diferentes etapas, sendo a primeira dela as inscrições on-line, seguida por uma primeira seleção realizada pelos curadores, uma segunda eleição por voto popular na internet, e a seleção final, na qual os curadores esc olherão um trabalho de cada categoria. O evento tem seu ponto alto na cerimônia de premiação, a ser realizada no Auditório Ibirapuera, no dia 3 de dezembro.
Sobre a ProjectHub
A ProjectHub é uma empresa brasileira de conexão, planejamento e criação de conteúdo. Desde 2011, o escritório, sediado em São Paulo, Brasil, fomenta e articula redes de criativos com o propósito de transformar a realidade e qualificar a experiência de vida das pessoas por meio da produção de conteúdos relevantes e experiências inesquecíveis, tornando-se uma plataforma global de criatividade. Entre música, moda, gastronomia, arquitetura e arte urbana, além dos projetos da casa, a ProjectHub também desenvolve ações de positivação e posicionamento de marcas, incrementando grandes empresas nacionais e multinacionais em parcerias, ações e eventos. Entre as organizações e eventos, estão: 3M, Instituto Itaú Cultural, Endeavor Brasil, Cities for People, Bjarke Ingels Group, Zaha Hadid, Escola São Paulo, Ateliê Carla Caffé, São Paulo Turismo, e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Sobre Lucas Foster
Lucas Foster é fundador e diretor executivo da ProjectHub. Seus esforços se concentram em estreitar os laços entre diversos importantes agentes do país para gerar produtos, serviços, conteúdos e experiências relevantes e originais, de natureza cultural e criativa. Psicólogo, Foster concluiu sua especialização em International Leadership Education na Dinamarca para então retornar ao Brasil e trabalhar para garantir o papel relevante que a Economia Criativa deve ocupar no Século XXI e para por em prática o sonho de mostrar ao mundo o potencial criativo e inovador do povo brasileiro.
CRONOGRAMA PRÊMIO BRASIL CRIATIVO 2014
27/08 - Abertura das inscrições na plataforma online (www.premiobrasilcriativo.com.br);
28/08 - Cerimônia de lançamento do Prêmio Brasil Criativo 2014;
28/08 a 25/09 - Período de inscrições;
28/09 a 05/10 - Curadoria seleciona seis candidatos;
05/10 a 10/10 - Divulgação dos candidatos selecionados;
10/10 a 10/11 - Abertura das votações pela internet;
12/11 - Divulgação dos 3 selecionados de cada categoria;
11/11 a 20/11 - Curadoria para seleção do trabalho para cada categoria;
03/12 - Cerimônia de encerramento no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo - SP.