03 de dezembro de 2014
PaperClick adota Si4 para criar gráfica virtual
A Inspirit, especialista em projetos digitais e no fornecimento de soluções baseadas em Inteligência Digital, assina o desenvolvimento do portal PaperClick, gráfica virtual que oferece serviços de impressão e acabamento a partir do envio de arquivos pelo próprio usuário em formatos PowerPoint, Word, Excel ou PDF.
O PaperClick permite que o usuário possa visualizar em tempo real as páginas que serão impressas, como prova virtual, e determinar onde deverá ser feita a entrega do material impresso, para qualquer cidade do Brasil. Todo o processo de seleção do serviço desejado é feito a partir do computador do usuário, incluindo a escolha da forma de pagamento.
Segundo Raphael Takaoka, diretor da PaperClick, a idéia surgiu de uma necessidade pessoal: imprimir e enviar documentos de uma forma rápida e fácil, "serviço que não estava disponível no Brasil na época quando eu estava na Faculdade, em 2004", conta ele. "Sempre tive que produzir muitos trabalhos na faculdade e sempre precisei imprimi-los em casa ou em alguma gráfica local. Porém, o custo da impressão doméstica é muito alto, sem falar nas baixas velocidade e qualidade dos equipamentos domésticos. A única forma era recorrer às gráficas rápidas, que ofereciam um custo menor, maiores velocidade e qualidade. Mas, ainda sim, havia a necessidade de se providenciar a encadernação do trabalho conforme minhas expectativas. Outro inconveniente era ter que gravar os arquivos em CD ou pen drive e me deslocar até a gráfica mais próxima e esperar o documento ser impresso. Na maioria das vezes o atendimento não costumava ser bom e o prazo de entrega sempre passava do estipulado e desejado", acrescenta.
Este cenário acabou despertando em Takaoka a idéia de oferecer este tipo serviço a partir da Internet, possibilitando que os usuários pudessem eles mesmos enviar seus documentos, escolher o tipo de impressão e acabamento, tiragem e também determinar onde local onde o produto final deveria ser entregue. O sistema também deveria funcionar como uma loja virtual com opções de pagamento.
"Após visitar umas 10 empresas, nenhuma delas conseguiu oferecer uma solução que me agradasse. O problema principal era o usuário conseguir enviar o arquivo através de seu navegador, visualizar na mesma hora todas as páginas de seu documento e escolher as opções de impressão e acabamento, que deveriam mudar em tempo real gerando a prova online. Então, acabei desistindo da idéia, terminei meu curso na faculdade e me tornei sócio do meu irmão em uma construtora. Somente retomei a idéia em 2008, quando resolvi tentar novamente", conta.
O principal objetivo do projeto, segundo Takaoka, sempre foi garantir a satisfação dos usuários, tornando o processo de impressão e distribuição de documentos em uma experiência agradável e altamente segura. "Foi quando me lembrei que na época de faculdade sempre achei que o sistema Web utilizado pela escola era excepcional, com tudo interligado e com todas as informações que se precisava poderiam ser acessadas via Internet. Entrei em contato com a Inspirit, a empresa desenvolvedora do portal da FAAP, e finalmente encontrei alguém que conseguisse desenvolver o sistema que tanto precisava. O projeto era bastante complexo e envolvia linguagens como ColdFusion e .NET", revela.
O executivo conta que a PaperClick foi desenvolvida com "a mais moderna tecnologia disponível, a plataforma Si4, da Inspirit, que, além de ser altamente eficaz, permitiu criar um portal com uma navegação simples e direta", define. "Sabemos o quanto documentos de alta qualidade são importantes para as pessoas e as empresas. Por isso, iremos manter os investimentos na evolução do nosso projeto, justamente para melhorar ainda mais nossos serviços e, assim, garantir a qualidade continua e à altura de nossos clientes", conta.