27 de janeiro de 2015
Pacto Setorial completa três anos alcançando seu objetivo
Operacionalizado pela ABRE – Associação Brasileira de Embalagem – Pacto Setorial promoveu emprego da simbologia do descarte seletivo nas embalagens
DFREIRE Comunicação e Negócios
O Pacto Setorial firmado em novembro de 2011 entre o Ministério do Meio Ambiente e a ABRE – Associação Brasileira de Embalagem alcançou a meta de harmonizar no Brasil a simbologia de Descarte Seletivo a ser disposta nas embalagens para orientar os consumidores sobre o descarte das mesmas para os programas de coleta seletiva.
Vigorando de 2012 a 2014, o Pacto Setorial que tinha como meta incluir a simbologia em cerca de 1.000 embalagens de produtos, foi cumprida. “Essa referência normativa em vigor no Brasil conforme NBR 16182/2013 orienta o consumidor para o descarte das embalagens após o consumo dos produtos, conforme as normas da ABNT”, ressaltou Luciana Pellegrino, diretora executiva da ABRE.
“O papel do consumidor é separar as embalagens para que sejam encaminhadas para uma cooperativa que saberá o destino ideal a revalorização de cada uma delas, levando em consideração a infraestrutura de reciclagem de cada região do Brasil ou alternativas de disposição até chegar em um aterro”, explica a diretora executiva.
Iniciativa inédita dentre os países da América Latina, Luciana ainda ressalta que a simbologia do descarte seletivo utiliza o padrão gráfico ISO, com resolução para aplicação em qualquer tamanho de embalagem e como a imagem irá se destacar dos demais textos legais.
“O Brasil é o único país da América Latina a ter harmonizado a sua simbologia de orientação para o descarte seletivo das embalagens. E ela já está sendo empregada por grandes empresas ou mesmo de médio e pequeno portes nas embalagens de seus produtos. Esta harmonização favorece o processo de educação e conscientização da sociedade”, completa.
Sobre a ABRE
A ABRE - Associação Brasileira de Embalagem foi fundada em 1967 e tem como compromisso fomentar o desenvolvimento do mercado de embalagens e as atividades de seus associados nos âmbitos nacional e internacional. A Associação é representante de todo o setor - fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, fabricantes de embalagem, indústrias de bens de consumo, redes de varejo, instituições de ensino e entidades setoriais, e atua numa ampla gama de atividades através de seus Comitês de Trabalho: Design Estratégico, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Normalização Brasileira e Mercosul, Comércio Exterior, Consultivo Legislativo, Segurança Alimentar, Educação e Usuários de Embalagem, e também dos Núcleos de Inteligência de Mercado, Co mpetitividade e Formação de Competência.
Mais informações www.abre.org.br