14 de fevereiro de 2023
Pela 6ª vez, Konica Minolta está na lista das 100 empresas mais sustentáveis do mundo
Parla Assessoria
A Konica Minolta, que em 2023 celebra 150 anos de história e 35 anos de atuação direta no Brasil, foi listada entre as "2023 Global 100 Most Sustainable Corporations in the World" (2023 Global 100). É o sexto ano que a empresa é citada nesta prestigiosa lista, o que ocorreu em 2011, e, depois, de 2019 a 2022.
O Global 100 é anunciado anualmente pela Corporate Knights, com sede no Canadá, na reunião do Fórum Econômico Mundial (WEF), conhecida como Reunião de Davos, realizada de 16 a 20 de janeiro.
As 100 empresas mundiais de 2023 que se destacam em sustentabilidade foram selecionadas com base em uma avaliação rigorosa entre mais de 6.000 companhias de capital aberto com mais de US$ 1 bilhão em receitas em todo o mundo, com base na avaliação de indicadores ambientais, sociais e de governança, bem como na capacidade de promover a diversidade e inovação e a porcentagem de vendas de produtos ecologicamente corretos. Outras quatro empresas japonesas também estão nesta.
História
Desde a sua formação como joint venture, em 2003, a Konica Minolta coloca a "sustentabilidade" no centro de sua gestão, desenvolvendo produtos e soluções para abranger questões sociais e ambientais com foco nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com sigla em inglês), oferecendo produtos com eficiência energética para reduzir as emissões de CO2 nas linhas de produção dos clientes, bem como ajudando esses clientes a transformarem seus processos de produção e promoverem a mudança do estilo de trabalho.
Ao desenvolver um novo produto, a Konica Minolta identifica o impacto que o mesmo terá no meio ambiente em cada etapa de seu ciclo de vida, desde a fabricação e transporte até o uso e descarte, e avalia os itens que a empresa definiu para esse fim.
Ao fazê-lo, a Konica Minolta esforça-se por reduzir os encargos ambientais ao longo dos ciclos de vida dos seus produtos. Este sistema de avaliação de produto permite que a empresa libere apenas os produtos que atenderam aos padrões de esquemas de regulamentação ambiental de vários países, incluindo o Programa Internacional ENERGY STAR, Blue Angel Mark da Alemanha e Eco Mark do Japão, bem como administrando adequadamente substâncias químicas e melhorando o desempenho ambiental de seus produtos, sem falhas.
Além de atender aos padrões das normas e regulamentações ambientais, a empresa certifica produtos que cumprem os critérios para resolver questões socioambientais por meio de seu próprio Sistema de Certificação de Soluções Sustentáveis, criado para promover o desenvolvimento de produtos e soluções que ajudem a resolver questões sociais na perspectiva dos ODS. No ano fiscal de 2021, as vendas dos produtos certificados pelo Sistema de Certificação de Soluções Sustentáveis representaram 77% dos negócios totais de todo o Grupo Konica Minolta.
Leia a matéria na íntegra em https://www.konicaminolta.com/global-en/newsroom/2023/0118-01-01.html