13 de fevereiro de 2014
Pitney Bowes anuncia aquisição da participação da Semco e assume 100% da operação brasileira
Assessoria de Imprensa
São Paulo, Fevereiro, 2014 – A Pitney Bowes, Inc. (NYSE:PBI), hoje anuncia a aquisição da participação da Semco Partners (antigo Grupo Semco) na operação brasileira, assumindo 100% do capital da empresa no país. A joint venture foi criada em 2005, no modelo de capital de 70% da Pitney Bowes e 30% da Semco, com o objetivo de trazer ao Brasil produtos, soluções e serviços para automação de processos de correspondências e gerenciamento de informações. O foco principal era a Empresa de Correios, que é hoje um dos maiores clientes da Pitney Bowes no Brasil, juntamente com as maiores empresas dos mercados de telecomunicações, financeiro, aeroespacial, transporte aéreo, varejo, cosméticos, seguros e birôs de impressão. As empresas não divulgam o valor negociado.
Segundo a Pitney Bowes, empresa líder mundial de gerenciamento de correspondências físicas e digitais, a aquisição da participação da Semco Partners vem concretizar a aposta feita no mercado brasileiro, para transformar a operação no país numa das três mais importantes para a companhia. “A expansão do e-commerce, do gerenciamento de correspondências físicas e digitais e do atendimento a clientes por múltiplos canais abre um grande mercado para os nossos produtos no Brasil", afirma Patrick Brand, presidente da Pitney Bowes Mailing, América do Norte, em anúncio à imprensa.
Alexandre Bonfim de Azevedo, CEO e Sócio Gestor da Semco Partners e primeiro CEO da joint venture Pitney Bowes Semco, comenta que a parceria gerou instantaneamente uma empresa líder no Brasil no fornecimento de soluções integradas de automação de processos de correspondência e gestão da informação.
“O modelo de joint-venture da Semco Partners é o caminho preferencial para as empresas multinacionais que desejam ingressar no mercado brasileiro. Nossa missão é buscar novos negócios e auxiliá-los ao entrarem no país oferecendo agilidade, rede de contatos, monitoramento de risco, domínio cultural e, acima de tudo, um incomparável histórico de sucesso em trazer multinacionais para o Brasil”, comenta Alexandre.
Na visão da Semco Partners o sucesso da parceria se deu em função do comprometimento da Pitney Bowes com o Brasil e pela transferência de tecnologia de ponta para o nosso mercado. “O que planejamos em 2005 aconteceu de forma a comprovar que a estratégia que traçamos estava correta, assim como o modelo de negócios aplicado. A JV tinha data de começo e fim e, agora, acompanharemos com entusiasmo o grande futuro que a Pitney Bowes tem no Brasil. Vemos, muito fortemente, o crescimento da divisão se software, toda a parte de Communication Management e a integração de processos entre empresas e os Correios, não só no e-commerce, como no mercado de entregas no geral”, finaliza Bonfim.
A aquisição fortalece a estratégia de transformação da Pitney Bowes e posiciona a empresa para um crescimento em médio prazo. A operação Brasil vem apresentando índices de crescimento de dois dígitos anuais, em 2012 atingiu 60% e em 2013 foi de 13%. O crescimento, afirma Patrick, acontece por meio de expansão orgânica, parcerias e também pode envolver aquisições de empresas locais. A compra da participação da Semco Partners traz uma nova fonte de crescimento e lucro para a Pitney Bowes, que irá investir já neste ano na ampliação de 30% do time local, que hoje conta com cerca de 200 profissionais, com contratações nas áreas de software e serviços.
Outras mudanças na empresa acontecem na divisão de software, que transferiu o comando da região da América Latina de Miami para o Brasil, fortalecendo ainda mais a atuação local da empresa nos mercados de Telecom, finanças, varejo e governo. Além da mudança geográfica acontece a consolidação com as divisões de hardware e serviços em um novo modelo de negócio integrado, com mais capilaridade e potencial de vendas.
Sobre a Pitney Bowes
A Pitney Bowes oferece soluções em tecnologia para pequenas, médias e grandes empresas, ajudando-as a se conectarem com clientes para construírem lealdade e aumentarem seus lucros. Muitas das soluções da empresa são entregues em plataformas abertas a fim de melhor organizar, analisar e aplicar tanto os dados públicos como os de propriedade nas comunicações bidirecionais dos clientes. A Pitney Bowes inclui automação em processos de correspondência em mala-direta, correio transacional e comunicações em centrais de chamadas em seu mix de soluções, além de serviços que integram mensagens por canal digital para a internet, aplicações móveis e aplicações para e-mail. Pitney Bowes: Cada conexão é uma nova oportunidade™. www.pb.com